Formação de Heróis

Formação de Heróis da Conta Azul: pessoas, processos e tecnologia na contabilidade

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/03/2024 | 8 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Há três variáveis que jamais podem ser excluídas de um escritório contábil de sucesso, sendo elas pessoas, processos e tecnologia;
  • As pessoas são as responsáveis por tomadas de decisões estratégicas e os processos são o que mantém as operações em ordem. Com o apoio da tecnologia, ambos ganham em eficiência e otimização;;
  • Gerencie e otimize os seus processos com a Conta Azul Mais, plataforma para gestão de carteira de clientes, 100% gratuita para contadores!

Experimente grátis a Conta Azul!

Escritórios de contabilidade são formados por pessoas, processos e tecnologia. Vários negócios conhecem essa tríade, que é uma das bases da gestão eficiente.

Mas quais deles realmente sabem como alcançar o equilíbrio entre esses três elementos? Bom, existe um grupo que manda muito bem nessas áreas: quem executa o que aprende na Formação de Heróis da Conta Azul Pro! 

Por isso, além de mostrar a importância dessas três forças, traremos abaixo conselhos valiosos de Caio Melo sobre elas. Caso você não o conheça, é contador, consultor, palestrante e fundador da Contabilidade Sem Mimimi, uma escola de cursos de hardskills para contadores.

Confira os tópicos:

shutterstock_739242352

Pessoas, processos e tecnologia: por que o contador precisa entender essa tríade?

As pessoas em um escritório de contabilidade são as engrenagens mais complexas. Com o funcionamento adequado, podem acelerar o seu negócio contábil, trazer grandes lucros, diminuir custos e se tornar uma grande Liga da Justiça. Um grupo de heróis que cresce junto enquanto levam os clientes ao sucesso financeiro.

No entanto, a desmotivação pode trazer o efeito inverso. Colaboradores descontentes podem mostrar baixa produtividade, ter desatenção que leva a erros com grandes consequências, e muito mais. Por isso, as pessoas precisam de investimento em motivação e capacitação.

Os processos, por sua vez, são como essas engrenagens se posicionam. Você pode ter as melhores peças do mundo para montar um carro, mas o motor parafusado à roda não leva a lugar algum. Por isso, as etapas das operações devem ser claras, objetivas e inteligentes.

No blog da Conta Azul, lançamos um post que mostra como mapear processos. Ou seja, como montar fluxogramas e similares. Também aconselhamos conhecer o método de organização kanban.

Por fim, para a tecnologia. Já parou para pensar em quantas vezes você errou as informações da DARF? Ou então, no tempo que demora conferindo documentos à mão?

A tecnologia encurta esses processos, reduz os erros manuais e entrega dados importantes para que você atue como contador consultor, um verdadeiro parceiro estratégico dos seus clientes.

Afinal, de nada adianta você ter os melhores profissionais e metodologias se depender de ábacos para fazer as contas. Invista em sistemas otimizados, robustos e seguros. Não invente a roda quando pode ter tudo isso nas mãos e ainda grátis, com a Conta Azul Mais.

Formação de Heróis: conselhos valiosos de Caio Melo sobre o momento atual da contabilidade

Contador, consultor e palestrante, Caio Melo percebeu a dificuldade que os contadores tinham de acessar o ensino de hard skills. Por isso, montou uma escola com diversos cursos para quem quer se aprofundar, se especializar ou se diversificar nas operações.

Tivemos a grande honra de tê-lo em uma das aulas da nossa Formação de Heróis, o curso gratuito da Conta Azul para contadores que desejam acelerar a carreira.

Abaixo, você confere os insights que ele oferece sobre pessoas, processos e tecnologia:

1. Pessoas: conte com um bom time e cuide dele 

A falta de investimento em pessoas, segundo Caio Melo, promove processos vazios e mau uso de ferramentas. Também favorece a subutilização de colaboradores com capacidades e conhecimentos valiosos. 

Outro desafio é a alta rotatividade do quadro de contadores do escritório. Cada empresa contábil com dificuldades em manter os seus talentos tem suas próprias razões. Investigá-las a fundo para descobrir os reais motivos ajuda a encontrar soluções duradouras.

