Gestão

Organizações exponenciais: o que são e o que ensinam ao seu escritório

Gabriel Manes Gabriel Manes | Atualizado em: 26/03/2024 | 7 mins de leitura | ← voltar

Organizações exponenciais: o que são e o que ensinam ao seu escritório

Você deve ter percebido que, nos últimos anos, empresas com pouco tempo de vida rapidamente conquistaram o seu nicho de mercado e se tornaram referência nele. Muitos dos negócios que mais faturam atualmente têm esse perfil. O que eles têm em comum? Todos são organizações exponenciais. Neste artigo, vamos entender o conceito e o que ele ensina ao seu escritório.

Entendendo as organizações exponenciais

O conceito de organização exponencial foi apresentado em um best-seller mundial, lançado no Brasil pela HSM Editora. Na obra Organizações Exponenciais: Por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito), Salim Ismail, Michael Malone e Yuri Van Geest revelam o segredo do sucesso meteórico de grandes empresas.

Waze, Airbnb, Uber, Netflix e Google são alguns dos cases apresentados no livro. O que marca todos eles é a sua capacidade de aceleração na comparação com negócios de crescimento linear.

Seu ritmo é dez vezes maior, o que se explica muito pela inovação que colocaram em prática, pela adoção de novas técnicas organizacionais e pelo uso das mais avançadas tecnologias.

O que torna as organizações exponenciais ainda mais especiais é a menor demanda por ativos físicos. Elas se agigantaram ao encontrar uma fórmula que reúne eficiência a custo baixo. A estrutura é enxuta, semelhante a de uma pequena empresa. Há menos carros, menos prédios, menos funcionários. Tudo é menor, com exceção do faturamento, é claro.

O aplicativo Uber, por exemplo, fez 6,5 bilhões de dólares em receitas em 2016, mas não possui frota própria. Outro app, o Airbnb, foi avaliado em 30 bilhões de dólares no ano passado. Sua proposta é reunir pessoas que cedem imóveis para hospedar outras.

Nos dois casos, a aposta na economia compartilhada deu muito resultado e de forma muito rápida. Afinal, as empresas tornaram-se bilionárias em menos de uma década. A primeira foi fundada em 2009; a segunda, um ano antes.

O Uber, aliás, levou dois anos para atingir uma marca que, em média, as principais empresas dos Estados Unidos alcançaram após duas décadas. Foi por resultados como esse que Ismail, Malone e Geest propuseram o livro e encontraram o que diferencia esse tipo de organização das demais.

As organizações exponenciais e a contabilidade

Que as organizações exponenciais servem de inspiração não restam dúvidas. Mas em que aspectos práticos elas podem ajudar o seu escritório de contabilidade?

Em primeiro lugar, entenda que a proposta não é a de transformar o seu negócio em uma ExO, sigla que vem do inglês Exponential Organizations. Ainda que seja possível uma empresa linear se tornar uma ExO a partir de mudanças significativas em seus processos, seu foco deve ser encontrar ideias possíveis de aplicar na sua realidade.

Vamos compreender algumas das principais características do modelo de operação desse tipo de organização e encaixá-las no contexto da contabilidade

Rompimento

As ExOs são marcadas pelo pensamento disruptivo, ou seja, que rompe com um padrão. Elas nasceram para se diferenciar das demais empresas, nas quais ainda predomina uma cultura bastante antiga, com o poder e o conhecimento centralizados e pouca interação colaborativa.

Um escritório de contabilidade é um dos melhores exemplos de negócio que parou no tempo. É claro que há contadores buscando a inovação, o fazer diferente, mas a maioria ainda está presa ao passado, cumprindo as demandas da mesma forma que seus antecessores faziam.

Essa cultura enraizada como modelo de negócio é a principal responsável pela imagem equivocada que muitas pessoas têm da contabilidade. Se você não está pronto a romper com o tradicional não pode se incomodar por um cliente taxá-lo de emissor de guias ou do cara que faz a parte chata da empresa.

Inovação

A inovação é justamente o caminho principal para romper com o modelo tradicional. E nesse ponto, vale lembrar que as ExOs são empresas que adotaram uma nova forma de fazer velhos negócios.

Aqueles que fazem o dia a dia das organizações exponenciais são conhecidos por pensar fora da caixa, por manter distância da zona de conforto e por investir na capacidade de se reinventar.

Vale se inspirar, não? Deixe as desculpas de lado, pois a rotina no escritório reserva ótimas oportunidades de propor uma solução nova e criativa para os seus problemas e para as demandas dos clientes que atende.

Escalabilidade

Há outro aspecto que as ExOs têm em comum e que também aponta para um conceito moderno: a escalabilidade. Quando aplicada aos negócios, significa a adoção de um sistema que pode ser repetido em escala, sem aumentar custos ou esforços da equipe. Naturalmente, o principal benefício é o ganho em produtividade.

Os aplicativos Waze e Netflix, que oferecem conteúdos sob demanda, são exemplos de negócios escaláveis. Isso quer dizer que a ideia original é replicada. É como se você criasse um serviço contábil que pudesse ser aplicado em escala para todos os clientes, individualmente, mas sem exigir sua participação direta em cada atendimento.

É claro que nem todos os modelos de negócio podem vir a ser escaláveis, mas podem ter ideias escaláveis. Neste outro artigo do blog, apresentamos como exemplo o envio de um e-mail em massa, utilizando o campo de cópia oculta, para passar um recado a toda à carteira de clientes do escritório.

Tecnologia

No caso das ExOs, a tecnologia é outra característica marcante, já que as empresas do tipo apostam muito em soluções que envolvam a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial, por exemplo.

Mas como a ideia não é transformar seu escritório em uma organização exponencial, mas aprender com elas, que tal analisar a importância que você dá à tecnologia nos processos que realiza?

Integrar o seu sistema contábil ao software de gestão do cliente via ContaAzul não deixa de ser uma atitude de inovação, de rompimento e de escalabilidade. Afinal, esse é um processo que irá se repetir sem a necessidade da sua intervenção.

Quer ser exponencial você também?

Neste artigo, falamos das organizações exponenciais e do que elas ensinam que pode ser aplicado à rotina de um escritório contábil. Como você viu, há muito mais possibilidades do que poderia imaginar.

Se você quer ver seu negócio crescer, atrair clientes e se tornar uma referência, fazer algo diferente é uma condição básica. A oportunidade está aí. Você tem coragem de agarrá-la?

E no seu escritório, como o conceito de organização exponencial pode ser aplicado? Comente!

Leia também