Contabilidade

Veja as técnicas contábeis que você precisa oferecer no seu escritório

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/03/2024 | 9 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Para se destacar no mercado da contabilidade, é indispensável que o contador domine as principais técnicas contábeis;
  • Mesmo não sendo especialista em todas elas, os contadores precisam saber ao menos o básico para buscar informações na hora de atender as necessidades dos clientes;
  • Conheça a Conta Azul Mais, plataforma 100% gratuita para a gestão da carteira de clientes de contabilidade. Contadores parceiros da Conta Azul também ganham uma série de benefícios exclusivos para aumentar seus ganhos!

Experimente a Conta Azul Mais!

As técnicas contábeis são um grande recurso de diferenciação da concorrência. E, neste momento,  diferenciar-se é importantíssimo. Afinal de contas, segundo o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), existem mais de meio milhão de profissionais com registro ativo no país.

Dominar essas técnicas é uma boa alternativa para se destacar na área, conquistar mais clientes e manter a demanda recorrente. Juntando esse conhecimento a uma postura mais consultiva e contando com o apoio da tecnologia, você estará no caminho certo para aumentar o faturamento.

Nesta leitura, vamos relembrar porque é tão importante dominar as técnicas contábeis. Ao final, veja porque a parceria dos contadores com a Conta Azul acelera o crescimento das empresas contábeis.

Para se destacar no mercado da contabilidade, é indispensável que o contador domine as principais técnicas contábeis;

Por que o contador deve dominar as principais técnicas contábeis?

É muito comum que contadores fiquem na zona de conforto e não diversifiquem seus negócios. Alguns, recém-formados, pensam que o diploma basta. Outros, mais antigos, pensam que o que tem até agora funcionou, por que evoluir? E você não quer ser nenhum desses dois.

Isso não foi uma pergunta, foi uma afirmação. Porque, se você chegou até aqui querendo saber mais sobre esse assunto, é porque tem ao menos a curiosidade de como se aprimorar como profissional. E técnicas contábeis são justamente o começo para se diferenciar da concorrência.

Afinal, conforme o CFC, no Brasil existem em média 524 mil profissionais da área contábil no Brasil, 29% deles no Estado de São Paulo. E a maior parte deles falha em ter um diferencial competitivo, como em qualquer mercado empreendedor.

Logo, expandir o conhecimento e aprender técnicas contábeis se torna um diferencial atrativo nesse mercado. E isso inclui mesmo aquelas que não estão na sua rotina, dentro das suas especialidades.

O aprendiz de tudo é o mestre do nada

Alguns leitores podem entender que estamos orientando para eles serem profissionais generalistas. Mas não, não estamos dizendo que você deva abandonar a ideia de se especializar em algo — pelo contrário, isso é bem importante.

O que acontece é que o conhecimento básico de diversas técnicas contábeis pode ajudar você a expandir seu contrato com clientes, pois eles nem precisam de um especialista.

Pense em um cliente que vai a uma padaria comprar pão. Lá, ele vê um bolo que parece ser gostoso e leva uma fatia para casa. Por que ele não foi em uma confeitaria em vez disso?

É simples: ele não queria/precisava de uma super produção confeiteira. Ele precisava de pão, mas já que tinha bolo, também levou.

O bolo da padaria era mais barato que o da confeitaria. Logo, o padeiro aumentou seu lucro, e o cliente economizou tempo e dinheiro que gastaria em um produto muito mais elaborado do que ele queria.

Sem contar que saber mais sobre outras áreas ajuda você a escolher melhor sócios e funcionários se quiser aumentar os serviços do seu escritório.

E quais são essas técnicas contábeis que todo contador deve conhecer? Aprenda abaixo!

A Formação de Heróis da Conta Azul é ótima oportunidade (online e gratuita) de evoluir na carreira contábil.

Principais técnicas contábeis que você precisa oferecer no seu escritório

Análise de dados contábeis 

A análise de dados está sendo cada vez mais solicitada pelas empresas de modo geral.

Hoje, não são poucos os empreendedores que já começaram a automatizar o negócio e estão saindo do papel. Um dos principais objetivos dessa mudança é ter o controle do negócio, extrair e analisar os dados gerados.

É nesse contexto que entra o papel dos escritórios contábeis que oferecem a análise de dados para os seus clientes. Assumindo uma postura consultiva e com base em números, o contador indica o melhor caminho para as tomadas de decisões dos clientes.

