Contabilidade

Veja como oferecer dicas de contabilidade para seus clientes empreendedores

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/03/2024 | 9 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • O papel do contador vai muito além de cuidar das obrigações contábeis de uma empresa. Esse profissional deve atuar de forma consultiva junto aos clientes, dando apoio para as tomadas de decisão;
  • Entenda porque é tão importante ensinar sobre contabilidade aos clientes e veja 6 dicas práticas para ajudá-los na gestão do negócio;
  • Com todos os processos online, você pode alcançar um nível maior de produtividade para atender seus clientes, sem abrir mão da qualidade. Eleve o seu escritório a outro patamar com a Conta Azul Mais.

Experimente grátis a Conta Azul!

“Se o contador é o profissional responsável por cuidar da contabilidade das empresas, por que ele daria dicas aos seus clientes sobre esse assunto?”.

O que muitos contadores ainda não perceberam é que, ao dar dicas de contabilidade para empreendedores, as chances de ambos terem sucesso é muito maior.

Isso acontece por um motivo bem simples: o trabalho de um impacta o resultado do outro e vice-versa.

Boa leitura!

Por que dar dicas de contabilidade para empreendedores?

Muito além de cuidar das obrigações contábeis e lembrar os pagamentos dos tributos, o contador é um profissional de extrema relevância  para a gestão de  uma empresa.

Assumindo uma postura mais consultiva, é possível oferecer insumos indispensáveis para que o dono do negócio tome suas decisões de forma assertiva.

Em vez de apenas informar que as despesas do mês passado foram maiores, você, contador, pode guiar o empreendedor a uma solução capaz de reduzir custos ou até mesmo  identificar a raiz dos valores mais altos, por exemplo.

Uma coisa é dizer que o cliente precisa contratar um sistema de gestão financeira e outra bem diferente é falar que:

  • O controle manual do estoque aumenta os riscos de falhas e as despesas com DRE;
  • Os principais erros que ocorrem são pedidos maiores de itens com pouca saída;
  • A solução para resolver esse problema é investir em um ERP integrado.

Dessa forma, o cliente entende a importância de eliminar processos manuais e, assim, pode até considerar a contratação de um sistema.

O resultado é a diminuição do trabalho manual da contabilidade e a elevação da qualidade dos serviços prestados.

Saiba como ajudar seus clientes, dando dicas de contabilidade para empreendedores.

Como oferecer dicas de contabilidade para empreendedores?

1. Entenda as dores

Alguns clientes têm dificuldades em fazer a conciliação bancária, apesar do dinheiro em caixa; outros, não conseguem entender o porquê de, mesmo vendendo muito, sofrer com prejuízos.

Antes de fechar um contrato de prestação de serviços com o empreendedor, entenda duas coisas:

  • As reais dores dos clientes e de seus negócios;
  • O funcionamento do modelo de negócio da sua empresa. Isso porque, embora dois salões de beleza tenham um funcionamento semelhante, cada um deles possui suas particularidades.

Somente após esse entendimento é possível propor dicas de contabilidade que resolvam os problemas do negócio .

2. Ofereça consultorias

A dor do cliente não está somente nas obrigações tributárias. Muitas vezes, os problemas estão no setor financeiro, na gestão de pessoas e na execução de processos operacionais.

Se você, além dos serviços contábeis, tem conhecimento sobre outras áreas de um negócio, ofereça consultorias gratuitas ao cliente e indique outros parceiros.

Com isso, você agrega valor aos seus serviços e resolve mais de um problema do cliente.

3. Eduque o cliente sobre suas obrigações contábeis e fiscais

Você é a ponte entre seu cliente e a legislação tributária e fiscal. Por isso, não deixe de informá-lo sobre as suas obrigações contábeis, assim como possíveis mudanças na lei.

Explique também sobre as melhores práticas nos setores financeiro e contábil, e fale sobre a importância do processo como um todo.

Dessa forma, torna-se mais fácil propor para o cliente possíveis soluções para a sua empresa.

4. Transmita confiança e autoridade 

Ao dar dicas de contabilidade para empreendedores, você  transmite confiança e autoridade no que faz. Com isso, seus clientes também se sentirão mais seguros.

Mas tenha cuidado com a forma como você fará essa comunicação, pois muitas vezes o empreendedor não entende absolutamente nada sobre contabilidade.

Ser o mais didático possível e utilizar exemplos práticos são boas alternativas para que o cliente compreenda, de fato, o que você quer passar.

5. Ajude na gestão do negócio

Os contadores, além da experiência com processos contábeis, também carregam uma bagagem de conhecimento sobre gestão, já que atuam lado a lado com o gestor da empresa.

