Gestão

Você sabe o que é Contabilidade Digital? - por Luiz Corrêa

Luiz Corrêa Luiz Corrêa | Atualizado em: 26/03/2024 | 4 mins de leitura

O retrabalho pode ser encarado como um entrave para as empresas de serviços contábeis, pois impede a escalabilidade, custa caro e impossibilita que o profissional contábil forneça informações oportunas em tempo hábil. Saiba como a Contabilidade Digital reduz o retrabalho em até 90%. 

Já foi dito que a contabilidade é a linguagem dos negócios e que as tecnologias digitais (sempre em evolução) afetariam o futuro dos profissionais da área contábil, o que de fato é verdade. 

Os avanços tecnológicos têm aumentado cada vez mais a capacidade do profissional da área contábil de interpretar e relatar dados com mais rapidez, eficiência e eficácia do que nunca. Isso contribuiu para o aumento da performance e ganho de produtividade de escritórios de contabilidade e contadores.

Esses avanços estão mudando drasticamente o papel do profissional contábil, de zelador de informações a estrategista de negócios – tornando o contador cada vez mais importante para o sucesso de uma empresa

O que é Contabilidade Digital?

O conceito de contabilidade digital é relativamente novo no Brasil, e tem se popularizado cada vez mais com a chegada recente ao mercado da plataforma ERP, criada para atender ao mercado de MPEs (Micro e Pequena Empresas) e capaz de conectar-se aos programas concebidos exclusivamente para produzir contabilidade.

Ela tem por característica a disponibilização de dados facilmente acessíveis e a formação, representação e transmissão de dados financeiros em formato eletrônico. Computadores e ferramentas digitais têm transformado o mercado contábil, tornando-o mais produtivo, reduzindo o custo e o tempo de execução das tarefas, proporcionando cada vez mais a eliminação do uso de papel nas tarefas diárias do profissional contábil.

Benefícios da Contabilidade Digital 

O retrabalho pode ser encarado como um entrave para as empresas de serviços contábeis, pois impede a escalabilidade, custa caro e impossibilita que o profissional contábil forneça informações oportunas em tempo hábil, fundamental para o auxílio na tomada de decisão.

Podemos citar alguns benefícios importantes para a empresas de serviços contábeis convencionais que se convertem em digitais:

  • Aumento significativo na produtividade; 
  • Redução nos custos de produção
  • Entrega de informações precisas em tempo real; 
  • Escalabilidade; 
  • Entrega de serviço com valor reconhecido pelo cliente; 
  • Possibilidade do profissional contábil atuar como consultor; 
  • Menor investimento em hardware.

Tecnologias que possibilitam a Contabilidade Digital

Boas plataformas tecnológicas trazem departamentos diferentes em uma organização para o mesmo ambiente colaborativo. Elas são disponibilizadas em nuvem e permitem acesso de qualquer lugar apenas com um equipamento conectado à internet, contribuindo significativamente para a mobilidade de seus usuários.

Os dados são acessados por meio de um banco de dados central e compartilhados a partir de diferentes funções, como contabilidade online, finanças, controle de estoque, conexões com bancos e com entidades públicas, contribuindo positivamente para a interação entre empreendedores e seus contadores.

O Planejamento de Recursos Empresariais melhora o desempenho dos negócios, permitindo que o gerenciamento obtenha uma visão prévia e completa do desempenho de uma empresa em tempo real.

Porém a grande novidade é a chegada ao mercado de uma nova geração de funcionalidades concebidas em plataforma única, que é disposta em nuvem e promete revolucionar novamente o mercado por proporcionar a conexão entre clientes e contadores como nunca visto anteriormente no Brasil.

Com essa nova tecnologia digital, que facilita a coleta de informações e a transferência de dados, é possível também que o profissional contábil possa filtrar, classificar, compilar, analisar e disseminar dados financeiros, tudo isso em tempo real, o que proporciona uma grande oportunidade na melhoria da sua performance.

Então…

Agora que você já conhece o que é e quais são os benefícios da contabilidade digital, chegou a hora de estudar as novas ferramentas tecnológicas do mercado, e a forma como essas tecnologias irão contribuir na melhoria da performance da sua empresa contábil! 

Conheça os outros artigos desta série de conteúdos: 

1. Você sabe o que é Contabilidade Digital? (você está lendo este)
2. Qual o papel do contador nos dias atuais?
3. Como a tecnologia pode ser aplicada no mercado contábil?

Leia também