Contabilidade

O que são KPIs e como utilizá-los na contabilidade

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/03/2024 | 8 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Ao pesquisar o que são KPIs (os indicadores-chave de desempenho), muitos contadores têm dificuldade de encontrar informações específicas para a realidade de um escritório de contabilidade, atrapalhando os planos de evolução;
  • Os indicadores-chave de desempenho são ideais para monitorar a situação de um negócio. Como escritórios de contabilidade também são empresas, precisam ser tocados com estratégia;
  • Usar KPIs é gratuito e só exige dedicação e esforço. Se quiser outra ferramenta para ajudar seu escritório a evoluir, também gratuita, mas que não pede esforço (pois é muito simples de usar), use a Conta Azul Mais. Conheça todas as vantagens!

Experimente a Conta Azul Mais!

Existe muito conhecimento que pode ser compartilhado por qualquer empreendedor, mas toda área enfrenta obstáculos próprios. Isso não muda quando estamos falando de um escritório contábil – que também é um negócio. Como tal, todo contador precisa saber o que são KPIs

Os KPIs (indicadors-chave de desempenho) são formas de analisar a evolução e, como diz o nome, o desempenho de um negócio. Por exemplo, em uma padaria, o número de pães vendidos por dia é um KPI importante. A quantidade de uso de farinha é outro.

Há vários indicadores-chave de desempenho que um escritório pode usar, claro, conforme a necessidade individual. No entanto, abaixo apresentaremos os que todo contador deve conhecer. Mas já avisamos: não use todos, escolha apenas os que achar mais relevantes.

Entenda melhor abaixo. Faça uma boa leitura!

Ao pesquisar o que são KPIs (os indicadores-chave de desempenho), muitos contadores têm dificuldade de encontrar informações específicas para a realidade de um escritório de contabilidade, atrapalhando os planos de evolução;

O que são KPIs?

KPI vem do inglês Key Performance Indicators, que em português significa Indicadores-Chave de Desempenho. Em resumo, são critérios, geralmente possíveis de serem contabilizados objetivamente, que o contador ou empreendedor de outra área usa para monitorar a situação da empresa.

Cada segmento pode ter os indicadores mais importantes ou aqueles que nem fazem sentido serem usados. Por exemplo, não cabe giro de estoque como KPI para um escritório de contabilidade. Agora, capacidade e competitividade, dois que estão na lista abaixo, sim.

A resposta para o que é KPI é simples. No entanto, uma das informações mais importantes sobre os indicadores é sobre seu uso. Nenhuma empresa possui recursos infinitos para alocar na administração. Sendo assim, o ideal, até para não ficar “pirado nos números”, é eleger um ou dois KPIs para monitorar.

Assim, você estabelece quais são os objetivos mais importantes na fase atual da empresa. Eles podem ser alterados com o tempo, conforme as necessidades mudam, e isso não é um problema. Também é possível o contador usar KPIs específicas para campanhas ou situações diversas.

No entanto, na administração recorrente do escritório, o objetivo é reduzir ao máximo quantas KPIs são monitoradas. Assim, pode-se alocar recursos e esforços para alcançar as metas mais importantes da empresa.

Se quiser conhecer mais KPIs e um guia definitivo sobre indicadores chave de desempenho, confira este post do blog da Conta Azul Pro.

KPIs de contabilidade: quais usar?

Taxa de queima de caixa

Esse indicador chave de desempenho também é conhecido pelo seu nome em inglês “burn rate“. Ele se refere a quantos recursos a empresa gasta para manter as operações durante um certo tempo.

Não chega a ser um KPI com foco principal  no crescimento, e sim na otimização do funcionamento. Isso é, redução de custos e aumento de eficiência.

Claro, como efeito secundário, aumentar o rendimento dos recursos investidos resulta em crescimento do escritório, mas depende mais em como esses valores são aplicados depois.

Custo de Aquisição de Cliente – CAC

Esse é o preço que você paga para trazer cada cliente do escritório de contabilidade. E isso vai além dos créditos do celular em uma ligação de abordagem.

