Marketing

Pesquisa de mercado ajuda na tomada de decisão do escritório

Gabriel Manes Gabriel Manes | Atualizado em: 26/03/2024 | 6 mins de leitura | ← voltar

Pesquisa de mercado ajuda na tomada de decisão do escritório

Em time que está ganhando não se mexe? Se for para ganhar mais, mexe sim! Realizar uma pesquisa de mercado pode ajudar seu escritório a qualificar os resultados e crescer. Além disso, se apresenta como alternativa para driblar uma eventual crise. Seja qual for o objetivo, investir nessa estratégia dá a você importantes subsídios para a tomada de decisão.

Pesquisa de mercado: o que é e para o que serve?

Pesquisar o mercado, como o nome indica, significa estudar tudo aquilo que se relaciona com o seu negócio, de modo a identificar oportunidades para crescer e ameaças a conter. Como qualquer empresa, um escritório de contabilidade que não conhece o seu mercado fica vulnerável e mais propenso ao fracasso de suas estratégias.

Em geral, esse tipo de estudo é realizado na fase inicial do negócio, antes de sua abertura. Aos poucos, porém, vai se percebendo como a ferramenta pode ajudar empreendimentos estagnados a voltar a crescer. Da mesma forma, pode indicar caminhos para elevar os lucros de quem já está ganhando.

Veja algumas informações que uma pesquisa de mercado fornece a escritórios contábeis já estabelecidos:

  • Sobre seu cliente: dados quantitativos sobre o alcance do seu negócio e qualitativos sobre quem é o cliente e o que ele deseja, que tipo de serviços contábeis ele busca e com que periodicidade.
  • Sobre seus concorrentes: quais estratégias vêm adotando no que diz respeito a serviços, preços e ações de marketing, por exemplo, de forma a identificar seus pontos fortes e fracos.
  • Sobre seus fornecedores: dados quantitativos e qualitativos, considerando o número de empresas capazes de atender às necessidades de produtos e serviços para o escritório em valores, condições e prazos desejados.
  • Sobre o mercado em geral: receptividade ao seu negócio, potencial para expansão e ganho em participação no mercado e identificação de novas tendências em serviços ofertados ou de nichos a explorar em uma estratégia de segmentação.

Como você pode ver, uma pesquisa de mercado fornece informações valiosas. Ela permite ao contador uma tomada de decisão muito mais segura, seja qual for a necessidade do seu escritório no momento.

Como fazer uma pesquisa de mercado

Olhar para o mercado deve ser uma tarefa contínua de qualquer negócio, e isso inclui um escritório contábil. Quanto maior for o conhecimento do contador sobre os players que atuam na sua área e sobre o que os clientes desejam, maior será a sua capacidade de se antecipar às tendências.

E nunca é demais dizer que, quanto antes chegar com a solução desejada, mais chances terá de atrair novas empresas para a sua carteira de clientes e também de manter nela negócios com relacionamento já estabelecido.

Para esse movimento, a dica é ficar atento às fontes de informação capazes de fornecer dados confiáveis. Entre elas, estão órgãos públicos, universidades, entidades de classe, institutos de pesquisas e meios de comunicação.

Quer um exemplo? Abordamos recentemente aqui no blog uma pesquisa do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) sobre como os empreendedores brasileiros enxergam o contador. Esse é um tipo de material que indica o que o cliente deseja receber como solução contábil.

Dessa forma, ao buscar esse tipo de informação, você já está fazendo pesquisa de mercado. O mesmo ocorre ao aplicar um questionário entre seus clientes, que acaba funcionando também como um estudo sobre a satisfação daqueles que recebem os seus serviços.

E como estamos em tempos digitais, nada de papel, ok? Utilize em sua pesquisa a solução gratuita do Google Formulários. Você pode tanto começar com um documento em branco quanto enviar para a ferramenta um modelo já pronto.

É fácil e rápido de fazer. Crie um título, descreva a pesquisa, insira perguntas e opções de respostas, que podem ser de múltipla escolha ou descritivas. Você pode adicionar vídeos, imagens e personalizar bastante o formulário. E ainda acompanha as respostas na própria ferramenta ou em uma planilha do Google vinculada.

Obviamente, esse é um formato de pesquisa em nível básico. Se desejar uma solução mais completa, você pode contratar empresas especializadas em estudos de mercado. Tudo depende da complexidade do projeto.

E se achar que os institutos tradicionais têm valores inviáveis para o seu orçamento, pesquise. Você pode encontrar em sua região empresas juniores, que são formadas por universitários.

10 passos para fazer a sua própria pesquisa

Se você gosta da ideia de realizar uma pesquisa de mercado com recursos próprios, veja o que não pode ficar de fora e também o que deve considerar na hora de elaborar os questionamentos.

1- Defina os objetivos da pesquisa e o público-alvo dela;

2- Escolha a metodologia, ou seja, como coletará as informações;

3- Prepare os instrumentos da pesquisa e seu conteúdo;

4- Opte por questões simples e diretas, facilitando ao máximo para seu cliente;

5- Faça um pré-teste do questionário e verifique sua viabilidade;

6- Aplique a pesquisa conforme o seu planejamento;

7- Receba e organize os resultados em uma tabela ou planilha;

8- Dedique-se à análise dos resultados em percentuais e gráficos;

9- Utilize as informações para a tomada de decisão no escritório;

10- Repita a pesquisa futuramente para se manter atento ao mercado.

Qualifique a tomada de decisão no seu escritório

Neste artigo, você conheceu a importância de uma pesquisa de mercado para qualificar a tomada de decisão no seu escritório. Quanto mais informações o contador tiver sobre seus clientes e concorrentes, melhor será para ele propor, ajustar ou interromper estratégias com foco no seu crescimento.

Uma pesquisa bem feita, produzindo resultados confiáveis, oferece possibilidades de aplicação diversas. Ela pode tanto fornecer subsídios para você ampliar os serviços quanto segmentar sua atuação. Pode indicar que é hora de abrir uma filial, ou de reduzir custos em áreas que não resultam em ganhos junto ao cliente.

Você pode ter certeza que, não importa qual seja o momento e a necessidade do seu escritório de contabilidade, o conhecimento é peça-chave para encontrar a solução que tanto precisa.

E você, já teve alguma experiência com pesquisa de mercado? Comente!

Leia também