Serviços contábeis além dos clientes locais: como ampliar a oferta fora de sua cidade - por Gestta

A partir de uma boa execução local, o próximo passo é pensar em como expandir serviços de forma global. Quais seriam as principais dicas para começar? Da concepção de serviços a formas de vendê-lo e executá-lo, como a tecnologia pode ser sua grande aliada?

O seu escritório tem ido de vento em popa? Você sente que poderia ofertar serviços contábeis para além de sua cidade, mas não sabe como? Tem medo de não dar conta de um aumento brusco na demanda? Tudo bem, eu te entendo. Realizar uma mudança como essa não é tarefa simples e realmente assusta.

Mas a boa notícia é que com planejamento tudo se encaixa, e é sobre isso que o post de hoje falará: como se preparar para “navegar por novos mares” em busca de mais clientes, sem afetar a já conquistada qualidade de entrega. Ice as velas, suba as âncoras e embarque nessa expedição rumo ao conhecimento. Todos a postos?

Saiba quem você deseja atrair
É muito difícil oferecer serviços contábeis para um público que você não conhece. As chances de errar e gastar tempo e dinheiro são grandes.

Por outro lado, oferecer serviços contábeis com base em feeling também pode ser arriscado. A melhor opção é estudar qual o perfil do público que você deseja atingir fora da cidade.

Se a ideia é atingir a cidade vizinha, você pode fazer uma busca por dados do IBGE que apresentem, por exemplo, a classe social predominante, as principais fontes de renda da região, observar a linguagem usada pelos concorrentes em materiais publicados para ir traçando o perfil do público.

Você pode também fazer uma busca na internet por “empresas da região X” e identificar as que mais têm fit com seus serviços contábeis ou que você seria capaz de atender, quais são os nichos disponíveis, etc.

Alguns detalhes você só vai descobrir quando estiver de fato com a mão na massa, então não se preocupe. Mas tente ser o mais certeiro possível, essas informações serão essenciais para o próximo passo.

Amplie o leque de serviços contábeis
Um dos principais serviços contábeis oferecidos pelos escritórios é o de assessoria contábil fiscal e pessoal. O seu escritório deve oferecê-lo também, mas deve ter a capacidade de ofertar outras opções, como:

• Consultoria em gestão financeira;
• Controle de estoque;
• Formação de preços;
• Treinamentos empresariais.

E por que a ampliação de serviços contábeis é um caminho viável? Simplesmente porque, quanto mais serviços, maiores são as chances de atrair novos clientes.

Quando se deseja atacar um nicho específico, a especialização é indicada, mas se o objetivo é expandir, é melhor ampliar. E, mesmo que seu escritório não seja especialista, é bom lembrar: só ofereça aquilo que você consegue entregar com qualidade.

Fique atento também às necessidades dos clientes. Além do estudo de público-alvo (comentado no tópico anterior), em algumas conversas por telefone, eles sempre deixam escapar algumas dores que você poderia solucionar.

Para isso, talvez seja preciso investir em capacitação profissional, mas enxergue como um investimento. Uma equipe capacitada tende a contribuir para a satisfação e fidelização de clientes (que custa muito menos do que a aquisição de novos).

Ou seja, mesmo quem deseja aumentar a carteira de clientes precisa se preocupar em fidelizar aqueles que entram.

Por fim, se o objetivo é alcançar clientes que estejam fora da sua área de influência, será preciso se destacar da concorrência e a variedade de serviços contábeis é uma excelente forma de fazer isso, mas não é a única.

Seus futuros clientes precisam saber que você existe. E como fazer com que eles conheçam a sua ampla oferta de serviços contábeis? Descubra no tópico abaixo!

Acredite no poder da internet
Antes de mais nada, você não precisa parar de investir em marketing offline, caso já o faça. Continue distribuindo panfletos, colocando placas de sinalização, parcerias, etc. Mas, caso você não invista nisso ou queira ampliar ainda mais os seus resultados, leia com atenção a partir daqui.

Uma grande parte dos brasileiros passa muitas horas por dia conectado à internet. O Brasil é o país que mais acessa redes sociais na América Latina, então, mesmo um escritório contábil nichado pode encontrar seu público na internet, quem dirá uma empresa que deseja ampliar os serviços para “fisgar” novos prospects.

