Você tem o perfil profissional ideal na contabilidade atual?

 

Você tem o perfil profissional ideal na contabilidade atual?

O mercado é concorrido, você sabe bem. Tão ou mais difícil que conquistar seu espaço nele é crescer dentro da carreira que escolheu. Muito ajuda se adequar ao perfil profissional que entrega ao cliente a solução que ele procura atualmente. Mas será que você reúne as qualidades que marcam o contador ideal?

Acesse grátis seu painel exclusivo

Contador ideal: mais próximo do futuro

Um dos maiores desafios atuais do contador é fazer a diferença para não ser apenas mais um na multidão. Todos os anos, novos bacharéis em Ciências Contábeis saem das faculdades e ingressam no mesmo mercado onde muitos já estão — alguns há algumas décadas, inclusive. Mas nem sempre é a experiência o fator que mais interessa ao cliente.

Nos últimos 30, 40 anos, muita coisa mudou, e isso teve reflexos também na contabilidade. Mais recentemente, as mudanças ocorrem em maior velocidade, exigindo, até mesmo dos veteranos, a capacidade de se reinventar.

A verdade é que o perfil profissional ideal para o contador já não é o mesmo de outrora. Atualmente, para entregar ao cliente aquilo que ele deseja, da forma como deseja, é preciso mudar, fazer melhor e diferente.

E quando se fala em inovar, a tecnologia e os processos que dela dependem despontam. É por razões como essa que o contador ideal está muito mais próximo do futuro que do passado. Interessante observar que essa não é uma característica restrita à contabilidade no Brasil, mas que aparece em escala global.

No fim do ano passado, a ACCA (Associação Internacional de Contadores) divulgou estudo sobre o que esperam do futuro 19 mil profissionais e estudantes da área contábil em 150 países (sem o Brasil).

Entre as conclusões, a tecnologia é temida e comemorada. Ao mesmo tempo em que 57% concordam que ela deverá substituir funções básicas da profissão, 84% acreditam que permitirá aos contadores se concentrar em atividades de maior valor agregado.

Parte do que a pesquisa observou já está em andamento com a automatização de tarefas. A partir de softwares inteligentes, o processamento de despesas e receitas e o fechamento financeiro deixam de ser atividades de contabilidade manual — e isso modifica bastante o perfil profissional exigido do contador.

Um novo perfil profissional na contabilidade

Se é verdade que aquilo que o cliente quer hoje não combina mais com suas preferências de anos anteriores, qual será o perfil profissional ideal na contabilidade? Como se dar bem atualmente no mercado? Reunir as características abaixo é bastante desejável para vencer esse desafio.

Atualização

Vamos começar por uma exigência que é clássica diante do avanço tecnológico: a atualização profissional. Afinal, o contador que se mantém preso ao passado faz jus àquela imagem burocrática de um escritório com pilhas de papéis sobre a mesa.

Não é só uma questão de conhecer e fazer uso de ferramentas que qualifiquem a análise contábil. Também há uma necessidade permanente de estudar e se aperfeiçoar. Afinal, além da pouca atenção dada à tecnologia da informação na graduação, novas leis e regulamentos são publicados todos os dias, praticamente. É preciso ficar por dentro de tudo.

Organização

Cada vez mais, o contador assume funções analíticas e menos burocráticas. Se a organização era essencial para juntar papéis, não é menos importante para se dedicar às informações do cliente. Isso sem falar nos desafios da gestão do tempo.

Em razão da grande concorrência, é natural que você acabe atendendo clientes e demandas diferentes simultaneamente. Não basta dar conta de tudo, é preciso fazer um ótimo trabalho. E sem organizar a rotina, vira uma verdadeira missão impossível.

Dinamismo

Essa característica sobre a qual acabamos de falar, invariavelmente, molda um ambiente de muita pressão ao contador. Se o dia a dia não tem nada de calmaria, como é a imagem do contador no imaginário popular, é preciso saber responder a essa realidade.

Se você deseja respostas rápidas no seu escritório, as empresas que atende têm a mesma exigência. E agora, como dar conta de tudo? Tenha inteligência emocional, autocontrole e seja dinâmico. Para ser eficiente na atividade contábil, é preciso mostrar calma ao mesmo tempo que entusiasmo.

Experiência

Não é por que você é um contador das antigas que perdeu o valor. Como bem lembramos antes, só precisa se atualizar e saber se reinventar, pois sua bagagem é insubstituível para cumprir a função de provedor de soluções que seu cliente precisa. Afinal, quanto mais tempo de mercado possui, menor a chance de ser surpreendido por situações inéditas na contabilidade.

Você pode ter certeza de que a razão principal para o cliente procurar um contador é para evitar erros. Ele quer saber que está no caminho certo, tanto com suas obrigações quanto para melhorar a empresa. Nessa relação, confiança é tudo. Só não vale ficar preso a uma ilusória zona de conforto.

Proatividade

O contador proativo é aquele que verifica se há coletes salva-vidas em vez de esperar o barco naufragar. Na realidade de uma empresa, isso significa se antecipar aos problemas e aos riscos. Você pode planejar como o cliente vai pagar uma multa, por exemplo, ou prevenir a sua ocorrência.

A proatividade é uma qualidade que resulta em benefício duplo ao contador. Por um lado, ele oferece uma solução diferenciada ao cliente. Por outro, mostra-se atento ao próprio mercado e aos desafios de gestão do escritório.

Presença online

Agora, chegamos no ponto-chave do contador moderno. Seja para se comunicar e receber as informações financeiras dos clientes, seja para cuidar da própria contabilidade e otimizar o tempo, seu lugar é na internet.

Isso não significa que você precise abrir um escritório virtual. O segredo da contabilidade online está na presença. Ainda que não seja fisicamente, por meio de canais, sistemas e ferramentas disponíveis, você fica próximo das empresas que atende. E ter você por perto dá a elas muito mais segurança com relação ao seu trabalho.

Reinvente-se se for preciso

A atividade contábil está em permanente evolução e, como vimos, as mudanças afetam o perfil profissional do contador. Como o seu sucesso está ligado aos clientes, é preciso entregar a eles as soluções que procuram e vão agradá-los.

Se você tem as características do contador ideal que reunimos neste artigo, ótimo. Fomente isso ainda mais. Caso contrário, se for preciso, não tenha medo de se reinventar. Nunca é tarde para aprender algo novo, para tentar fazer diferente e para cair no gosto daqueles que o contratam.

E você, considera agora que tem o perfil profissional adequado aos tempos atuais? Comente!

Quer acesso a materiais gratuitos exclusivos para Contadores?

Junte-se a mais de 100 mil profissionais e empresários contábeis e receba gratuitamente novidades e dicas sobre tecnologia, marketing e vendas para Contabilidade.