Gestão

25 de abril, Dia do Profissional da Contabilidade

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 26/03/2024 | 8 mins de leitura

 

Dia do profissional de contabilidade

Em 25 de abril, comemora-se o Dia do Profissional da Contabilidade. A data é importante para refletir sobre a importância da contabilidade para as empresas. Afinal, ela tem uma função estratégica no negócio, indo muito além da burocracia e da papelada.

Os profissionais da área hoje atuam como braço direito dos gestores, auxiliando na tomada de decisões, de modo a alcançar os objetivos do negócio. E isso vale para todas as empresas, independentemente do porte ou do segmento em que atuam no mercado. Toda instituição precisa de um especialista em contabilidade para fazer escolhas efetivas.

No entanto, de um modo geral, nem sempre o cliente consegue perceber o real valor e a importância desse profissional para a sua empresa. Por isso, aproveitamos que é 25 de abril, Dia do Profissional da Contabilidade, para desmistificar algumas questões e refletir sobre a profissão. Siga com a leitura e confira!

Dia do Profissional da Contabilidade ou Dia do Contabilista?

Primeiro, é preciso acabar com a confusão que existe entre as datas relacionadas à contabilidade. Isso ocorre por um motivo simples: há pelo menos três dias comemorativos ao longo do ano.

Em 12 de janeiro, é celebrado o Dia do Empresário Contábil. Já no dia 25 de abril, como mencionamos, o Dia do Profissional da Contabilidade. Por fim, 22 de setembro é o Dia do Contador.

Você pode estar se perguntando: por que tudo isso? Essa abrangência de datas ocorre devido às variações da nomenclatura da profissão.

Contador é o profissional graduado em Ciências Contábeis e com registro em seu órgão de classe, que é o Conselho Regional de Contabilidade de seu estado. Já uma pessoa com nível médio de ensino na área é chamada de técnica em contabilidade. Mas nem sempre foi assim.

Isso mudou em 1997, quando o Superior Tribunal de Justiça definiu que a denominação não é a correta. Os termos existentes, de acordo com o STJ, são técnico em contabilidade, para quem tem nível médio, e contador, para quem tem graduação.

Para o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), vale o mesmo: profissional de contabilidade e contador.

Então, não restam dúvidas: dia 25 de abril é o Dia do Profissional da Contabilidade, não do contabilista. Todos os profissionais da contabilidade, portanto, podem celebrar a data.

Mas sugerimos que, mais do que comemorar, você faça reflexões sobre as transformações dessa profissão. Isso lhe trará insights importantes sobre sua própria atuação e lhe ajudará a não ficar para trás nesse cenário em constante mudança.

Que tal começar lembrando como a função do profissional contábil evoluiu ao longo do tempo?

Evolução do profissional contábil

O papel do profissional contábil mudou muito desde a criação da data, em 1926. Ela foi instituída por João de Lyra Tavares, considerado o patrono desses profissionais no Brasil.

No país, até os anos 1960, os profissionais da área eram chamados de guarda-livros. Isso porque tinham a função exclusiva de registrar dados e organizar os livros mercantis das empresas.

Mas esse cenário transformou-se com o tempo. Aos poucos, esse processo exclusivamente manual foi deixado em segundo plano para dar lugar a uma atividade mais estratégica. Os profissionais passaram a se especializar na área da contabilidade e, com isso, ganharam um papel ativo nas empresas.

A trajetória da profissão foi marcada por diferentes momentos até chegar ao que representa hoje. Houve a época em que os profissionais eram responsáveis por controlar o negócio, realizando a gestão de processos com foco na redução de riscos.

Depois, sua função era analisar e planejar. Já era esperado dele que participasse da estratégia da empresa, focando nas tomadas de decisões e nas análises financeiras do negócio.

Hoje, mais do que reunir dados financeiros e tributários, o profissional pode desenvolver um trabalho integrado com o cliente. Em uma posição fundamentalmente estratégica, tem condições de integrar o time de gestão, dando suporte às decisões da empresa e identificando oportunidades.

Além disso, pode ter uma relação mais próxima dos líderes e, dessa forma, auxiliar em temas financeiros, contábeis e tributários, atuando como um aliado estratégico na expansão da empresa. Mas, para isso, ele precisa caminhar junto com o empreendedor.

