Produtividade

10 Serviços de Contabilidade Para Crescer Na Era Digital

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 29/06/2023 | 15 mins de leitura

Pensando em oferecer mais serviços de contabilidade para fidelizar clientes e melhorar seus resultados? Confira nosso guia.

Você sabe quais serviços de contabilidade fazem a diferença no seu portfólio?

Talvez seja difícil encontrar tempo para criar novas soluções, mas o futuro da sua empresa contábil depende disso.

Afinal, a área está avançando rapidamente, conforme as novas tecnologias impactam as funções contábeis.

Mais do que nunca, é preciso acompanhar as tendências e evolução digital para entregar o que os clientes querem, para além de rotinas burocráticas e obrigações fiscais.

Isso porque a automação, inteligência artificial e Big Data estão cada vez mais presentes.

E o que parecia uma ameaça lá atrás pode se transformar em um acelerador de resultados para os contadores.

Nesse novo caminho, aqueles que souberem usar a tecnologia ao seu favor serão os mais bem-sucedidos.

Basta pensar que as máquinas assumirão o trabalho braçal enquanto você aplica o maior diferencial humano aos serviços de contabilidade: a estratégia.

Menos tempo com funções operacionais significa mais tempo para pensar em como agregar valor à empresa do cliente – e impulsionar seu negócio.

Hoje, o mercado conta com aproximadamente 66 mil empresas contábeis, levando em conta somente os profissionais ativos nos conselhos regionais.

Assim, diversificar e inovar os serviços de contabilidade é a prioridade para se destacar.

A seguir, vamos ajudar você com análises, ideias e insights sobre os seguintes tópicos:

Quer incrementar seus serviços e vencer a concorrência? É só ler com atenção e aplicar no escritório.

A revolução nos serviços de contabilidade

Os serviços de contabilidade estão passando por uma verdadeira revolução para acompanhar as transformações do mercado.

Nesse novo cenário, há menos espaço para contadores limitados a cálculos, planilhas e tarefas altamente operacionais.

A previsão foi feita em 2016 por pesquisadores da Universidade de Oxford, no estudo The Future of Employment: How susceptible are Jobs to computerisation?.

Segundo a pesquisa, a chance dos profissionais contábeis serem substituídos por computadores até 2030 é de assustadores 99%.

Outras profissões ameaçadas são os bibliotecários, costureiras, operadores de telemarketing, corretores de seguros e operadores de caixa.

Em resumo, a tese afirma que todas as ocupações que puderem ser automatizadas com o uso de algoritmos correm risco de desaparecer.

Mas calma: esse estudo se refere apenas às funções mais operacionais, que envolvem cálculos e processamento de dados.

Ou seja, não é preciso temer o avanço da tecnologia, e sim se preparar para assumir um papel cada vez mais estratégico na vida das empresas.

Essa é uma das conclusões às quais se pode chegar com a leitura de estudos como o Will robots really take our Jobs, feito em 2018 pela pWc.

A pesquisa indica que o impacto da tecnologia será sentido em três ondas: a onda algorítmica (até 2020), a onda da realidade aumentada (até 2030) e a onda autônoma (até 2035).

Na onda atual, os serviços de contabilidade e de finanças são os que mais sofrem, pois estão sujeitos à automação computacional de tarefas que incluem análise de dados, cálculos e relatórios.

Mas, como pontuamos, é necessário enxergar um pouco além.

Em entrevista à Forbes, a CEO da Accounteam, Stephanie Weil, defende que a inteligência artificial ou IA não vai eliminar o trabalho do contador, e sim se tornar aliada da profissão.

“Se o sistema de inteligência artificial é bem configurado, ele pode eliminar erros contábeis que são difíceis de identificar e, portanto, reduzir riscos e permitir que assumamos um papel mais consultivo”, afirma.

Ou seja, ao invés de encarar as novas tecnologias como ameaças, podemos enxergar grandes oportunidades para o futuro dos serviços de contabilidade.

Como criar serviços contábeis competitivos

O segredo para vencer a concorrência é criar serviços de contabilidade diferenciados, em vez de tentar competir apenas com o preço.

Isso porque a redução de preços sem planejamento exige que a empresa tenha mais clientes e afeta diretamente a qualidade dos serviços, além de sobrecarregar os colaboradores.

Em um momento de disputa acirrada, a última coisa que você quer é baixar o nível das soluções oferecidas aos clientes.

Logo, você precisa se focar na criação de valor para os clientes, pois as tarefas tradicionais, como obrigações fiscais, serão oferecidas por todos.

E qual a melhor forma de agregar valor aos serviços de contabilidade?

Agindo como parceiro estratégico do cliente, é claro.

Para isso, você pode se valer das tendências em contabilidade colaborativa e serviços de contabilidade online, que utilizam tecnologias como Big Data e computação em nuvem.

Os serviços de contabilidade realmente competitivos são aqueles que oferecem informações valiosas para a tomada de decisão do cliente, para além de relatórios ininteligíveis e dados brutos.

Para oferecer soluções desse nível, você terá a tecnologia a seu favor, automatizando tarefas monótonas enquanto as equipes trabalham no que realmente interessa: gerar insights para o negócio do cliente.

