Marketing

Contadores famosos e outras curiosidades

Gabriel Manes Gabriel Manes | Atualizado em: 26/03/2024 | 8 mins de leitura

Contadores famosos e outras curiosidades

O filme O Contador, tendo o astro Ben Affleck como o protagonista, narra a história de Christian Wolff. Seu amor pelos números o leva a escolha natural por esta carreira. No entanto, como era de se esperar em uma produção de Hollywood, o contador também é um exímio atirador e um expert em lutas marciais. Mas é especialmente o dom quase sobrenatural para decifrar equações matemáticas, o conhecimento dos meandros da legislação tributária internacional e sua obsessiva necessidade de chegar, no final, ao melhor resultado possível, que faz dele um consultor muito bem remunerado e altamente solicitado por ricos e poderosos.

Contar mais seria dar um spoiler para quem ainda não viu o filme. E vale mesmo a pena assistir. Ficção à parte, o filme O Contador é uma aula de como este profissional pode ser um ativo valiosíssimo para as corporações.

Contadores famosos em diferentes áreas

Assim como Ben Affleck representa de forma bastante convincente nas telas do cinema, ser o contador exige disciplina, atenção, perseverança, dedicação e criatividade. Estas características levaram alguns contadores de formação a se destacarem também em outras atividades. Conheça alguns contadores famosos em áreas bastante diversas:

Contadores famosos e outras curiosidadesO lutador: muitas vezes a ficção não fica muito longe da realidade quando se trata de relacionar a figura do contador à um lutador. É o caso de Chuck Liddell, especialista em artes marciais e ex-campeão de UFC. Com habilidades de combate impressionantes, que contribuíram para tornar o MMA um esporte popular, o lutador americano é graduado em Administração e Contabilidade pela California Polytechnic University.

Contadores famosos e outras curiosidadesO comediante: Bob Newhart migrou da seriedade da contabilidade para o mundo da comédia. Depois de ser convocado para o exército dos Estados Unidos durante a Guerra da Coréia, Newhart trabalhou como contador em uma grande empresa. A respeito de sua carreira, o comediante falou: “Eu vou ser sempre um careca ex-contador que é especialista em humor discreto. Essa sempre foi minha inspiração”.

Contadores famosos e outras curiosidadesO escritor: John Grisham é autor de muitos best-sellers que se transformaram em filmes de Hollywood incluindo “A Firma”, “O Dossiê Pelicano”, “O Cliente” e “O Júri”. Grisham passou por três faculdades diferentes antes de se formar em Contabilidade. Inicialmente, sua intenção era usar a experiência em contabilidade para se tornar um advogado tributarista, nas decidiu estudar direito penal. Esta formação múltipla lhe deu uma grande bagagem para seus livros.

Contadores famosos e outras curiosidadesO músico: Kenneth Bruce Gorelick, mais conhecido como Kenny G, é um saxofonista norte-americano mundialmente famoso e o músico instrumental mais vendido na história moderna, com mais de 75 milhões de discos. O que muitas pessoas não sabem, porém, é que o músico é formado “Magna Cum Laude” em Contabilidade, pela Universidade de Washington.

Contadores famosos e outras curiosidadesO astro de rock: o vocalista dos Rolling Stones, Mick Jagger, é mais um contador famoso. No seu caso, um “quase” contador. Jagger estudou Contabilidade e Finanças na Escola de Economia de Londres com uma bolsa de estudos. No entanto, ao mesmo tempo, ele se tornou amigo de Keith Richards e outro guitarrista, Brian Jones, dando início ao cultuado grupo de rock. O curso de Contabilidade ficou para trás e o mundo do rock and roll ganhou uma lenda.

Contadores famosos e outras curiosidadesO magnata: provavelmente o contador famoso mais rico que já existiu, o bilionário e filantropo Arthur Blank tem sólida experiência em Contabilidade para gerir o seu dinheiro. Formado na Babson College, em Administração e Contabilidade, ele fez carreira como contador sênior. É co-fundador da Home Depot, a maior rede de varejo de decoração no mundo e dono do time de futebol americano Atlanta Falcons. Blank assinou um compromisso em que doa pelo menos 50% de seu dinheiro para a caridade.

Contadores famosos e outras curiosidadesA celebridade nacional: o contador brasileiro mais famoso não fica muito atrás do magnata americano em termos de fortuna acumulada. Formado em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio Amaro Cavalcanti, Senor Abravanel é mais conhecido como Silvio Santos, dono da rede de televisão SBT. Utilizando-se dos conhecimentos adquiridos na área contábil, aliados ao tino empresarial, à persistência e ao carisma pessoal, Silvio Santos construiu um império da mídia brasileira e tornou-se um mito nacional de self made man, que em português quer dizer um homem que fez sucesso por seus próprios esforços.

Também podemos citar entre outros contadores famosos brasileiros os atores Tonico Pereira e Malvino Salvador e a atriz Zezé Motta.

Curiosidades de contadores na história

Como você viu, há contadores famosos que nunca imaginaríamos e que, certamente, levaram as características e o aprendizado da profissão para conquistar o topo do sucesso em trajetórias tão diversas. Confira mais algumas curiosidades de contadores:

  • Na história do mundo: o contador é uma atividade que faz parte da história das civilizações e que surgiu da necessidade social de proteção à posse. Desde a publicação do Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas), do italiano Frei Luca Paciolo, considerada a primeira obra sobre esta ciência, o contador se transformou em uma profissão importante e altamente respeitada em todo o mundo.
  • No Brasil: Uma das primeiras manifestações contábeis brasileiras ocorreu no reinado de D. João VI, quando da instalação de seu governo provisório, em 1808. Foi publicado um alvará obrigando os Contadores Gerais da Real Fazenda a aplicarem o método das partidas dobradas na escrituração mercantil. Outro personagem que ocupa papel de destaque no desenvolvimento contábil de nosso país é Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, símbolo do empreendedorismo e da modernização industrial.
  • Na atualidade: hoje, o mundo globalizado e digital, com tecnologias cada vez mais modernas em todos os ramos do conhecimento não podia deixar de desenvolver também seus sistemas contábeis. E as novas normas internacionais trazem para o Brasil a possibilidade de um desenvolvimento ainda maior.  A busca pela maximização do lucro, por mais vendas e pelo maior alcance de seus produtos, faz com que a contabilidade das empresas esteja sempre em primeiro plano e em contínua evolução.

Com todos os avanços em um mercado cada vez mais complexo e globalizado, este novo mundo exige do contador do futuro constante transformação e atualização. Como um ativo valioso na gestão e no processo decisório empresarial, o contador do futuro é como um super-astro de Hollywood: ganha cada vez mais papel de destaque na economia e na sociedade.

Leia também