Contabilidade

O que é uma obrigação tributária e como alertar seus clientes?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/03/2024 | 10 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • A obrigação tributária consiste no pagamento de tributos pelo contribuinte, podendo ser principal ou acessória;
  • Para uma gestão tributária eficiente, é necessário que empreendedor e contador trabalhem juntos. Nesse sentido, é muito importante que o dono do negócio conheça os tributos, valores e prazos para pagamentos;
  • Para que nenhuma obrigação fiscal seja esquecida, conte com a Conta Azul Mais para acompanhar todos os prazos de pagamento dos tributos da sua carteira de clientes! Tudo online, com menos falhas e retrabalho.

Experimente a Conta Azul Mais!

Você que é contador sabe que precisa entender sobre as obrigações tributárias. Esse conhecimento mais aprofundado pode ser a diferença entre atrair e manter uma demanda recorrente.

Isso porque, quando as pessoas percebem que o profissional contratado entende profundamente sobre uma área, passam a confiar mais no serviço prestado.

Outro aspecto importante é o relacionamento com os clientes, por meio de uma postura consultiva. Afinal, você também deve orientá-los sobre as tomadas de decisões nos negócios, bem como deixá-los cientes de assuntos mais técnicos, como as obrigações tributárias.

Lembre-se que o seu sucesso depende do sucesso dos clientes que você atende e ambos precisam estar na mesma página para alcançar bons resultados.

Neste conteúdo, relembre o que é obrigação tributária, quais são as principais, os prazos para pagamento e por que é importante alertar os clientes sobre esse assunto.

Acompanhe os tópicos abaixo:

A obrigação tributária consiste no pagamento de tributos pelo contribuinte, podendo ser principal ou acessória;

O que é obrigação tributária?

Como o próprio nome já diz, a obrigação tributária trata-se do pagamento de tributo obrigatório, determinado pela legislação, por um contribuinte. Nessa relação, é importante ressaltar a presença do Fisco, órgão que faz o controle e a cobrança dos pagamentos desses impostos.

A obrigação tributária pode ser aquele imposto que recebemos através de um boleto ou documento de arrecadação, bem como uma exigência dos órgãos públicos. Segundo o artigo 113 do Código Tributário Nacional, as obrigações tributárias podem ser divididas em duas categorias:

1. Obrigação tributária principal

Esse tipo de obrigação se refere exclusivamente ao pagamento de impostos e taxas ao Fisco (seja de uma instituição federal, estadual ou municipal) e é concluído quando o contribuinte quita o valor estipulado. São exemplos de obrigação tributária principal:

  • Imposto de Renda (IR);
  • Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU);
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
  • Imposto sobre Serviços (ISS).

2. Obrigação tributária acessória

Já a obrigação tributária acessória tem a finalidade de auxiliar a fiscalização e a arrecadação dos impostos. Sendo assim, não significa o pagamento em si, mas o meio para chegar nele. Ficou difícil? Vamos esclarecer!

Sabe as notas fiscais e a declaração de bens? Esses são alguns exemplos de obrigações tributárias acessórias. Não realizada essa obrigação, o Fisco impõe o que chamamos penalidades pecuniárias — que são não tributos, mas multas por descumprimento.

Quem é o responsável pelas obrigações tributárias: contador ou empreendedor?

As obrigações tributárias sempre são de responsabilidade do contribuinte responsável, ou seja, do empreendedor. Porém, os contadores são parceiros estratégicos e auxiliam o dono do negócio no que diz respeito às documentações, prazos, declarações e dos tipos de tributos a serem pagos.

Afinal, os empreendedores precisam focar nas estratégias da empresa e seria muito desgastante se preocupar também com as demandas tributárias. Só para você ter uma ideia, entre as obrigações tributárias principais e acessórias, uma pequena ou média empresa deve apresentar ao Fisco:

  • Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS);
  • Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (GFIP);
  • Balanço Patrimonial;
  • Demonstração do Resultado de Exercício (DRE).

Com certeza, contadores como você tem muito serviço a oferecer aos pequenos e médios empreendedores em relação a essas rotinas tributárias. Dessa forma, vale repensar os serviços, para agregar mais valor ao que você oferece aos clientes.

Relacionamento com o cliente é um forte diferencial para o contador.

Qual é o prazo para o envio das obrigações acessórias?

Os prazos de envio das obrigações tributárias acessórias são definidos pela Receita Federal e inseridos na Agenda Tributária anual, que fica disponível no portal da instituição. Como essas datas sofrem constantes mudanças, é essencial ficar atento ao calendário.

As principais obrigações tributárias acessórias que as empresas precisam enviar ao Fisco são:

  • GFIP (Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia e Informações à Previdência Social);
  • Alvarás para construção civil e documentos de habite-se;
  • Escrituração Fiscal Digital das Contribuições incidentes sobre a Receita;
  • EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais);
  • Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional;
  • DCTF Mensal – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais;
  • DME (Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie);
  • DOI (Declaração sobre Operações Imobiliárias).

