Insights de grandes pensadores e especialistas em contabilidade e gestão, além do lançamento de Folha completa pela Conta Azul Mais. Confira o resumo da Conta Azul [CON] 2019, a maior conferência de contabilidade e tecnologia da América Latina.
Cinquenta anos depois da chegada do homem à Lua, a Conta Azul [CON] 2019 deixou o público literalmente de queixo caído. Trouxe os insights mais modernos para a comunidade contábil, apresentou um produto inédito no Brasil e contou com mais de 4000 participantes.
A conferência foi marcada por presenças ilustres, como Fernando Henrique Cardoso, Leandro Karnal, especialistas em gestão, como Fred Trajano e o Primo Rico, além de contadores nacionais e internacionais, como Geni Whitehouse. Para conferir o que rolou, acompanhe o resumo a seguir.
Siga a conferência nas redes sociais pesquisando por #CON2019 no Instagram e Facebook.
Alguém que trouxe identificação
O primeiro dia de evento, 22 de outubro, teve uma abertura à altura da temática. O apresentador entrou vestido de astronauta, deixando os espectadores curiosos. Era Luiz Corrêa, contador e parceiro Diamante da Conta Azul.
Ele surpreendeu os contadores ao tirar o capacete e contar a sua história. Emocionou ao explicar como encontrou forças para se reinventar, e inspirou ao contar como transformou um escritório de contabilidade tradicional em uma contabilidade sem papéis e sem retrabalho.
Em seguida, Fred Trajano, CEO do Magalu (Magazine Luiza), falou sobre a empresa, que tem 60 anos e acompanhou a mudança do mundo para o digital. Fred inspirou os participantes a encararem uma transição de gerações numa empresa familiar como uma oportunidade de modernizar o negócio sem deixar de lado o legado construído.
No case do Magalu, ele mostrou como fugiu dos falsos dilemas de que o aplicativo ia substituir o relacionamento humano e de que a loja virtual ia fechar com a loja física. Contou como ganhou eficiência e treinou bem a equipe, mantendo o propósito original da empresa.
Novidade: cálculo de Folha 100% em nuvem, integrado ao financeiro
Um dos momentos mais esperados do ano aconteceu às 16h: a apresentação do novo recurso da Conta Azul Mais. Vinicius Roveda, CEO da Conta Azul, iniciou contando por que a Conta Azul escolheu o contador como parceiro, e como vamos nos posicionar a partir de agora. Leia o nosso manifesto aqui.
Em seguida, ele chamou Wagner Silva, Product Manager na Conta Azul, para mostrar a nova solução oferecida dentro da Conta Azul Mais, gratuita para parceiros: agora, o contador pode fazer o cálculo completo da Folha dos clientes que usam Conta Azul, de todos os segmentos e regimes de tributação.
Além disso, Vinicius e Wagner aproveitaram o momento para anunciar que, a partir daquele momento, as funcionalidades Contábil e Fiscal, que antes eram liberadas a parceiros de determinados níveis, passam a estar disponíveis gratuitamente para todos os parceiros a partir do 1º cliente conectado.
Após um coffee break de muito networking, quem entrou em cena foi Thiago Nigro, o Primo Rico. Ele mostra como foi do mil ao milhão sem cortar o cafezinho, com muito esforço, paciência e sagacidade, investindo nos lugares certos. Conta também os altos e baixos da sua vida, desde a primeira vez em que investiu (e perdeu tudo), até o momento em que decolou sua carreira e ficou milionário.
Às 19h, a magia ficou por conta do Prêmio Destaques do Mercado Contábil. A apresentação do Oscar da contabilidade coube a nós, Anselmo Massad e Gabriel Manes. Em breve, você vai saber o resultado dessa premiação que homenageou 10 empresas contábeis brasileiras nas categorias Produtividade, Crescimento, Satisfação de Clientes e Empresa Contábil UAU 2019, em que a contabilidade teve a melhor performance em todas as categorias.
Para fechar a noite, Leandro Karnal nos honrou com sua presença. Ele fala sobre preparar-se, estar pronto para o futuro e não ficar estagnado. Como ele mesmo disse, "cada vez o mundo fica mais competitivo. Se você não pode mais fazer, alguém mais jovem o fará. Para que eu consiga continuar mudando, devo me antecipar à mudança. Como posso olhar além do momento imediato? Com visão além do horizonte."
Para ele, funcionário reativo não sobrevive. Nesse mundo, as consequências são obrigatórias e, se nos consideramos protagonistas, devemos ter uma estratégia para antecipar o futuro. Só nós mesmos fazemos as nossas escolhas, e só com esforço conquistamos o que queremos; ninguém mais fará as escolhas por nós.
Dentre vários conselhos, como "esforço é banho, temos que ter todos os dias", ele deixa uma mensagem importante:
"Você não é perfeito, você é alguém que pode crescer, você é alguém que pode melhorar. Identifique seu ponto fraco e melhore".
