6 razões para usar um sistema de gestão integrada

 

6 razões para usar um sistema de gestão integrado ao cliente

O avanço da tecnologia trouxe facilidades e também impôs desafios ao contador. Se você acha que ter um sistema de gestão integrada na empresa contábil é um diferencial competitivo, reveja seus conceitos. Essa já é condição obrigatória para sobreviver no mercado. Neste artigo, vamos apresentar as razões que justificam essa ideia.

Alcançou a produtividade que você precisa?  Descubra como o Programa ContaAzul de Contadores Parceiros aumenta reudz 90h  mensais de empresas contábeis Quero mais produtividadeAs consequências da falta de integração contábil

Como ser um contador presente mesmo não trabalhando dentro da empresa do seu cliente? Um sistema de gestão integrada pode ser a solução para essa e diversas outras dificuldades que podem surgir.

Se, atualmente, seus dados e os dados dos seus clientes não são integrados, certamente você tem diversos problemas. Entre eles, podemos citar:

  • Atraso no envio da documentação;
  • Despesas com combustível ou com motoboy para se deslocar até o cliente;
  • Retrabalho, pois alguns dados devem ser duplicados no seu sistema, que é independente do seu cliente;
  • Falta de organização no envio dos documentos mensais;
  • Atraso na análise dos dados, pois depende do envio de relatórios do seu cliente;
  • Sentimento de desvantagem comparado com a concorrência.

Além de todos esses itens, ainda podemos considerar o estresse de ter que contornar essa situação mensalmente. É cansativo, mas não precisa ser assim, como veremos a seguir.

Sistema de gestão integrada: 6 motivos para usar

Você já imaginou como seria poder apenas importar todos os dados dos seus clientes para o seu sistema contábil a qualquer momento? Seria muito mais prático e motivador, não é mesmo?

Você pode solucionar esses e diversos outros problemas que ocorrem devido à falta de integração das informações. A seguir, vamos falar das principais vantagens para começar a utilizar o quanto antes um sistema de gestão integrada.

1. Análise de dados em tempo real com o sistema de gestão integrada

Você já começou a fazer o fechamento contábil de um cliente, mas precisou interromper porque não recebeu todas as notas fiscais emitidas no mês? Ou, então, o extrato do banco não bateu com os documentos recebidos?

Sem dúvidas, poder analisar em tempo real os dados do seu cliente é o sonho de todo o contador. E isso é muito mais fácil do que você imagina.

A contabilidade online inovou e facilitou o trabalho dos contadores e dos seus clientes. Agora, ambos têm acesso aos dados sem que precisem estar fisicamente no mesmo lugar. Basta estarem conectados à internet e usarem um sistema integrado.

2. Otimização do tempo para ambos

Todos os profissionais reclamam da falta de tempo hoje em dia. Afinal, as demandas aumentam enquanto o tempo livre diminui.

E para resolver esse problema, nada melhor que utilizar um sistema integrado ao cliente. Ele poupa o tempo que você gastava indo à empresa buscar documentos ou mesmo a espera pelo cliente responder seus questionamentos — que poderiam ser esclarecidos se você estivesse na empresa dele, mesmo que de forma online.

Atualmente, estar presente e atuante no negócio do cliente é muito mais fácil. Mesmo não estando fisicamente no local, como falamos. O sistema de contabilidade online e as ferramentas digitais, como o Skype, permitem que você atenda seu cliente até mesmo de outro país.

3. Ganho de produtividade e, consequentemente, lucratividade

Já pensou quanto tempo livre seus funcionários teriam se os dados dos clientes fossem integrados com o seu sistema? E se a conciliação das informações fosse automatizada? Certamente, haveria tempo livre para conquistar mais clientes e, dessa forma, aumentar o faturamento da empresa com o mesmo número de funcionários.

A contabilidade possui muitas tarefas rotineiras que podem ser automatizadas. Isso vai desde um simples procedimento de pagamento até as maiores conciliações mensais. Então, comece a utilizar sistemas que integram os dados dos seus clientes e veja seu faturamento subir na mesma proporção.

4. Dados seguros e em nuvem

Todos os dados do sistema online são criptografados para garantir a segurança das informações. Isso é feito para ajudar tanto o cliente quanto o contador a não perderem todo o seu trabalho caso ocorra algum problema com seu computador.

Isso é feito graças ao armazenamento em nuvem (ou cloud computing). Ele foi criado justamente para evitar perdas de documentos e também possibilitar que os dados sejam acessados em tempo real. Para tanto, basta que o usuário tenha acesso à internet.

5. Reforço da importância do contador consultor

O contador deixou de ser um profissional que apenas lança os débitos, créditos e as notas fiscais. Ele ajuda o empreendedor a se organizar e ter tempo para tomar decisões assertivas sobre o seu negócio. É também um suporte fundamental, pois conhece tudo sobre a empresa.

Antigamente, era possível prestar consultoria para as empresas apenas de forma presencial. Hoje em dia, especialmente devido ao avanço da tecnologia, isso mudou. Dá para realizar atendimentos via Skype e consultar em tempo real as informações do cliente com um único clique.

A tecnologia está avançando rapidamente. E quanto mais você demorar para se adequar, maiores são as chances de perder clientes para a concorrência. Certamente, há colegas já preparados para essas demandas.

6. Contabilidade online é um fator decisivo para o sucesso das empresas

Cada vez mais, as empresas estão automatizando e inovando seus processos. Além disso, buscam trabalhar com profissionais que estão de olho nas novas tecnologias. Podemos dizer que a contabilidade online já não é considerada uma nova tecnologia, mas quem não acompanhá-la com certeza ficará para trás. A hora é agora, contador!

Conclusão

A produtividade é um elemento-chave para o sucesso de qualquer empresa. E na contabilidade não é diferente. A boa notícia é que a tecnologia tem cada vez mais oferecido facilidades nesse sentido. Para o trabalho do contador, um sistema de gestão integrada é a solução ideal.

Esse tipo de software oferece funcionalidades diversas, como controle financeiro, conciliação bancária, fluxo de caixa e emissão de notas fiscais. Mas o grande diferencial para você pode estar na integração contábil. Com ela, o cliente irá inserir todos os documentos mensais e você precisará apenas importar e conferir os dados para realizar o fechamento mensal.

É um tipo de vantagem que só quem adere à contabilidade digital experimenta. Também é uma prova de que você pode fazer mais e melhor. Seus clientes vão se interessar muito pela novidade. E quem sai ganhando é a sua empresa!

Contabilidade digital: sabe quais são os primeiros passos?  Assista gratuitamente um vídeo com dicas práticas sobre como ser um escritório  contábil digital. Assistir AgoraVocê já tem seu sistema de gestão integrado ao cliente? Comente!

Quer acesso a materiais gratuitos?

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócio e receba gratuitamente
novidades e dicas sobre controle financeiro e gestão.