Gestão

Qual o papel do contador nos dias atuais? - por Luiz Corrêa

Luiz Corrêa Luiz Corrêa | Atualizado em: 26/03/2024 | 5 mins de leitura | ← voltar

Quando se pergunta o que os contadores que atuam em escritório de contabilidade fazem, as respostas costumam mencionar atribuições como: zeladores de obrigações fiscais, síndicos de obrigações acessórias, emissores de guias etc. As reais funções desempenhadas por esses profissionais muitas vezes são esquecidas ou não são bem compreendidas.

Quando se pergunta o que os contadores que atuam em escritório de contabilidade fazem, as respostas costumam mencionar atribuições como: zeladores de obrigações fiscais, síndicos de obrigações acessórias, emissores de guias etc. As reais funções desempenhadas por esses profissionais muitas vezes são esquecidas ou não são bem compreendidas.

A contabilidade está completamente interligada a novas ferramentas nos dias de hoje. A tecnologia desempenha um papel vital no atual ambiente de negócios, que vive em constante mudança. Não há dúvida de que a área contábil faz parte desse ecossistema empresarial.

Nos últimos anos, houve mudanças significativas neste mercado. Para uma performance contábil positiva, cada vez mais os contadores têm apostado em aplicativos e softwares.

Porém a chegada de novas tecnologias em plataforma única, onde é possível conectar clientes e contadores num mesmo sistema em nuvem, promete revolucionar ainda mais o mercado contábil. Pela primeira vez, a integração acontecerá em tempo real.

O papel do profissional na Contabilidade Digital

O contador que atua em empresa de contabilidade e executa os registros de maneira convencional tem tido, na maioria das vezes, o papel de prestar informações aos entes da federação por meio de inúmeras obrigações acessórias, além de produzir balancetes, muitas vezes após o prazo ideal, para auxiliar os empreendedores das MPEs (Micro e Pequenas Empresas) na tomada de decisão.

É a partir da chegada de mecanismos tecnológicos que esta situação se transforma: quando o contador começa a utilizar ferramentas de última geração, ele consegue receber registros e atuar em tempo real. Sem redigitação nem risco de erros, o tempo para o fechamento mensal é reduzido em até 90%, o que faz com que o contador passe a adiantar entregas que costumavam atrasar, e ainda consegue usar o tempo extra para fazer uma consultoria com o cliente, que passa a enxergar valor no seu trabalho.

Para servir o propósito real da contabilidade, sempre será exigido dos profissionais dessa área a ajuda e orientação aos seus clientes para tomar as melhores decisões. Um bom contador ajuda o cliente a entender as consequências futuras de suas decisões e a pensar mais a frente, e tudo isso é facilitado com a contabilidade digital.

Esse indivíduo emprega grandes conhecimentos em seu trabalho, com base nas experiências do mundo corporativo. Usando suas habilidades e compreensão íntima da empresa e do ambiente em que operam, contadores profissionais nos negócios realizam tarefas desafiadoras.

A produção da contabilidade em tempo real, aliada à formação em contabilidade, faz o contador adotar uma abordagem pragmática e objetiva para resolver problemas, com ganho de produtividade no trabalho, economia de tempo e de recursos da empresa.

Auxílio das novas ferramentas na Contabilidade Digital

A tecnologia auxilia na criação de relatórios sobre o desempenho da equipe do escritório, sobre a rentabilidade dos clientes e os custos de cada funcionário e dos clientes. Você, como contador ou sócio de escritório de contabilidade, vê a necessidade de apoiar as rotinas e processos em ferramentas tecnológicas para obter a melhor performance contábil.

Os avanços também ajudam o contador a criar registros financeiros de forma mais eficiente, mais rápida. Quando as informações são inseridas em bancos de dados, a plataforma transforma os dados em informações valiosas para o negócio, o que reduz a papelada e o risco de perder dados em qualquer circunstância, proporcionando a economia de tempo e dinheiro.

A aposta do momento para auxiliar contadores e clientes são plataformas que irão unificar o trabalho de ambos em um único ambiente em nuvem. Emissões de notas, capturas de XML, interações como open banking, emissões de balancetes online são alguns dos benefícios proporcionados por essa tecnologia.

Mas não para por aí, tecnologias como inteligência artificial, Big Data e blockchain prometem revolucionar definitivamente o mercado contábil, como nunca se imaginou antes. E o mais impressionante é que, com a velocidade com que o mercado de tecnologia atua, essas mudanças começarão a nos atingir muito antes que possamos imaginar.

Portanto…

Você contador ou empresário contábil, está ciente das ferramentas tecnológicas que irão transformar a sua profissão? Certamente você já compreendeu que essas tecnologias são extremamente valiosas para o ganho de produtividade e redução de custo.

Então, vamos conhecer profundamente essas tecnologias! 

Conheça os outros artigos desta série de conteúdos: 

1. Você sabe o que é Contabilidade Digital?
2. Qual o papel do contador nos dias atuais? (você está lendo este)
3. Como a tecnologia pode ser aplicada no mercado contábil? 

Leia também