Se esse é o seu caso, por que não falar com o cliente sobre isso?

Assim, você consegue descobrir as raízes dos problemas que aparecem na contabilidade podem estar em outros setores do negócio. E, ajudando o empreendedor a encontrar saídas para estes gargalos, além de facilitar o seu próprio trabalho, a relação de confiança entre vocês só aumenta.

O resultado é a recorrência! Afinal, por que o cliente vai buscar outro contador, se você já oferece todas as soluções que ele precisa?

6. Incentive o uso da tecnologia

A tecnologia deve ser o braço direito dos contadores e também dos donos de negócio.

Para isso, seu cliente precisa entender a relação custo-benefício que existe entre continuar fazendo as coisas de forma manual e optar pelo uso de uma plataforma.

Comece explicando para o empreendedor como a tecnologia faz a diferença na contabilidade do negócio, ajudando a reduzir custos e minimizar erros.

A emissão de notas fiscais é um desses processos que, quando feito manualmente, é passível de muitas falhas e retrabalho.

Vale lembrar também que, ao falar sobre tecnologia com o cliente, é importante ter empatia e ser resiliente. Isso porque muitos empreendedores ainda trabalham com planilhas e/ou papéis e uma mudança muito brusca pode deixá-los receosos.

veja-como-oferecer-dicas-de-contabilidade-para-seus-clientes-empreendedores1

Bônus: Contador, aposte nas redes sociais!

Para conquistar mais clientes, é preciso investir em marketing contábil, principalmente nas redes sociais. E uma boa forma de movimentar o ambiente digital é divulgando algumas dicas de contabilidade para empreendedores.

Você pode falar desde assuntos gerais, como a importância de utilizar um sistema para emitir notas fiscais, até apostar em postagens mais específicas.

Se a especialidade do seu escritório é a contabilidade hospitalar, crie conteúdos sobre como gerenciar glosas médicas, por exemplo.

Outras recomendações são:

  • Listar as principais dúvidas dos seus clientes e organizá-las em um calendário de postagens;
  • Identificar datas comemorativas importantes para seu ramo de atuação. Ainda no exemplo da contabilidade hospitalar, faça um post sobre o dia do médico;
  • Utilizar o recurso “caixa de perguntas” do stories do Instagram para responder às dúvidas dos seus seguidores e de futuros clientes;
  • Ser presente e manter a constância de publicações nas redes sociais.

Também é importante que você observe as limitações do marketing contábil, ou seja, das recomendações do Código de Ética do Profissional Contador. Dentre outras coisas, ela proíbe:

  • Dizer o valor dos serviços;
  • Difamar os concorrentes;
  • Fazer promoções e propagandas enganosas.

No blog da Conta Azul para contadores, temos um conteúdo exclusivo sobre marketing contábil. Clique aqui para acessá-lo!

O ERP Conta Azul é a melhor dica para dar para os seus clientes!

A Conta Azul possui duas principais soluções: a Conta Azul Mais, voltada para contadores, e a Conta Azul Pro, que facilita a gestão integral para os empreendedores.

A Conta Azul Mais é uma plataforma que ajuda os contadores a gerenciar sua carteira de clientes. Com ela, é possível:

  • Fazer e agendar a folha de pagamento das empresas automaticamente, já que todos os parâmetros precisam ser cadastrados uma única vez;
  • Acompanhar as movimentações financeiras dos clientes em tempo real;
  • Automatizar o cálculo de depreciação dos ativos imobilizados;
  • Fazer a DRE, gerar a DAS em lote ou individual e emitir o livro razão com poucos cliques;
  • Reduzir os erros devido à má digitação de documentos e, como consequência, eliminar o retrabalho ao corrigi-los.

Pensa que acabou? Nossos contadores parceiros ganham acesso gratuito à Conta Azul Gestão Financeira, que permite:

  • Controlar o recebimento de honorários dos clientes, com integração ao fluxo de caixa;
  • Fazer a conciliação bancária automática e emitir notas fiscais de serviço;
  • Gerar boletos com pagamento somente após a compensação através do Receba Fácil, outra solução da Conta Azul.

Já a Conta Azul Pro foi desenvolvida para empreendedores, pois centraliza os dados dos setores mais importantes de uma empresa, como financeiro, estoque e vendas. Com isso, é possível ter uma visão 360 do negócio em um único lugar.

E agora vem a melhor notícia: a Conta Azul Mais e a Conta Azul Pro podem ser integradas! Assim, você consegue acessar online as informações contábeis e financeiras dos seus clientes.

Aumente sua relevância profissional com a Conta Azul: dê dicas de contabilidade para empreendedores e fidelize mais clientes.

Clique aqui e comece agora a sua jornada de sucesso!

Leia também