Gestão

Proposta De Serviços Contábeis Eficiente: Guia Passo A Passo

Gabriel Manes Gabriel Manes | Atualizado em: 26/03/2024 | 11 mins de leitura | ← voltar

Descubra como fazer uma boa proposta de serviços contábeis, aumentar sua cartela de clientes e faturar mais.

Uma boa proposta de serviços contábeis é essencial não apenas para conquistar novos clientes, mas também para fazer bons negócios.

Além de vender o seu serviço e apresentar o seu valor, ela precisa especificar custos extras em casos específicos e oferecer soluções para as necessidades do empresário.

Como você sabe, encontrar a oportunidade para fazer a proposta de serviços não é tarefa simples.

Por isso, quando o seu potencial cliente se mostra interessado, você tem que ser eficiente.

Se essa primeira etapa de negociação não for bem executada, o fechamento fica comprometido.

Nesse primeiro contato formal, é preciso ser claro e objetivo para não confundir ou assustar seu potencial cliente.

É importante também se diferenciar da concorrência e agregar valor aos serviços de sua empresa contábil.

Os micro e pequenos empresários, geralmente, têm pouca familiaridade com os aspectos contábeis do negócio e estão muito atarefados com suas empresas.

Então, neste momento inicial, você precisa mostrar que sabe como ajudá-lo.

Ficou interessado?

Então siga a leitura para descobrir, passo a passo, como criar propostas de serviços contábeis que são efetivas na conquista de clientes e venda de serviços.

Passo a passo para fazer proposta de serviços contábeis

Em seu curso sobre Negociação para Escritórios de Contabilidade, Anderson Hernandes, empresário contábil, palestrante e escritor, alerta que o modelo de proposta de serviços contábeis ideal para as MPEs deve ter, no máximo, três páginas com a seguinte estrutura lógica:

1. Apresentação da empresa contábil

É importante abrir o material posicionando a empresa no mercado e destacando seus diferenciais de forma breve.

Se sua empresa contábil é especialista em um nicho de mercado, como clínicas médicas e consultórios, por exemplo.

Destaque na proposta que os serviços são especializados para atender aos requisitos e particularidades do Conselho Federal de Medicina.

Caso tenha bastante tempo de mercado, clientes de referência ou até prêmios, explore esse diferencial.

Antes mesmo de discutir preço, o cliente precisa sentir confiança de que a sua empresa é a melhor opção, e essas são ótimas maneiras de criar esse sentimento.

Dica: uma apresentação interativa, com imagens e cores, tem um apelo moderno e facilita o entendimento do cliente.

Se for possível, é recomendado contar com um profissional de design, para impactar de forma ainda mais positiva o cliente.

2. Serviços oferecidos

Ao descrever os serviços oferecidos em sua proposta contábil, fique atento aos seguintes pontos:

2.1 Seja específico

Ofereça somente o que o potencial cliente precisa, segmentando os serviços pelas áreas: contábil, fiscal, trabalhista/previdenciária e imposto de renda.

Se for necessário, faça um levantamento mais aprofundado das necessidades do cliente.

Envie a proposta em até 48 horas para que seu potencial cliente perceba a agilidade de sua empresa contábil.

Tenha atenção para não incluir na proposta (sem valor adicional) serviços que podem gerar muito trabalho para o escritório e que não têm muito valor na percepção do cliente.

Não ofereça nada que seja preciso retirar no futuro.

Caso o cliente precise receber anualmente certidões negativas, deixe claro aqui neste capítulo quando o escritório as enviará.

Dica: a sua experiência pode mostrar que no processo de abertura de empresas, por exemplo, os clientes têm dúvidas sobre o percentual a pagar de imposto.

Facilite e já coloque essa informação pronta na proposta para esse perfil.

2.2 Prazos e regras

Na sua proposta contábil, além da descrição dos serviços que serão prestados, é fundamental dizer como eles serão oferecidos, incluindo prazos e regras para a entrega dos documentos na proposta.