2. Processos: desenhe os processos do seu escritório o quanto antes

Agora, quando se investe em tecnologia e em pessoas qualificadas, mas não se tem um processo definido, as consequências são outras. Há uma grande perda de qualidade no trabalho devido a ferramentas precárias ou sobrecarga de demanda.

Os colaboradores ficam muito dependentes do gestor, que não consegue focar em decisões estratégicas ou operações de sua responsabilidade. Desorganização, estresse e clientes insatisfeitos são os principais efeitos.

Portanto, desenhe os seus processos e conte com a ajuda da tecnologia para colocá-los em prática. Nada de papéis ou caderninhos.

Confira mais sobre esse tema no próximo tópico.

3. Tecnologia: invista em tudo que ajude a reduzir tempo e melhorar a experiência do seus clientes

Abraçar sua equipe e ter processos bem definidos, mas não oferecer tecnologia e ferramentas adequadas para trabalho, acarreta em outros desafios. Um deles é a frustração na equipe e sua também. 

A operação se torna ineficiente, há sobrecarga de trabalho e escalar e aumentar o faturamento se tornam quase impossíveis.

Sem tecnologia, tudo fica caro, demorado, cansativo e suscetível a erros.

Um Contador Herói vai muito além da emissão de guias de impostos e balancetes…

O Contador Herói, que tem a capacidade de ser um consultor, vai muito além de ficar emitindo documentos e analisando balancetes. Ele desenvolve todos os seus “poderes” para salvar seus clientes e seu próprio negócio do fracasso e ajudar a alcançar o sucesso empresarial.

Esse é o profissional que investe de forma inteligente em pessoas, processos e tecnologia no seu escritório de contabilidade. Mas para isso, ele precisa saber onde está pisando. Seguir uma jornada às cegas pode levar a muitos caminhos perigosos sem recompensa.

Pensando nisso, oferecemos a Formação de Heróis Conta Azul, uma jornada para que o contador evolua cada vez mais como profissional. Recentemente, tivemos a presença de nomes como Leandro Bueno, Pedro Nery, José Marques e Luiz Corrêa, além do já citado Caio Melo.

Na próxima edição, contaremos com a presença de Danilo Maroja, que vai abordar o assunto “Satisfação do Cliente”, no dia 19 de outubro de 2022, às 16h30. Para se inscrever, clique no banner abaixo.

formacao-de-herois-danilo-maroja-19-10-2022

Conte com o apoio da tecnologia para otimizar os processos do seu escritório!

Definir os processos do seu escritório e contar com bons profissionais é importante, como você viu até aqui. No entanto, para que você realmente alcance o sucesso na contabilidade, o apoio da tecnologia é fundamental. Sabe quem pode te ajudar nisso? A Conta Azul Mais!

Trata-se de uma plataforma de automação contábil, online, integrado e 100% gratuito. Com ela, vários processos e erros manuais são eliminados. Assim, sobra mais tempo para focar na estratégia de crescimento da sua empresa contábil!

Os principais benefícios da Conta Azul Mais são:

  • Emissão do Livro Razão atualizado, balancetes, DRE contábil, DAS individual ou em lote em tempo real;
  • Folha de pagamento online, independente do regime tributário ou quantidade de funcionários;
  • Emissão de nota fiscal de serviço;
  • Envio de honorários direto para o financeiro do cliente;
  • Painel Conta Azul Mais, para acompanhar todas as informações dos seus clientes de forma clara.

Além de tudo isso, contadores parceiros da Conta Azul têm benefícios exclusivos, como acesso à Universidade Conta Azul, posição de destaque na página Encontre um Contador e, o melhor de todos: descontos para oferecer o ERP Conta Azul Pro aos seus clientes. E, a cada assinatura, você ganha uma bonificação em cashback.

Com a Conta Azul Mais, você pode atender até o dobro de clientes, com a mesma qualidade.

Gostou?

Então acelere a sua jornada de sucesso agora mesmo: clique aqui para se cadastrar na Conta Azul Mais agora!

Leia mais

Leia também