Esse aspecto faz com que ele saia da posição de um profissional técnico para parceiro fundamental do dono do negócio, onde os seus serviços se tornam indispensáveis.

Descubra como ser um contador consultor e se tornar um parceiro estratégico do cliente.

Auditoria contábil 

Além de ajudar o empreendedor a entender o que de fato está ocorrendo na empresa, a auditoria contábil ajuda no trabalho diário do contador.

Isso porque, com o processo de auditoria contábil, você consegue identificar a raiz dos problemas do negócio do cliente. Quando aliada à análise de dados na contabilidade, essa técnica contribui positivamente para as tomadas de decisão.

Vale lembrar aqui a importância de explicar ao cliente o que é de fato a auditoria contábil e apontar os principais benefícios para a empresa. Fazendo isso, as chances do empreendedor adquirir este serviço aumentam bastante.

Conheça 5 passos para seguir na carreira de Auditor Contábil.

Consolidação de balanço

A consolidação de balanços, aliada à análise de dados, é outra técnica contábil que não pode faltar no seu escritório.

Por se tratar de análise dos demonstrativos financeiros, acaba sendo indispensável para o próprio planejamento financeiro do negócio, principalmente para empresas que possuem muitas filiais.

Ferramentas gráficas qualificam o balanço contábil.

Demonstração contábil 

As demonstrações contábeis são fundamentais para a análise do patrimônio financeiro do cliente. Através dessa técnica, o contador consegue visualizar a real situação financeira da empresa.

De posse dos dados encontrados, fica muito mais simples indicar ao empreendedor o caminho a ser tomado para encontrar as melhores soluções para o negócio.

Relacionamento com o cliente é um forte diferencial para o contador.

Escrituração

Por fim, a escrituração contábil não pode faltar no seu escritório, pois, além de ser obrigatória (com exceção do Microempreendedor Individual), trata-se de uma técnica que ajuda a organizar o patrimônio e contribui para a gestão da empresa.

Fazendo a escrituração contábil, você pode emitir relatórios sobre a situação patrimonial da empresa e até ajudar o cliente em casos judiciais.

Tudo o que seu cliente precisa entender sobre escrituração contábil.

Mesmo não sendo especialista em todas elas, os contadores precisam saber ao menos o básico para buscar informações na hora de atender as necessidades dos clientes;

Otimize suas técnicas contábeis e atenda mais clientes com a Conta Azul Mais!

Como você viu, em todas as técnicas contábeis, o contador sempre atua como consultor do dono do negócio. Com isso, é possível garantir uma demanda recorrente, já que o empreendedor dependerá das análises aprofundadas desse profissional para tomar decisões.

E, para continuar atendendo todos os clientes com qualidade, nada de pilhas e pilhas de papéis. Conte com a Conta Azul Mais para gerenciar a sua carteira de clientes!

A Conta Azul Mais é uma plataforma para gestão dos clientes de escritórios de contabilidade e 100% gratuita para contadores parceiros. Com ela, é possível eliminar várias tarefas manuais que tomam o seu tempo e não agregam valor aos seus serviços, como a digitação de documentos.

Alguns benefícios da Conta Azul Mais e do Programa de Contadores Parceiros são:

  • Acesso ao balancete em tempo real;
  • Envio dos seus horários e guias de impostos de folha de pagamento para o financeiro do cliente;
  • Geração de DRE Contábil, emissão do livro razão e geração do DAS individual ou em lotes com poucos cliques;
  • Integração e exportação automática dos dados dos seus clientes;
  • Recebimento, envio de documentos e solicitações. Você também pode fazer reuniões, sem que o cliente precise instalar nada;
  • Posição de destaque na página Encontre um Contador.

O melhor de tudo é que você pode trocar informações com os seus clientes através da Conta Azul Pro, plataforma desenvolvida especialmente para a gestão integrada de empresas.

Na prática, quando o cliente utiliza as soluções da Conta Azul Pro, todos os lançamentos são integrados com a Conta Azul Mais, facilitando a gestão contábil, fiscal e financeira.

Para facilitar essa integração, os contadores parceiros podem oferecer aos seus clientes descontos na contratação Conta Azul Pro e ganham uma bonificação em cashback a cada assinatura.

Otimize ainda mais suas técnicas contábeis com a Conta Azul Mais!

Leia mais

Leia também