O poder da segmentação para a escalabilidade do seu negócio
A abertura do segundo dia ficou por conta da nossa convidada internacional, Geni Whitehouse. Nascida na Carolina do Sul e morando na Califórnia, ela teve que estudar muito o próprio público para ter conhecimento e criar identificação, até que se tornou uma das 25 Mulheres Mais Poderosas em Contabilidade.
Em sua palestra, Geni conta que hoje atende um nicho muito específico de clientes: vinícolas da região do Napa Valley. E é um público tão peculiar que ela adaptou o próprio modelo de negócio para atender apenas essas empresas, conquistando muito crescimento e sucesso.
Hoje, ela atua como contadora e consultora, educando os clientes a terem insights sobre onde estão perdendo dinheiro. E a dica final dela é esta: escolher um nicho e aprofundar-se tão fortemente no segmento dos seus clientes, que eles vão se identificar com você, a ponto de parecer que você trabalha com o produto deles desde que nasceu.
Fechamos a manhã com o painel A nova cara dos Serviços Financeiros no Brasil, uma conversa mediada por Marcos Perillo, CFO da Conta Azul. Especialistas em serviços financeiros, como Marcelo Novaes da Neon, Carlos Rudnei Dutz do Banco Original, Luana Bichuetti da Creditas e Jorge Vargas Neto da Zenfinance falaram sobre como as empresas que ofertam esse tipo de serviço estão acompanhando a evolução da tecnologia.
Após o almoço, a Conta Azul [CON] teve 5 trilhas de conteúdo simultâneas. Difícil foi escolher qual apresentação assistir.
Palco +Transformação
Marcada por histórias reais de reinvenção, esta trilha contou com a presença de empreendedores como Alfredo Soares, da VTEX, e Carlos L L Rischioto, da IBM.
Palco +Valorização
Com um workshop sobre cultura e propósito, esta trilha focou em ensinar aos participantes como ser mais valorizado pelo cliente. Daniel Hoe, da Salesforce, foi uma das presenças confirmadas.
Palco +Negócios
Voltada a novas oportunidades de oferta de serviços, essa trilha contou com o conhecimento de vários parceiros da Conta Azul, como Luiz Corrêa e Pedro Nery.
Palco +Clientes
Esta trilha teve como tema novos clientes, e inspirou contadores a investirem no marketing, tanto pessoal quanto digital. Teve palestrantes ilustres, como Edney Souza, da Digital House Brasil e Anderson Hernandes, da Tactus Contabilidade e parceiro Conta Azul.
Palco +Tecnologia
Para quem queria conhecer e ver na prática a solução gratuita para contadores, esta trilha teve demonstrações da Conta Azul Mais e painéis sobre como proteger seus dados com a nuvem. Contou com a presença de contadores parceiros, como Pablo Rodrigues da ContabilizaRIOe, e especialistas em LGPD, como Marcello Zillo da AWS.
No fim da tarde, após o coffee break, foi o momento de premiar as equipes de especialistas da Conta Azul que criaram grandes ideias para responder à pergunta "Como tornar 70 mil contadores heróis de seus clientes?".
O Hacka[CON] durou mais de 30 horas, começando desde o dia 22, virando a noite e se estendendo até a tarde do dia 23. Três equipes foram premiadas pelos melhores projetos que, muito em breve, poderão ser colocados em prática de verdade na Conta Azul.
Na sequência, o contador com mais de 60 anos de experiência Cesar Abicalaffe foi homenageado no palco da Conta Azul [CON]. Ao subir no palco, ele contou um pouco da sua história e o segredo para se reinventar e alcançar o sucesso.
Em seguida, FENACON e SESCON SP marcaram presença explicando melhor o que significa a reforma tributária e por que é tão importante para o contador estar atualizado sobre esse assunto.
Para fechar a noite, ninguém menos que Fernando Henrique Cardoso foi convidado ao palco. Ele conversou com os contadores de forma próxima, falando sobre a transformação digital pela qual o Brasil e o mundo estão passando.
Ele deixa um conselho para o contador que ainda está em dúvida sobre se tornar também um consultor, parceiro do empresário:
"O mundo requer explicações. Vocês são explicadores. Precisamos transformar tudo em regras compreensíveis".
FHC completa reforçando que o contador é o herói do cliente, porque enxerga muitas vezes o que ele não vê, ensina, simplifica questões burocráticas e auxilia nas decisões importantes.
Fechada com chave de ouro, a Conta Azul [CON] contou com show exclusivo dos Paralamas do Sucesso. Bem pertinho da banda, os participantes puderam comemorar conosco o novo momento da contabilidade.
E você, quer participar da Conta Azul [CON] 2020? Então fique ligado, em breve anunciaremos a abertura das vendas.
Já experimentou a nova plataforma 100% em nuvem que conecta cliente e contador? É grátis para o escritório de contabilidade e integra Financeiro, Folha, Fiscal e Contábil.
O que achou da Conta Azul [CON]? Deixe seu comentário.