Como utilizar uma plataforma de gestão na contabilidade

Descubra como aproveitar todo o potencial da plataforma de gestão na contabilidade para organizar suas finanças e se conectar diretamente aos clientes.

Você sabe como aproveitar todo o potencial da plataforma de gestão na contabilidade?

Para além da conexão com os clientes e automatização de tarefas, os softwares atuais também são pensados para facilitar a gestão da sua empresa contábil.

Muitas vezes, os contadores acompanham de perto os resultados dos clientes, mas não dão a mesma atenção às suas próprias finanças

Felizmente, já existem soluções digitais que atendem os dois lados, combinando a gestão financeira e contábil dos clientes à do escritório. 

Acesse grátis seu painel exclusivo

Quer saber como essa tecnologia funciona? Continue lendo e descubra como agilizar suas rotinas com a plataforma certa. 

O que faz uma plataforma de gestão

A plataforma de gestão na contabilidade é essencial para organizar as rotinas das empresas contábeis e facilitar a gestão de clientes.

Hoje, a “contabilidade sem papel” já é uma realidade, pois grande parte das tarefas são realizadas no ambiente digital.

Esse movimento começou lá em 2003, quando o governo modernizou o fisco por meio do Sistema de Escrituração Digital (Sped) e a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Desde então, a contabilidade digital evoluiu e se tornou o padrão dos escritórios, exigindo sistemas que se adaptassem às necessidades dos contadores.

Assim, a plataforma de gestão é uma solução completa para conectar a empresa aos clientes e centralizar todos os processos do escritório em um único sistema.

Geralmente, esses softwares contam com módulos para a área fiscal, financeira, patrimonial e departamento pessoal, além de permitir a organização de documentos e integração bancária online. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Transparency Market Research em 2018, o mercado global de softwares para contabilidade deve movimentar US$ 11,8 bilhões até 2026.

Em um estudo conduzido pela Blackline em 2018, publicado na Accounting Today, os contadores norte-americanos revelam as principais razões para adquirir uma plataforma de gestão:

  1. Agregar novas funcionalidades 
  2. Substituir sistemas antigos
  3. Melhorar a usabilidade
  4. Integrar vários sistemas
  5. Obter um suporte mais eficiente
  6. Reduzir custos
  7. Melhorar os relatórios para os clientes.

Vamos entender melhor essas motivações no próximo tópico.

Vantagens da plataforma de gestão na contabilidade

Veja algumas das principais vantagens em contar com essa tecnologia. 

Agilidade nas vendas

Com uma plataforma de gestão, fica mais fácil criar faturas, organizar vendas e emitir notas fiscais dos seus serviços contábeis.

É possível, por exemplo, criar uma rotina automática para envio das notas fiscais aos clientes.

Controle de contas a pagar e receber

Manter as contas do escritório sob controle se torna mais ágil com uma plataforma de gestão.

Nela, você pode cadastrar todas as contas recorrentes, as despesas e vinculá-las com as notas fiscais respectivas.

Além de ficar de olho no que precisa pagar, você também sabe exatamente quanto tem a receber e o que falta ser pago.

Fluxo de caixa

Para dar passos firmes em direção a uma contabilidade mais consultiva, com foco no atendimento aos seus clientes, você precisa ter a máquina do escritório funcionando sem gargalos.

Para isso, não adianta manter a gestão financeira em planilhas e gastar horas preciosas na atualização e verificação do que entrou, do que falta ser pago e de como anda o seu fluxo de caixa.

Com uma plataforma de gestão, o fluxo diário e mensal são atualizados automaticamente, podendo ser, inclusive, integrados à conta bancária da sua empresa.

Insights financeiros

Uma plataforma de gestão permite que você tenha uma visão panorâmica das finanças do seu escritório. Ali você enxerga todas as entradas, as saídas, as comparações com os últimos meses e a evolução das vendas.

Integração contábil

Quando você e seu cliente estão na mesma plataforma, é muito mais fácil ter acesso às informações financeiras, compartilhar documentos e acompanhar todas as movimentações

Por isso, é fundamental que o software conecte a empresa contábil ao cliente, permitindo o acesso ao fluxo de caixa, transações bancárias e contas a pagar e a receber em tempo real.

Dessa forma, você consegue agilizar as tarefas e prestar um serviço mais eficiente. 

Automatização de tarefas

A automatização é um dos grandes diferenciais da plataforma de gestão na contabilidade, pois elimina as tarefas repetitivas da rotina contábil.

Dessa forma, funções como o fechamento e escrituração se tornam automáticas, assim como a importação de notas fiscais, geração de guias de pagamento, cálculo de impostos e controle de honorários dos clientes.

Como adotar uma plataforma de gestão na contabilidade

Para adotar uma plataforma de gestão na contabilidade, você deve procurar uma solução sob medida para as suas rotinas. Confira os principais critérios para escolher a sua:

Prefira um sistema em nuvem

Para evitar a burocracia da implantação de um novo sistema, você pode simplesmente optar por uma plataforma de gestão na contabilidade 100% online.

Isso porque o software em nuvem é muito mais seguro, prático e confiável, além de possuir um custo-benefício superior.

Saiba mais sobre a solução contábil da Conta Azul Mais 100% na nuvem

Priorize a integração

A plataforma de gestão ideal é aquela que integra o máximo de informações possível, conectando você diretamente aos dados do cliente e vice-versa.

Afinal, com os dados sincronizados em tempo real, você ganha tempo e evita erros, retrabalho e duplicidade de informações. 

Invista em uma solução completa

E se você e seu cliente utilizarem a mesma plataforma para gestão contábil e financeira?

Isso é possível com a Conta Azul, uma plataforma de gestão que conecta você ao seu cliente e concentra todas as funções essenciais para o sucesso de ambos. 

Como funciona?

A Conta Azul, plataforma de gestão financeira, possui diversos planos especialmente para o negócio do seu cliente.

Ele alimenta o sistema com as informações financeiras enquanto você tem uma visão completa das movimentações. 

A Conta Azul Mais, solução totalmente gratuita para contadores, é o lugar que você vai acessar para ver os dados do seu cliente. 

Quando você usa Conta Azul Mais para gerenciar seus clientes, você também ganha uma licença gratuita da Conta Azul para fazer a gestão financeira do seu escritório contábil.

Com ela, você pode realizar todo o controle financeiro do escritório, gerenciar as finanças dos clientes, acompanhar seu fluxo de caixa, emitir notas fiscais e cuidar das vendas, orçamentos e pagamentos no mesmo sistema. 

Assim, você mesmo pode validar os benefícios da Conta Azul, ao mesmo tempo em que acompanha os seus clientes de perto.

Acesse grátis seu painel exclusivo

Então, na hora de escolher sua plataforma de gestão na contabilidade, pense na comodidade de contar com uma solução completa, integrada e 100% online — que seus próprios clientes já usam e aprovam.

Quer acesso a materiais gratuitos exclusivos para Contadores?

Junte-se a mais de 100 mil profissionais e empresários contábeis e receba gratuitamente novidades e dicas sobre tecnologia, marketing e vendas para Contabilidade.