Estabeleça as datas para entrega de cada documento por parte do cliente à empresa contábil (e vice-versa) e deixe claro como o cliente deve disponibilizar as informações para o contador: se por documentos físicos ou em formato digital.

Dica: explicitar em quais condições os serviços podem ser suspensos e o que isso acarreta para o cliente também é importante.

É uma forma do contador se proteger da inadimplência e do cliente não ficar sem serviços importantes para o funcionamento da empresa.

3. Valor dos honorários contábeis

Para estabelecer os honorários do escritório de contabilidade, avalie as informações colhidas no levantamento com o cliente: quanto mais complexa a estrutura fiscal, mais trabalho e mais risco para o escritório.

Logo, os honorários são mais altos.

Para fechar essa conta, considere como premissas para dimensionar os honorários:

  • Estrutura societária do cliente
  • Quantidade de funcionários e movimentação da folha
  • Quantidade de notas emitidas por mês
  • Regime fiscal adotado
  • Número de filiais.

Na proposta de serviços, considere também quantas pessoas serão necessárias e qual o esforço da equipe para atender o cliente em questão, afinal, os honorário também precisa ser avaliado em função de nível de dedicação que cada cliente demanda.

E, claro, acrescente no cálculo a margem de lucro que a empresa contábil deseja.

Se você quiser identificar a média de valores adotada no mercado, o Sescon do Rio Grande do Sul, por exemplo, disponibiliza uma tabela referencial de honorários para cada demanda.

Procure o órgão do seu estado para obter essa informação.

Não é indicado expor o preço de cada serviço na proposta — apenas o valor total do pacote.

Caso contrário, você cria um espaço para o cliente selecionar serviços, o que torna a negociação pouco eficiente.

Também é importante constar nesse capítulo como os valores serão corrigidos: se por um índice atrelado à inflação, como o IGPM, ou pela variação do salário mínimo, por exemplo.

Dica: apresentar um comparativo simplificado entre três “planos” que se enquadram na necessidade do cliente para que ele tenha facilidade de visualizar cada pacote de serviços. Veja o exemplo abaixo:

exemplo de planos de serviços contábeis para constar na proposta

Vale incluir uma observação explicando que é possível migrar de plano se o volume de serviço prestado pelo escritório aumentar ou diminuir.

4. Serviços extraordinários (não inclusos no plano)

Se a proposta contábil não for clara sobre o que está dentro do pacote de serviços contratados e o que são serviços extras, o cliente pode achar que tem direito a tudo dentro da mensalidade.

Então, esse é o momento de deixar bem claro que seu escritório pode atender necessidades adicionais ou pontuais, mas que elas serão cobradas à parte.

Exemplos de serviços extras mais comuns são: alterações societárias (como alteração de contratos, abertura de filiais), certidões negativas diversas, homologações sindicais e controle de imobilizado.

Dica: a lista de serviços cobrados separadamente não pode ser maior do que a lista dos inclusos no pacote para o cliente não ter a sensação visual de que o valor da mensalidade não cobre a maior parte das atividades.

5. Tecnologia

Apoiar o cliente e conduzi-lo aos melhores resultados vai fidelizar sua carteira e ampliar a rentabilidade do escritório, além de viabilizar a longevidade da MPE.

Para isso, você pode sugerir no seu modelo de proposta de serviços da empresa contábil um pacote de horas para fazer o acompanhamento da adoção de uma plataforma de gestão.

Com um bom software de gestão, simples de usar, com preço acessível e integrado ao escritório contábil, seu cliente consegue ter a empresa “na mão” para tomar decisões mais assertivas e, consequentemente, ter mais sucesso no negócio e crescer de forma organizada.

Pelo sistema, ele lança as contas a pagar e a receber, assim como as pagas e recebidas, faz a conciliação bancária, categoriza seus lançamentos, controla o estoque, emite notas fiscais e deixa os dados preparados para a exportação da empresa contábil.