Estamos falando de todo o investimento feito em marketing e publicidade, ampliação de networking (com esse objetivo), realização de eventos e tudo que está previsto na estratégia específica de aquisição de novos clientes.

Não esqueça de considerar ainda os salários dos vendedores, a aquisição de CRM, as comissões e treinamentos de vendas, entre outros.

Confira nosso Guia de Fidelização de Clientes na Contabilidade

Retorno sobre Investimento – ROI

Essa KPI pode se relacionar diretamente com os seus planos de expansão da empresa. Ele permite entender se um investimento foi bem-sucedido e obteve um retorno satisfatório. Também permite avaliar o desempenho de um planejamento ou se sua execução teve os resultados esperados.

Para avaliar esse indicador chave de desempenho, você deve dividir o valor do faturamento pelo investimento feito na ação, negócio, oportunidade ou qualquer decisão que queira avaliar.

Se você coloca R$ 500 no impulsionamento de um post no Instagram e ele traz uma quantia total de vendas equivalente a R$ 10.000, você tem um ROI de 20 vezes o investimento.

Payback

Esse indicador chave de desempenho se relaciona diretamente com o ROI. No entanto, em vez de mostrar o valor de retorno, ele se refere ao período do ROI de um projeto. Isso é, quando esse investimento resultará em faturamento para a empresa.

Ele pode ser tão importante quanto o ROI. Pense que as contas do escritório não esperam pelo faturamento. Então, de que adianta faturar 100x mais se antes desse momento o negócio ficar tão prejudicado pelo gasto do investimento?

Taxa de crescimento de receita

Essa KPI é ótima para avaliar como estão as áreas de venda, prospect e marketing da empresa. Com esse indicador, você percebe se há aumento ou diminuição de faturamento da empresa. Claro, não necessariamente isso implica em lucro ou prejuízo.

Se diminui a entrada de dinheiro, mas diminui ainda mais os gastos, pode ser que a lucratividade tenha aumentado. Ainda assim, é mais interessante a receita crescer.

Confira as nossas dicas de como aumentar o faturamento de um escritório de contabilidade!

Churn

Esse é o KPI que qualquer empreendedor quer ter zerada. No entanto, escritórios de contabilidade são os que mais ficam de olho nele, por seus serviços quase sempre acontecem com cobrança recorrente.

O churn é o número de clientes que cancelam a contratação em um determinado tempo. E conseguir clientes novos é mais caro do que manter os atuais.

Por isso, tenha boas estratégias para alimentar a fidelidade do público e garantir que confiem no seu trabalho como contador consultor. Os clientes dificilmente deixarão de contratar você por falta de dinheiro, se seu escritório ajudá-los a ganhar mais.

Descubra como conseguir clientes na contabilidade

Os indicadores-chave de desempenho são ideais para monitorar a situação de um negócio. Como escritórios de contabilidade também são empresas, precisam ser tocados com estratégia;

Otimize a qualidade dos serviços oferecidos pelo seu escritório

Monitorar essas KPIs não é fácil para quem depende de papel e caneta ou planilha em Excel. Mas calma, não precisa se desesperar!

A melhor forma de administrar sua empresa de contabilidade é com um sistema de automação contábil. E a melhor opção entre elas é a Conta Azul Mais, que, entre vários benefícios, oferece:

  • Contabilidade Consultiva: centralize tudo o que o dono de negócio precisa em um só lugar e realize uma contabilidade consultiva para o cliente;
  • Gestão de vendas, produtos e serviços: controle ordens de serviço e estoque dos seus clientes, pedidos de venda e propostas comerciais, emita boletos bancários e notas fiscais automaticamente, e envie e acompanhe orçamentos;
  • Relatórios Financeiros: acesse diversos relatórios financeiros, como fluxos de caixa diário e mensal e contas a pagar e receber, para auxiliar na gestão financeira e tomada de decisão do seu cliente ou do próprio escritório;
  • E muito mais!

Aumente seus indicadores-chave de desempenho e bata suas metas gratuitamente com a Conta Azul Mais. Cadastre-se agora!

Leia mais:

Leia também