Inovação

Parceiros Conta Azul participam da Google Cloud Experience

Gabriel Manes Gabriel Manes | Atualizado em: 26/03/2024 | 4 mins de leitura | ← voltar

Ontem, em São Paulo, a Conta Azul realizou, em conjunto com o Google, a Google Cloud Experience, evento que endereçou assuntos relacionados à inovação, como novas formas de trabalhar colaborativamente e as ferramentas que estão disponíveis para que isso aconteça.

Uma das vantagens do Programa de Parceiros da Conta Azul é gerar valor para os profissionais contábeis e fazer com que o mercado como um todo tenha mais informações e conhecimento para que possam escalar de forma sustentável as suas empresas contábeis.

Ontem, em São Paulo, a Conta Azul realizou, em conjunto com o Google, a Google Cloud Experience, evento que endereçou assuntos relacionados à inovação, como novas formas de trabalhar colaborativamente e as ferramentas que estão disponíveis para que isso aconteça.

evento-google-cloud-experience
Vivemos em um mundo superconectado e um cenário que demonstra que 90% dos dados disponíveis atualmente foram gerados apenas nos últimos 2 anos. Apesar da revolução da internet das coisas ainda engatinhar, sua força pode ser constatada ao lembrarmos que das 10 empresas mais valiosas do mundo, 6 são baseadas em dados

Os escritórios contábeis que desejam acompanhar as transformações de seu mercado de atuação – e do mundo – precisam adotar o mindset de “data-driven”, ou seja, direcionado para os dados. Essa mudança acontece quando há alinhamento entre alguns pilares fundamentais: pessoas, processos, ativos, dados e tecnologia.

O primeiro passo para se tornar um escritório data-driven deve ser mudar a cultura de sua empresa contábil. Já está mais do que na hora de os profissionais contábeis adotarem de vez a tecnologia como aliada para tornar suas rotinas mais produtivas e eficientes. Com isso, conseguem utilizar o tempo para trabalhar de forma mais estratégica e consultiva com seus clientes. Além disso, proprietários dos escritórios devem ter em mente que, para atrair e reter os melhores profissionais, investir em um ambiente de trabalho que seja mais colaborativo pode ser um importante diferencial na hora de contratação.

Se, por um lado, vivemos a era da alfabetização de dados, uma das maneiras de mudar a forma como trabalhamos é não ter mais informações disponibilizadas em silos. Há muita tecnologia disponível para tornar processos mais transparentes e, em um mundo superconectado, a informação precisa ser recebida em tempo real. Com a possibilidade de ver resultados e metas instantaneamente, profissionais contábeis conseguem auxiliar seus clientes a tomarem melhores decisões.

Por fim, escritórios contábeis que são data-driven sabem como extrair valor das informações a que já possuem acesso. Por estarem no dia a dia dos seus clientes e conhecerem a fundo seus fluxos de caixa, investimentos, quantidade de funcionários, situação financeira e demais informações, os contadores precisam organizar todos esses dados e entender de fato quais têm mais valor. Com isso, não só se tornam mais consultivos, mas podem criar produtos e serviços mais modernos para suas empresas, aumentando suas margens e escalando seu negócio.

Tenha em mente que, com dados íntegros, confiáveis e rastreáveis, o foco do escritório contábil passa a ser determinar qual é a segmentação que melhor atende seu modelo de negócios, investir em novas formas de aquisição de clientes e, principalmente, continuar a busca por conhecimento e ferramentas para sentir sempre a relevância de estar na frente e ser um contador do agora.

Tá esperando o quê para entrar de vez na maior transformação do mercado contábil?

Leia também