Produtividade

6 planilhas para contadores usarem no escritório e oferecerem aos seus clientes

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 05/09/2023 | 7 mins de leitura

Para os contadores, as planilhas são ferramentas muito úteis. Diante de tantos números que envolvem essa área, a organização é fundamental — e os meios eletrônicos facilitam cálculos, cruzamento de informações, manutenção dos dados e compartilhamento com os clientes.

Com a ajuda da tecnologia, certamente a rotina de um contador se torna mais produtiva. Mas nem sempre é fácil se adaptar. Quem se graduou em tempos menos digitais sabe que o trabalho era muito diferente e que até o bloco de anotações (com rabiscos) cumpria função em algumas trocas de informações com os clientes.

Neste post, vamos disponibilizar para download grátis seis planilhas para contadores que ajudarão nos processos do dia a dia e poderão ser compartilhadas com os clientes. Também apresentaremos uma solução mais completa, que pode revolucionar o seu escritório. Ficou interessado? Então siga a leitura.

1) Planilha de folha de pagamento

O controle da folha de pagamento é uma tarefa que demanda muito tempo quando feita manualmente. Na grande maioria dos casos, essa atividade precisa ser realizada em períodos específicos do mês. Como consequência disso, o escritório contábil pode ficar bastante sobrecarregado, especialmente se tiver um grande número de clientes.

Ao utilizar uma planilha especializada em folha de pagamento, saiba que será possível desfrutar dos seguintes benefícios:

  • Agilidade para processar grandes volumes de dados;
  • Facilidade para inserir novas informações ou até mesmo alterá-las;
  • Redução considerável da margem de erro nos cálculos;
  • Praticidade para a consulta do histórico de empresas específicas e até mesmo de algum funcionário.

2) Planilha de custo de funcionários

Esses são apenas alguns motivos que incentivam a utilização de planilhas para contadores. Escritórios que ainda fazem o controle por papel devem aproveitar a oportunidade para atualizar as rotinas e fazê-las com mais agilidade e eficiência.

Além disso, para ter uma contabilidade mais precisa, é muito importante calcular o custo dos funcionários, tanto para saber quanto seu cliente (ou até mesmo o seu escritório) está desembolsando no mês com cada funcionário quanto para saber se o custo realmente condiz com as atividades realizadas.

3) Planilha de controle de estoque

Uma das planilhas mais importantes para as empresas é a do controle de estoque, já que está no centro de uma rotina essencial.

Para que o negócio seja bem-sucedido, o gestor precisa saber responder questões como: quais são os produtos mais vendidos, quais estão em falta e quais não apresentaram um bom retorno. Mas o grande volume de informações, associado ao número de clientes, pode gerar ineficiência.

Por isso, é muito interessante começar a adotar planilhas que facilitam o controle desse setor. Será que o seu cliente já tem o conhecimento desse tipo de ferramenta e faz a análise e o monitoramento adequado do estoque?

A dica aqui é conversar com ele, explicar a importância desse processo para a empresa e ensinar, se necessário, a utilizar o controle adequadamente. Afinal, o valor do seu trabalho pode crescer ainda mais quando você se torna um parceiro estratégico do gestor.

Banner com link para download da planilha de controle de estoque

4) Controle de contas a pagar e a receber

Não é novidade que são as multas e os juros são altos em caso de atraso de vencimentos, especialmente das despesas com os próprios bancos, como o cartão de crédito ou o limite bancário.

Como as obrigações que precisam ser pagas para manter o funcionamento de uma empresa são altas, sem dúvida, é interessante evitar esse tipo de complicação que pode pesar bastante no orçamento final.

Entre as melhores formas de não enfrentar esse problema está manter um bom controle financeiro por meio de planilhas para o gerenciamento de contas.

Com base nessa ferramenta, será muito mais fácil acompanhar quais débitos devem ocorrer ao longo de cada semana. Por se tratar de um escritório de contabilidade, ser pontual é essencial para a prosperidade do negócio.

5) Planilha de controle financeiro empresarial

Para controlar as finanças de uma empresa, é preciso ter a disciplina de registrar todas as movimentações e conferir com o extrato bancário, além de classificar entradas e saídas. Com uma planilha de controle financeiro, você pode fazer isso de forma simples.

Usando essa ferramenta, o empreendedor tem vantagens como:

  • Checar seus resultados e saber se o negócio está sendo rentável ou não;
  • Saber exatamente de onde vem e para onde vai o dinheiro da empresa;
  • Identificar quais despesas é possível cortar;
  • Fazer planos de curto, médio e longo prazo;
  • Tomar decisões com base em dados.

6) Planilha de fluxo de caixa

Você também pode ajudar seus clientes disponibilizando a eles uma planilha de fluxo de caixa, tendo em vista a grande dificuldade financeira que muitas empresas têm.

Como ir além das planilhas na contabilidade

Como vimos, as planilhas são ferramentas essenciais para a contabilidade. Mas é possível dar um passo além: existem softwares de gestão com integração contábil que cumprem o papel das planilhas apresentadas acima e ainda oferecem muitos outros recursos.

Com um sistema assim, não é preciso criar várias planilhas para lidar com cada tarefa. Essa centralização fica a cargo de um sistema único, que pode ser usado tanto pelo contador quanto pelo cliente.

O ERP da Conta Azul, por exemplo, é um sistema de gestão para empresas completamente integrado à contabilidade. Assim, empreendedores e contadores ganham tempo e informação para se dedicarem ao que realmente importa: o crescimento e o sucesso dos seus negócios.

Para o empreendedor, o software tem uma série de funcionalidades, como controle do fluxo de caixa e das contas a pagar e a receber, conciliação bancária automática, gestão de vendas, emissão de notas fiscais, cobrança, controle de estoque e integração completa com o escritório de contabilidade, entre outros. Já para o contador, a plataforma de gestão contábil facilita a organização das informações dos clientes.

Clique aqui para acessar nosso site e saber mais sobre o ERP da Conta Azul!

Leia também