Inovação para empreendedores - Como inovar e crescer o seu negócio?

Marcelo Scomparin Marcelo Scomparin | Atualizado em: 26/03/2024 | 6 mins de leitura

A Inovação para empreendedores e empresários é um tema bastante recorrente no mundo dos negócios, afinal, inovar costuma sempre estar ligado ao maior crescimento e capacidade de atingir mais pessoas e se expandir. Mas o que quer dizer colocar a inovação em prática na sua empresa? Existe algum tipo de fórmula para entregar algo mais inovador para os seus clientes, seja nos produtos ou mesmo nos serviços prestados?

A Inovação para empreendedores e empresários é um tema bastante recorrente no mundo dos negócios, afinal, inovar costuma sempre estar ligado ao maior crescimento e capacidade de atingir mais pessoas e se expandir.

Mas o que quer dizer colocar a inovação em prática na sua empresa? Existe algum tipo de fórmula para entregar algo mais inovador para os seus clientes, seja nos produtos ou mesmo nos serviços prestados?

A Fênix Consultoria, em parceria com a Conta Azul, traz abaixo algumas informações relevantes sobre o que é inovação de maneira prática e como ela pode ser inserida no seu negócio sem que isso necessariamente signifique um investimento muito alto. Confira a seguir.

O que significa a inovação para empreendedores?

Quando pensamos em inovação, a primeira coisa que nos vem à cabeça é o investimento alto em tecnologia, em produtos completamente diferentes daqueles que já oferecemos aos nossos clientes serviços e que, às vezes, não estão no nosso rol de conhecimento.

Também pensamos em outros tipos de conceitos que, na realidade, nada têm a ver com a inovação para empreendedores de que vamos falar aqui.

De forma geral, inovar não significa “inventar a roda”, investir muito dinheiro em tecnologia e nem mesmo inserir um produto novo no mercado.

Quando falamos em inovação para empreendedores, estamos falando em ter um diferencial competitivo para entregar aos seus clientes.

Um bom exemplo disso é a Fênix Consultoria, no setor contábil, que começou a investir mais em processos digitais para entregar aos seus clientes os documentos de forma remota, com muito mais rapidez, segurança e com custos mais baixos.

Isso é inovar e as contabilidades que hoje são mais digitais são também as mais inovadoras! Porém, elas não precisam inventar esses processos, já que todas essas ferramentas estão disponíveis no mercado. Elas apenas aproveitam o que há de melhor e integram as suas empresas.

Esse exemplo vale para qualquer empresa. Para inovar, você não precisa criar processos novos, você pode apenas aproveitar aqueles que já estão disponíveis no mercado para que sua empresa possa se diferenciar das demais e entregar aos seus clientes um serviço de mais qualidade.

E como investir em inovação para empreendedores? Qual o caminho?

Para exemplificar melhor como funciona o processo de inovação para empreendedores, separamos abaixo algumas dicas que podem ajudar bastante a clarear as ideias de quem está lendo este artigo. Vamos lá!

1- Não tenha medo de alterar os processos da sua empresa

Sem dúvidas, a maior dificuldade que o empreendedor enfrenta ao tentar inovar os processos da sua empresa é a resistência dos funcionários e até mesmo dos gestores do negócio.

Se você tomar a decisão de começar a inovar, saiba que isso vai demandar tempo, investimento e mudanças de mentalidade para todos que trabalham naquele local.

Uma empresa muito clássica pode sofrer mais com as mudanças do que uma empresa mais nova, mas ambas têm capacidade de conseguir enfrentar os receios e se transformarem. Basta ter coragem e dar o primeiro passo!

2- Pense em melhorias!

Como já falamos ao longo do texto, inovar não é apenas inventar processos novos e sair da zona de conforto. Na Fênix Consultoria, inovar também pode ser melhorar aquilo que já funciona, mas que pode funcionar de maneira muito mais efetiva.

Então, se você não sabe o que fazer para que sua empresa se diferencie no mercado, uma boa dica é começar a investir em melhorias, tanto dos processos, quanto dos produtos.

Essas melhorias precisam sempre levar em conta o cliente final, já que ele determina se uma empresa está indo bem ou se ela precisa se reformular.

Nesse momento de pandemia, um bom exemplo de inovação é começar a atender online e otimizar esses atendimentos, investindo em plataformas mais estáveis e em treinamentos para os funcionários.

Se o cliente tiver um problema urgente, no cenário em que enfrentamos, ele não consegue ir até a sua empresa, por isso, você precisa entregar um canal de comunicação que seja realmente efetivo e que facilite esse contato.

Existem casos de empresas que otimizaram tanto o atendimento online durante a pandemia, que já visam mantê-lo e expandi-lo para quando tudo voltar ao normal. Isso é inovar!

3- O cliente está em primeiro plano

Inovação para empreendedores é, mais do que tudo, pensar no cliente em primeiro lugar – tudo que será inserido na empresa como mudança tem que visar um atendimento melhorado e de muito mais qualidade para ele.

Aqui, estamos falando desde inovação para o atendimento quanto para os processos, como relatórios, estratégias e outros detalhes que impactam diretamente na qualidade do serviço prestado.

De nada adianta investir em inovação se ela não tem o intuito principal de garantir um atendimento de excelência para o cliente.

Pense nisso sempre que for propor mudanças nos processos da empresa! Afinal, elas precisam trazer retorno, já que sempre será necessário investimentos.

A inovação para empreendedores não pode parar

A inovação para empreendedores é um assunto que está muito em alta e hoje as pessoas pensam em cada vez mais soluções para alterar os seus processos.

Porém, é muito importante que esse tipo de inovação seja pensado de forma a otimizar os processos e garantir que o seu cliente fique ainda mais satisfeito.

Com o tanto de tecnologias que temos disponíveis hoje, inovar se tornou ainda mais fácil e ao alcance de todos os tipos de empreendedores, mesmo aqueles que estão apenas no início dos seus negócios.

É essencial dar o primeiro passo para ter resultados satisfatórios!

Gostou dos textos de hoje? Compartilhe nas redes sociais!

Leia também