Gestão

Qual é o valor entregue pelo seu setor contábil?

Gabriel Manes Gabriel Manes | Atualizado em: 26/03/2024 | 7 mins de leitura | ← voltar

Valor entregue pelo seu setor contábil

Você nunca se questionou sobre a importância do setor contábil para o seu cliente? Para ele, o valor entregue pelo contador pode ser decisivo e representar a diferença entre a vida e a morte do negócio que tanto sonhou. Mas será que é isso que ele recebe ou percebe como produto do seu escritório?

Webinar sobre o valor entregue pelo setor contábil

A ContaAzul promoveu um webinar (espécie de aula por videoconferência) com Fernanda Rocha, abordando o valor entregue aos clientes pelo setor contábil.

Ela é empresária contábil, proprietária da Fatto Contabilidade e criadora da página Contabilidade sem Chatice. O papo com os participantes inscritos foi conduzido por Gabriel Manes, responsável pelo programa de contadores parceiros na ContaAzul.

Quem não viu ao vivo, pode acompanhar a íntegra do webinar aqui mesmo. Basta clicar neste link para conferir.

Com dicas práticas e exemplos pontuais, Fernanda abordou o que cabe ao contador para que ele passe a ser visto como uma figura indispensável, e não apenas necessária, junto às empresas.

A origem do entendimento equivocado sobre o profissional de contabilidade estaria na própria atividade. Conforme lembra bem a empresária, o papel do contador é o de gerar relatórios gerenciais confiáveis para que o empresário consiga tomar decisão.

No Brasil, contudo, há tantas obrigações acessórias (que caíram no colo do contador), que ele passou a ser visto apenas como o cara da parte fiscal, da folha de pagamento e da parte chata do negócio. É como se o auxílio que o profissional presta às empresas servisse tão somente para evitar problemas com o fisco.

Esse forma de enxergar o contador apareceu em pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) sobre a relação entre empreendedores e a contabilidade. E não apenas porque 97% dos mais de 6 mil entrevistados fazem uso de tarefas básicas de cumprimento às obrigações.

O dado mais significativo talvez seja a nota média de 7,4, em uma escala de concordância, dada à ideia de que os contadores servem apenas para isso. É uma nota altíssima, certamente, mas compreensível.

Afinal, como destacou Fernanda na abertura do webinar, o valor que esse contador gera se limita a guias para pagar e honorários. “O contador passou a ser visto como um mal necessário”, salienta ela, lembrando que o empreendedor paga o contador para se ver livre da burocracia. “Que valor existe nisso? Nenhum! O produto gerado deixa o empresário com raiva”, completou.

Mas o que você pode fazer para que o valor entregue pelo setor contábil seja maior do que esse? Ao longo do webinar, Fernanda deu algumas dicas, sobre as quais falaremos no próximo tópico.

Como agregar valor ao setor contábil

Antes de destacarmos algumas ações práticas para entregar um produto de maior valor ao seu cliente, vale mencionar uma recomendação bastante interessante deixada por Fernanda. Segundo ela, é possível mudar a visão equivocada sobre o contador e, para isso, o primeiro passo é admitir que o produto gerado é ruim.

Isso não significa que aquilo que você entrega ao cliente é mal-feito. Não, não é nada disso. É que aos olhos do empreendedor, por mais que seu trabalho seja ótimo, próximo da perfeição, você será sempre um gerador de guias com mais contas a pagar. Esse é o produto ruim do qual você pode e deve descolar a sua imagem.

Se você se pergunta como, vale assistir ao webinar completo, mas já deixamos algumas sugestões para começar e pensar a sua estratégia.

Dê uma nova cara às demonstrações contábeis

Vamos retomar um aspecto sobre o qual Fernanda falou no início da vídeo-aula: o papel do contador é o de gerar relatórios gerenciais confiáveis para a tomada de decisão pelo empresário.

Ainda que você se relacione com os empreendedores apenas pelo básico e se limite a cumprir as obrigações exigidas, mesmo assim, pode entregar maior valor no seu trabalho.

Assim como a impressão de guias e o cálculo da folha de pagamento, apresentar as demonstrações contábeis nuas e cruas não ajudam e não funcionam como uma ferramenta de apoio gerencial. Mas esse potencial está presente nelas, escondido em meio a números e cálculos.

Há muitas informações relevantes ali, capazes de realmente ajudar o empresário a enxergar a realidade financeira da sua empresa, a entender o passado e projetar o futuro. Mas se isso não está em uma linguagem clara, acessível e atrativa, é óbvio que o gestor não irá se interessar. O uso de termos técnicos contábeis é o melhor exemplo disso.

Entenda que essa é uma área que você domina e que o mesmo não ocorre com o dono do negócio, que sem o seu auxílio não é capaz de interpretar aquele conjunto de dados técnicos. Então, ajude-o nessa etapa, torne a informação mais clara, utilize recursos gráficos e esteja disponível para orientar, esclarecer e apoiar a tomada de decisão gerencial.

Mostre como economizar com a contabilidade

Uma das melhores estratégias para agregar valor ao seu trabalho é pegar o empresário pelo bolso — não para tirar dinheiro dele, mas para evitar que mais recursos sejam gastos sem necessidade.

Você sabe como qualquer economia é válida, em especial nas pequenas empresas, de estrutura enxuta e capital restrito. Nesse cenário, mostrar ao dono do negócio que ele pode pagar menos impostos sem infringir a lei é uma ótima notícia, que certamente dá a ele uma nova visão sobre o contador.

Mas talvez o empreendedor não saiba que você pode fazer isso por ele. Afinal, a mesma pesquisa do Sebrae revelou que 54% dos pequenos empresários utilizam o suporte do contador na construção do seu planejamento tributário, porém, 84% acreditam que esse serviço poderia ser mais ofertado.

Por tudo isso, Fernanda deixou claro no webinar que o planejamento tributário pode ser uma grande saída para esse desafio, elevando a percepção quanto ao valor entregue pelo setor contábil. Mas ela faz uma ressalva: isso depende de provar ao cliente que ele consegue economizar com impostos quando há organização.

Não deixe de conferir o webinar

Neste artigo, apresentamos rápidos destaques sobre o webinar com a contadora Fernanda Rocha, que trouxe informações valiosas para aproximar mais a contabilidade dos empreendedores. Se você gostou das dicas que aqui mostramos, não deixe de conferir na íntegra essa vídeo-aula e amplie os seus conhecimentos para entregar ao cliente aquilo que ele deseja.


E o seu escritório, que valor tem entregue aos clientes com seus serviços? Comente!

Leia também