Assim, além de o cliente conquistar melhor desempenho, o escritório de contabilidade também ganha produtividade no processo de integração contábil, podendo atuar como um consultor de negócios, ampliando a percepção de valor dos serviços do contador pelo cliente.

É um recurso que beneficia os dois lados, para que ambos foquem na rentabilidade e longevidade de seus negócios.

A Conta Azul é um exemplo de solução que pode ser oferecida, pois dá ao empreendedor ferramentas de controle e organização sobre a empresa, além de ser fácil de usar e financeiramente acessível.

Esta solução também proporciona agilidade na obtenção das informação que a empresa contábil precisa para fazer o processo de fechamento contábil, pois é facilmente conectada com a Conta Azul Mais – solução gratuita para os escritórios de contabilidade que desejam impulsionar sua produtividade e ajudar as MPEs a crescerem de forma organizada.

6. Validade da proposta de serviços contábeis

Este capítulo é bem breve e existe para destacar por quanto tempo seu escritório consegue manter os valores e condições apresentadas.

Os prazos, geralmente, variam entre 15 e 30 dias.

Importante: nunca é demais reforçar que erros de ortografia em materiais profissionais causam uma péssima impressão.

Se você não estiver seguro, busque um revisor para ajudá-lo. O modelo de proposta de serviços do contador deve ser impecável.

Depois da proposta aceita, é imprescindível elaborar um contrato, que é o documento com validade jurídica, seguindo a resolução do Conselho Federal de Contabilidade.

Nele você deve ser bem detalhista para proteger seu escritório e seu futuro cliente.

O segredo de uma boa proposta de serviços é o mesmo de uma boa conversa: a outra parte precisa entender o que você quer dizer e sentir-se confortável para seguir adiante e interagir.

Quanto mais simples e direta, melhor o seu efeito sobre o potencial cliente e maior a taxa de conversão para a sua empresa contábil.

8 erros em uma proposta de serviços contábeis

Na sua proposta, um pequeno deslize pode comprometer toda a sua negociação. Por isso, fique atento aos seguintes pontos:

  • Material com erros e mal estruturado pode trazer uma péssima impressão
  • Não fazer uma reunião para entender as reais necessidades do cliente antes de apresentar a proposta
  • Enviar a proposta por e-mail e não conversar com o cliente para esclarecer as possíveis dúvidas
  • Demorar para apresentar a proposta
  • Não questionar as reais necessidades e demandas do cliente
  • Apresentar uma proposta genérica ou que não está dentro das necessidades do cliente
  • Oferecer aquilo que não pode cumprir
  • Jogar o preço lá no alto ou lá no chão, sem um planejamento adequado de seus custos, do montante de trabalho e da concorrência.

Proposta de serviços com a Conta Azul Mais

A sua proposta de serviços contábeis vai ficar muito mais atraente com a adoção da Conta Azul Mais.

Sabe por quê?

A Conta Azul Mais é a solução contábil gratuita 100% em nuvem da Conta Azul, que reúne todas as rotinas da contabilidade em um único sistema online.

Com ela, você consegue processar rapidamente todos os cálculos, importar notas fiscais automaticamente, fazer escrituração, gerar relatórios e muito mais — tudo em poucos cliques.

Se você já teve problemas com outros sistemas, que mais atrasavam sua vida do que facilitavam, a Conta Azul Mais vai surpreender pela agilidade e simplicidade.

A ideia é ajudar você a produzir mais e melhor, acelerando rotinas e automatizando tarefas para ganhar tempo.

Dessa forma, você pode oferecer muito mais do que o serviço básico de cumprir obrigações fiscais e se posicionar como um aliado estratégico da gestão do negócio do cliente.

Confira tudo que a Conta Azul Mais tem a oferecer:Gostou das dicas?

Ainda tem dúvidas ou dificuldade para elaborar uma proposta de serviços contábeis eficaz? Comente!

Leia também