Se os seus novos clientes estão longe fisicamente, usar a internet para se aproximar deles pode ser uma excelente estratégia. Para isso, o primeiro passo é providenciar um site de qualidade. O site é como a frente de uma loja: se for desorganizado, pode passar uma má impressão e reduzir as chances de fechar um negócio.

Além disso, é interessante estar presente também em um blog e nas redes sociais (aquelas que mais se encaixam no perfil do seu público-alvo). A estratégia em ambos os canais é muito parecida: gerar conteúdo de qualidade sobre assuntos relacionados ao universo do cliente para que isso o atraia e você possa então oferecer seus serviços.

Mas cuidado, a regra de ouro da internet é o famoso 80/20. A cada 10 postagens, 8 são sobre conteúdo relevante e apenas 2 sobre seus serviços.

Conteúdos em redes sociais e blogs, inseridos numa estratégia de marketing, podem fazer com que seu escritório se torne conhecido por pessoas que residem nas cidades vizinhas. Algumas dicas para maximizar os resultados são:

• postar com periodicidade;
• criar conteúdo relevante;
• investir em anúncios e posts patrocinados;
• mensurar resultados para ajustar as próximas campanhas.

Mesmo investindo em patrocínios, o custo-benefício das estratégias digitais costuma ser infinitamente menor aos gastos com campanhas offline. Agora, garanta que sua equipe esteja preparada quando os novos clientes chegarem e a demanda aumentar. A tecnologia pode ser uma grande aliada também nessa etapa, confira:

Revolucione sua gestão contábil
Não necessariamente o aumento de demanda e clientes significa proporcionalmente a contratação de novos funcionários. Quer dizer, a menos que o seu escritório não esteja disposto a investir em tecnologia.

Aliás, planilhas de Excel foram bastante eficientes no início de sua jornada contábil, mas acredite, com o aumento dos serviços contábeis, elas provavelmente te deixarão na mão. Isso porque é difícil manter o controle quando se precisa observar diversas planilhas antes de tomar uma decisão. Perde-se tempo, há grandes chances de erros e a produtividade é aniquilada.

Por outro lado, saiba que é possível aumentar a produtividade e manter a qualidade sem aumentar o custo com mão de obra, graças a sistemas de gestão contábil como o Gestta, ferramenta desenvolvida especialmente para empresas contábeis que desejam:

• padronizar tarefas contábeis;
• distribuir e acompanhar todos os processos entregues à equipe;
• acompanhar o desempenho das atividades em tempo real;
• automatizar tarefas como a baixa em guias e o envio de documentos ao cliente;
• integrar documentos, conversas e outras informações em um único ambiente;
• atender clientes mesmo que esteja fora do escritório.

Um sistema de gestão contábil tira boa parte dos processos manuais da mão dos colaboradores, permitindo que eles se dediquem a funções mais estratégicas. Outra vantagem é que, como essa ferramenta apresenta um dashboard com todas as informações do cliente, você consegue por meio dela prever atrasos e consequentemente evitar multas.

Há também outras soluções que auxiliam em integrações entre os departamentos do cliente e seu escritório. Por exemplo, com a Conta Azul é possível integrar o financeiro do cliente e o seu sistema de gestão. Com isso, você elimina a necessidade de digitar as informações e ganha tempo.

Para se ter uma ideia, essa solução pode reduzir em até 90% o tempo que o seu escritório gasta com fechamentos contábeis. Esse tempo pode ser utilizado então em ações de customer success por exemplo, para aumentar a fidelização de clientes.

Oferecer serviços contábeis para além dos clientes locais exige planejamento e investimento. Mas, ao seguir as dicas deste artigo, você estará preparado para dar conta da demanda e dificilmente será pego de surpresa. Será referência em qualidade e variedade de serviços, mesmo tendo uma equipe enxuta.

Quer acesso a materiais gratuitos exclusivos para Contadores?

Junte-se a mais de 100 mil profissionais e empresários contábeis e receba gratuitamente novidades e dicas sobre tecnologia, marketing e vendas para Contabilidade.