Por que é importante alinhar os prazos com seus clientes?

Como já falamos, você precisa atuar como parceiro dos clientes, oferecendo um serviço de consultoria que facilite as tomadas de decisões dos donos de negócios.

Dessa forma, o cliente se mantém em dia com a agenda tributária da Receita Federal, impedindo o pagamento de multas e outras consequências jurídicas e administrativas.

O resultado, para o cliente, é uma empresa com boa reputação perante o Fisco, evitando prejuízos financeiros. Já para você, é a garantia de uma demanda recorrente, uma vez que o dono do negócio enxergará o real valor dos serviços.

De uma forma prática, você não será visto como um “mal necessário”, ou seja, um profissional técnico para evitar o pagamento das multas e sim, como alguém fundamental para o sucesso da empresa.

Então, sempre alinhe com o cliente:

  • O conceito das obrigações tributárias que ele deve pagar;
  • Datas para emissão e envio das obrigações tributárias acessórias;
  • Prazos para pagamento das obrigações tributárias principais;
  • Custos relacionados aos recolhimentos;
  • Documentações;
  • Instituições que geram as obrigações.

Como alertar seus clientes para não perder os prazos?

Se você tem vários clientes, é importante criar estratégias que facilitem os processos tributários. Sendo assim, os prazos não são perdidos e o pagamento pode ser feito, inclusive, com uma boa antecedência. A seguir, elencamos as melhores estratégias para ter sucesso nessa prática.

Identifique o perfil do seu cliente

Dependendo do perfil do cliente (MEI, pequena ou média empresa), haverá obrigações tributárias específicas. Por isso, é fundamental que você identifique o tipo da empresa para ter certeza de quais obrigações devem ser pagas e quando devem ser enviadas.

Ofereça ferramentas de acompanhamento

Há ferramentas que acompanham e sinalizam para os clientes e contadores o prazo das obrigações tributárias dos clientes. Desse modo, é possível entrar em contato com a sua carteira em tempo hábil para iniciar o processo de pagamento.

Uma delas é a Conta Azul Mais, plataforma de automação contábil. Clique aqui para entender melhor.

Reforce a importância dos prazos

Uma das melhores estratégias é educar os clientes sobre a importância dos prazos. O objetivo é conscientizá-los de que perder as datas de vencimento significa prejuízos financeiros e jurídicos.

Treine sua equipe de atendimento

Quando o escritório de contabilidade tem uma equipe de atendimento ao cliente, é preciso treiná-la para sanar dúvidas e explicar procedimentos burocráticos aos clientes. Com isso, o negócio gerará confiança e credibilidade, aumentando a demanda fiel.

Saiba como motivar equipes contábeis a engajar na contabilidade digital.

Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia é essencial para melhorar a gestão e os processos do seu escritório contábil. Isso porque, através de algumas ferramentas, o nível de produtividade aumenta, bem como a capacidade de atender melhor os seus clientes.

Para uma gestão tributária eficiente, é necessário que empreendedor e contador trabalhem juntos. Nesse sentido, é muito importante que o dono do negócio conheça os tributos, valores e prazos para pagamentos;

Saiba como ser estratégico e lucrar mais com a Conta Azul Mais

Para se destacar no mercado da contabilidade, que é tão concorrido, é preciso oferecer diferenciais aos seus clientes. E, para faturar mais, é indispensável sair do papel e contar com o apoio da tecnologia, de modo a atender uma demanda maior sem perder a qualidade.

Sabe como isso é possível? Por meio da Conta Azul Mais!

A Conta Azul Mais é  o sistema de automação contábil da Conta Azul! Com ele, é possível concentrar todas as informações importantes em um único local, enviar e receber dados.

As principais vantagens da Conta Azul Mais são:

  • Exportação fiscal e contábil dos lançamentos dos seus clientes;
  • Recebimento de notificações de rotinas e pendências;
  • Envio de guias e impostos de pagamento diretamente para o financeiro do cliente;
  • Geração do DAS individual ou em lote, da DRE, emissão do Livro Razão e acesso ao balancete em tempo real e com poucos cliques;
  • Controle de honorários, conciliação bancária do escritório e emissão de nota fiscal de serviço, com baixa automática.

E, para facilitar ainda mais a gestão da sua carteira, contadores parceiros podem oferecer descontos aos seus clientes na aquisição da Conta Azul Pro, ERP online da Conta Azul para micro e pequenas empresas.

Assim, você terá acesso em tempo real às movimentações dos seus clientes e ainda ganhará um bônus em cashback por cada cliente conectado.

Gostou? Então se torne agora um contador parceiro da Conta Azul e ganhe muitos outros benefícios exclusivos. Clique para acelerar a sua jornada de sucesso na contabilidade! 

Leia mais

Leia também