Como selecionar os clientes certos para a contabilidade digital

Quer se tornar um contador mais estratégico e consultivo e menos operacional? Veja como selecionar os clientes certos para a contabilidade digital.

Selecionar os clientes certos para a contabilidade digital é um grande desafio.

Apesar das inúmeras vantagens da tecnologia, nem todas as empresas estão prontas para uma mudança de mentalidade nessa área. 

Saiba mais sobre a solução contábil da Conta Azul Mais 100% na nuvem

Por isso, cabe a você identificar quais clientes têm mais potencial para aproveitar as funcionalidades da contabilidade digital.

Assim, todos saem ganhando: seu escritório fica mais eficiente, e seus clientes saem muito mais satisfeitos, com serviços sob medida. 

Para ajudar você a digitalizar suas soluções, reunimos os principais critérios para escolher as empresas mais promissoras.

Siga a leitura e prepare suas estratégias.

Antes de selecionar clientes: o que é contabilidade digital?

Para selecionar os clientes certos para a contabilidade digital, primeiro temos que deixar claro o que significa esse conceito.

Basicamente, é um modelo que potencializa os serviços de contabilidade com o apoio da tecnologia, usando o poder de softwares e plataformas digitais para otimizar o trabalho do contador.

Com essas ferramentas online, você pode se conectar facilmente aos clientes, integrar os sistemas e automatizar as rotinas contábeis, além de agilizar a comunicação e o compartilhamento de documentos.

Mas, para isso, é preciso que a empresa atendida utilize uma plataforma de gestão financeira, como a Conta Azul. Assim, seu cliente ganha tempo e organização, e você consegue receber informações confiáveis e atualizadas dele. 

Muito melhor do que ficar correndo atrás de documentos no fim do mês, lidar com essa papelada e perder horas em tarefas burocráticas.

Assista ao curso gratuito de Contabilidade Digital

A importância de conhecer seus clientes

Antes de selecionar seus clientes para a contabilidade digital, é importante conhecer mais a fundo as empresas que você atende. 

Além disso, é fundamental compreender as necessidades do seu público para desenvolver soluções sob medida, do ponto de vista operacional e estratégico.

Então, como você poderia classificar sua carteira de clientes atual?

Comece definindo seu setor de atuação (indústria, comércio ou serviços) e separe as empresas por nicho e segmento de mercado.

Depois, você pode categorizar os clientes pelo nível de engajamento, analisando a frequência de contato e solicitações de cada empresa, assim como seu grau de envolvimento com o negócio. 

Ainda é possível classificar clientes por tipo de demanda mais recorrente, lifetime value (LTV), tipo de contrato, ou qualquer outro critério que se adapte às suas contas. 

O importante é ter uma visão ampla e clara do lugar que cada cliente ocupa no seu escritório contábil e identificar oportunidades de melhorar esse relacionamento

Dessa forma, você pode personalizar o atendimento e oferecer uma experiência à altura das expectativas. 

Como selecionar os clientes ideais para a contabilidade digital

Agora sim, você já pode selecionar os clientes certos para a contabilidade digital com base na realidade do seu negócio.

O primeiro ponto a ser observado é que, naturalmente, as empresas mais conservadoras tendem a apresentar resistência em adotar novas tecnologias.

Muitos empresários veem as plataformas de gestão como algo caro, difícil de implementar e que vai beneficiar apenas o contador — ou simplesmente não querem mudar nenhum processo interno.

Então, que tal focar primeiro nos clientes que já estão abertos às facilidades da tecnologia?

Você pode começar usando alguns critérios para selecionar as empresas mais inclinadas à contabilidade digital. 

Confira a seguir alguns públicos de alto potencial digital.

MPMEs (micro, pequenas e médias empresas)

As MPMEs são um excelente público-alvo para mirar suas estratégias de contabilidade digital.

Isso porque, ao contrário do que acreditam os empresários à moda antiga, a tecnologia serve para simplificar processos e facilitar a organização da empresa.

Para os pequenos empreendedores, que enfrentam a realidade das multitarefas e equipes enxutas, uma plataforma é essencial para profissionalizar a gestão e melhorar os resultados financeiros.

Startups

As startups também estão dentro da categoria de MPMEs, com a diferença do foco no crescimento acelerado e uma visão mais estratégica.

Essas empresas respiram tecnologia e são clientes perfeitos para a implementação da contabilidade digital.

Empresas que valorizam a tecnologia

As empresas que atuam na área da tecnologia ou semelhantes, ou que já adotam as inovações tecnológicas em seus processos, são ótimas candidatas à contabilidade digital.

Geralmente, são clientes acostumados ao contato online (e-mail, WhatsApp, videoconferência) e que já estão familiarizados com um sistema de gestão no financeiro. 

Mesmo que ainda não estejam utilizando uma plataforma de gestão, é importante selecionar os clientes que estão abertos às mudanças e têm interesse na inovação.

Empresas que procuram uma contabilidade estratégica

Os clientes que reconhecem o papel estratégico da contabilidade e procuram sua consultoria estão mais propensos a adotar as soluções digitais.

Afinal, é muito vantajoso para eles ter acesso a relatórios com informações valiosas à tomada de decisão — se for tudo online e em tempo real, melhor ainda.

Acesse grátis seu painel exclusivo

Empresas que dão lucro

Por fim, na hora de selecionar os clientes para a contabilidade digital, prefira aqueles que (comprovadamente) dão lucro para a sua empresa.

Afinal, você não vai querer investir seu tempo e esforço para ter prejuízo.

Se quiser saber mais sobre as razões para demitir um cliente, este artigo tem tudo o que você precisa. 

Por que vale a pena ter clientes digitais na contabilidade

Ao selecionar os clientes certos para a contabilidade digital, você estará criando novas oportunidades de crescimento para ambos os lados.

Isso porque a tecnologia impulsiona o negócio do seu cliente e leva seu escritório junto, graças ao aumento da agilidade, eficiência e visão estratégica. 

Mas, para atender esses clientes seletos, você também vai precisar de um mindset visionário e uma equipe capacitada para acompanhar o ritmo da inovação.

Quando todos estiverem em sintonia no ambiente online, as empresas digitais vão se tornar as favoritas da casa.

Quer um jeito simples e eficaz de se conectar a esses clientes pela internet?

A Conta Azul tem a solução completa: uma plataforma de negócios para o seu cliente assinar (Conta Azul) e uma solução contábil grátis para o seu escritório (Conta Azul Mais). 

Saiba mais sobre a solução contábil da Conta Azul Mais 100% na nuvem

Assim, vocês estarão 100% integrados em tempo real, concentrando todas as informações importantes na mesma plataforma em nuvem — desde o fluxo de caixa até as movimentações bancárias e notas fiscais.

E você ainda pode acessar qualquer documento ou informação do cliente em poucos cliques, mantendo contato o tempo todo. 

Essa é a vantagem da contabilidade digital: resolver tudo online e ganhar tempo para oferecer serviços mais estratégicos.

Então, já escolheu quais clientes você vai convidar para a Conta Azul?

Conte com a gente para ajudar na implantação e garantir seu sucesso.

Quer acesso a materiais gratuitos exclusivos para Contadores?

Junte-se a mais de 100 mil profissionais e empresários contábeis e receba gratuitamente novidades e dicas sobre tecnologia, marketing e vendas para Contabilidade.