Gestão

Como a tecnologia pode ajudar sua empresa contábil a depender menos do cliente

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 26/03/2024 | 6 mins de leitura | ← voltar

Uso da tecnologia na contabilidade

A tecnologia na contabilidade tem alterado a maneira como os profissionais do setor interagem com suas rotinas. Tem sido até mesmo um motivador para a evolução da profissão. Afinal, por meio dela, o papel do contador é expandido, permitindo sua atuação também como um consultor.

Mas quais são as ferramentas e como fazer uso delas no dia a dia, de modo a tornar a sua empresa contábil mais automatizada e preparada para depender menos dos clientes?

A propósito, se trata de um avanço ou representa algum tipo de ameaça?

E quais os benefícios de fazer uso da tecnologia para acelerar o trabalho e garantir mais precisão e confiabilidade para o contador e para o cliente?

As dúvidas são comuns, até mesmo por ser um assunto novo. Mas, neste artigo, vamos esclarecer como a sua empresa contábil pode se beneficiar.

A contabilidade mudou e é preciso aceitar

Podemos dizer que a tecnologia na contabilidade alterou diversos processos que antes eram comuns à profissão, como exemplo:

  • O fim da escrituração contábil feita manualmente
  • Armazenamento virtual das informações contábeis
  • Processos de emissão de notas fiscais automatizados
  • Envio de informações para o Fisco através de plataformas online.

Esses são apenas alguns dos processos que foram modificados (para melhor) com o uso de ferramentas tecnológicas.

Se pararmos para analisar, é possível perceber que praticamente todas as rotinas foram alteradas. Mesmo que muitos  dados ainda tenham que ser lançados no sistema, já não dependemos mais de documentos físicos para operar.

A imagem do contador preso em uma sala rodeado de papéis e tendo que buscar seus clientes de porta em porta está pouco a pouco sendo substituída pelo dinamismo que esse novo olhar sobre os profissionais está proporcionando.

Tecnologia na contabilidade: avanço ou perigo?

A tecnologia na contabilidade vem provocando uma verdadeira revolução na profissão. E, como tal, gera dúvidas e até mesmo temores.

Afinal, muito possuem a ideia de que a contabilidade online irá substituir completamente o profissional e que as rotinas serão todas realizadas por máquinas. No entanto, nada disso é verdadeiro.

A contabilidade online nada mais é do que uma forma de fazer uso dessa ciência para acelerar as rotinas contábeis e facilitar a vida do contador e de sua equipe.

Podemos perceber grandes oportunidades com o uso da tecnologia, não apenas para exercer a profissão, mas com o surgimento de novas atividades. Aliás, já existem escritórios totalmente voltados para auxiliar empresas específicas, como as startups, por exemplo.

Além disso, o uso de tecnologia na contabilidade permite que o contador tenha mais tempo, pois não terá que lidar com uma quantidade enorme de papelada. Um bom sistema de integração contábil pode reduzir bastante o tempo gasto com tarefas manuais.

Com esse tempo disponível, o profissional contábil pode atuar junto aos clientes mais como um consultor e, dessa maneira, agregar valor aos seus serviços, podendo, assim, gerar receitas maiores para seu escritório.

Essa é uma ótima opção para fidelizar seus clientes e fazer com que o relacionamento entre empresário e contador seja mais próximo.

Além disso, com sistemas que podem integrar a contabilidade aos dados da empresa do cliente de maneira automatizada, o profissional contábil depende menos das infindáveis idas e vindas de documentos e do risco de envio de dados incorretos.

Benefícios da tecnologia na contabilidade

Um ponto importante a ser ressaltado é que, com o uso de um sistema de integração contábil, os dados do cliente são inseridos de modo automático e ficam disponíveis da mesma maneira.

A grande vantagem é que, além de não depender do cliente para enviar essas informações em um tempo hábil, o contador não corre o risco de receber documentos modificados por um cliente que queira agir de má fé perante o Fisco.

Esse já é um grande avanço, uma vez que o contador possui responsabilidade solidária junto ao cliente.

Outro benefício inegável quanto ao uso da tecnologia na contabilidade é a diminuição do tempo gasto pelo contador e por sua equipe no lançamento dos dados, além da segurança quanto à qualidade dessas informações.

Além desses benefícios que o uso da tecnologia pode trazer para a contabilidade, é possível ainda destacar:

  • Redução de espaço para armazenamento de arquivos físicos, além de economia no uso de papel
  • Possibilidade de trabalhar a distância
  • Possibilidade de se tornar um parceiro estratégico do cliente
  • Possibilidade de desenvolver um relacionamento mais próximo com o cliente, sem tornar-se dependente dele.

Como usar a tecnologia na contabilidade

Você se convenceu e decidiu aderir ao uso da tecnologia em sua empresa contábil e contar com as diversas ferramentas disponíveis atualmente, mas como fazer isso?

ContaAzul pode ajudar

A ContaAzul tem ajudado diversos contadores, pois possui um sistema de integração contábil que permite aos profissionais estarem conectados aos softwares de gestão de seus clientes.

Assim, é possível realizar operações como conciliação bancária, recebimento de nota fiscal, além da possibilidade de entrar em contato com novos clientes por meio do diretório de contadores.

Integração bancária e notas fiscais

Fazer uso do material que já está disponível também é uma ótima opção. Então, você pode exportar um extrato OFX  para a conciliação bancária e acessar as notas fiscais do cliente diretamente pelo arquivo XML.

Isso poupa tempo e permite trabalhar com dados mais precisos.

Comunicação com o cliente

Você pode ainda fazer uso da tecnologia na contabilidade para se comunicar de uma maneira mais próxima com o cliente. Afinal, eles esperam cada vez mais dinamismo e rapidez nas soluções.

Uma ótima opção é criar um site para sua empresa contábil com a opção de atendimento via chat.

Ainda é possível utilizar ferramentas já existentes, como o Skype e o WhatsApp, por exemplo, que permitem responder com mais rapidez, trazendo assim um diferencial para sua empresa contábil. 

Gostou das dicas? Já faz uso de alguma destas opções? Comente!

Leia também