Então, se fizéssemos uma linha do tempo da profissão, do lado inicial, estaria o profissional que realiza atividades meramente burocráticas, sobretudo a produção de dados. Do outro, aquele que atua na gestão empresarial, que automatiza as tarefas manuais e aposta o seu tempo na análise dos dados, transformando o conhecimento em estratégia.

É dessa forma que o profissional da contabilidade evolui e é para esse cenário que a atividade caminha.

Profissional contábil na era digital

Gestão orçamentária, mapeamento de gastos e investimentos, tributação e legislação. Esses processos manuais, além da estratégia, fazem parte do cotidiano de um profissional contábil. Manusear as informações sem a ajuda da tecnologia é quase impossível nos dias atuais.

Isso porque a era digital trouxe tecnologias úteis ao trabalho contábil. No Brasil, foi a década de 1980 que trouxe mudanças, quando surgiram os microcomputadores. A contabilidade, então, tornou-se um processo mais rápido e exato, embora ainda dependesse de pilhas enormes de papel.

A introdução gradativa de ferramentas tecnológicas, como os sistemas de gestão de empresa (ERPs), contribuiu para o maior protagonismo da contabilidade como um pilar estratégico nas empresas.

Hoje, softwares de gestão, como o que oferecemos na ContaAzul, integram as informações financeiras e notas do cliente com o profissional.

Na prática, isso significa que, para o contador, não há mais a necessidade de digitar as informações e processar dados manualmente. Assim, ele pode focar em ajustar os processos internos de gestão da empresa, definindo os métodos de atendimento e organização de atividades, por exemplo.

O papel dessa transformação digital também ganha protagonismo à medida que automatiza tarefas burocráticas e de baixo valor agregado, embora ainda necessárias.

A tendência é justamente essa. Assim, o profissional contábil ganhará tempo para exercer seu papel estratégico nas instituições, assessorando e compartilhando o conhecimento adquirido ao longo dos anos com os gestores.

A ContaAzul enxerga esse profissional como um parceiro do empreendedor, responsável por analisar a situação dos clientes com olhar crítico, criativo e experiente.

Com a transformação digital, que já é uma realidade, é preciso mudar a maneira como novas ideias são aplicadas nos escritórios contábeis. A ContaAzul quer ser sua parceira nesse processo, auxiliando na modernização da sua carreira e do mercado contábil como um todo.

Viver ou sobreviver: cumprimento fiscal ou parceria estratégica?

Neste Dia do Profissional da Contabilidade, é preciso refletir sobre o papel estratégico e o cenário da profissão 92 anos após a instituição da data.

Sabemos que a contabilidade sempre foi uma função importante para as empresas. Com a evolução da profissão, isso fica cada vez mais evidente, na medida em que os profissionais ocupam posições estratégicas ao lado de gestores.

Não há dúvidas de que esse processo de evolução continuará existindo, com mudanças cada vez mais acentuadas. Logo, o contador será conhecido como consultor de gestão, devido à sua importância na tomada de decisões das empresas.

Por isso, incentivamos que você reflita sobre o seu papel social enquanto profissional contábil. O que você está fazendo para acompanhar um cenário que passa por constantes transformações?

Você, como contador, já exerce o papel de parceiro estratégico, ou apenas coleta dados? Como aprimorar a sua atuação? Se você possui uma empresa contábil, o caminho que você está trilhando é aquele vai te levar ao sucesso no mercado?

Com a crescente valorização do profissional contábil, você também precisa investir em capacitação, de olho nas tendências do mercado para ficar atualizado. Pense no Big Data, por exemplo, e em como ele exigirá cada vez mais profissionais capazes de interpretar quantidades massivas de dados.

Não há dúvidas: quem quiser se destacar precisa estudar muito. Hoje a profissão vai além da própria contabilidade: ela abrange o mundo dos negócios como um todo.

Frente a tudo isso, aproveite que o dia 25 de abril para fazer essa reflexão e continue sempre aprimorando a sua atuação profissional. E parabéns pelo seu dia!

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe para que mais pessoas possam refletir sobre o assunto. E não esqueça de deixar um comentário com a sua opinião.

Leia também