Como aconselha o Forbes Finance Council, formado por executivos de finanças seniores, o diferencial dos contadores está na inteligência oferecida ao cliente.

Afinal, qualquer software pode processar dados, mas somente o profissional humano é capaz de apontar os caminhos mais promissores para o empresário.

É por isso que a tecnologia não substitui o contador, somente o empodera para ampliar suas competências.

Se você quer um portfólio de serviços incomparável, invista na consultoria e criação de valor para o cliente, como um legítimo parceiro interessado nos resultados do negócio.

Serviços de contabilidade: 10 soluções estratégicas

Agora que você entendeu a importância de inovar os serviços de contabilidade, vamos às soluções obrigatórias para encarar o cenário atual.

Você já parou para pensar em quais serviços poderia oferecer ao cliente?

Por falta de tempo, planejamento ou ideias, muito empresários contábeis deixam de aproveitar as oportunidades e expandir suas soluções no mercado.

Para ajudar no processo, confira opções de serviços de contabilidade que você pode agregar no seu escritório.

1. Serviços de contabilidade para pessoa física

Separar as contas da pessoa física e da pessoa jurídica é algo que você sempre pede ao cliente.

Mas é fato que ambas as esferas estão presentes na rotina da pessoa, que provavelmente quer soluções para as duas frentes.

Então, você pode aproveitar a chance de oferecer serviços personalizados também para os empresários.

Já imaginou como seu cliente ficaria satisfeito se, além de cuidar da empresa dele, você também o ajudasse a organizar as finanças pessoais?

Não espere apenas a época do envio da declaração do Imposto de Renda para isso: ofereça serviços para seu cliente como pessoa física agora mesmo.

Para isso, analise as suas principais queixas, e se uma delas for a desordem financeira como pessoa física, certamente esse é um serviço que você pode agregar no portfólio.

A ideia é válida especialmente para proprietários de pequenas empresas que estão começando a entender a necessidade de separar as contas.

2. Consultoria financeira empresarial

Em 2017, o Brasil bateu seu recorde de empresas endividadas, com 5,11 milhões de empresas com o nome sujo na praça.

As informações são do Serasa Experian, divulgadas em coluna da Folha, e chamam a atenção pelo montante de R$ 121,1 bilhões em dívidas de CNPJ.

Os números são a prova da dificuldade que as empresas têm com a área financeira em geral.

E onde houver problemas financeiros, há oportunidades para oferecer soluções contábeis – e lucrar muito mais com elas.

Todos sabem que a contabilidade possui diversas informações financeiras da empresa, desde os mínimos valores desembolsados do caixa até altos valores de aplicações financeiras.

Assim, oferecer uma consultoria para ajudar a empresa a gerir melhor o dinheiro pode ser uma ótima ideia.

3. Alteração contratual

As empresas estão em constante mudança e, dependendo da alteração, ela deve ser realizada também no contrato social.

Se você ainda não oferece esse serviço, está deixando de ganhar mais honorários com o diferencial.

Muitos contadores preferem não atender seus clientes em alterações contratuais, mas mudanças básicas podem ser realizadas até mesmo sem a ajuda de um advogado.

Eis algumas das principais alterações solicitadas pelos clientes:

  • Razão social
  • Nome fantasia
  • Sócios
  • Capital social
  • Objeto social
  • Endereço empresarial.

Além de alterar o contrato social, você pode fazer toda a tramitação na Junta Comercial, na Receita Federal e nos demais órgãos competentes quando necessário.

Essas mudanças podem ter valores fixos ou podem ser cobradas de acordo com a necessidade dos seus clientes, agregando ao portfólio sem aumentar custos.

4. Controle patrimonial

Sempre que ocorre uma compra de imobilizado, os empresários enviam as notas fiscais para imobilizar os itens e começar a depreciação.

Mas o controle patrimonial vai muito além disso, abrangendo todos os ativos tangíveis e intangíveis da empresa.

Há quanto tempo você não recebe uma informação de baixa de imobilizado dos seus clientes? Eles fazem inventário regularmente?

Além disso, sabem qual o impacto na apuração de impostos por manter itens imobilizados indevidamente?

Sem dúvidas, uma oportunidade de serviços de contabilidade está justamente no ativo imobilizado da empresa.

E esse é um tipo de serviço que pouquíssimos escritórios oferecem, para ajudar na competitividade.

Você também pode recuperar tributos, definir uma política de controle e baixa de imobilizados, além de economizar o tempo do seu cliente ao fazer esses serviços.

5. Emissão de documentos para participação em licitações

Caso seu cliente participe de licitações, diversos documentos são solicitados e demandam tempo dos empresários.

Além disso, também é necessário enviar a documentação pessoalmente ou por correio.

Assim, você pode oferecer um serviço completo para o seu cliente e aumentar ainda mais sua credibilidade como parceiro estratégico.

O mais trabalhoso, e que provavelmente causará mais dúvidas no cliente, é a emissão das Certidões de Regularidade.

Então, você pode optar por emitir apenas as certificações ou a documentação completa e agregar mais esse serviço ao seu escritório de contabilidade.

6. Planejamento tributário

O planejamento tributário deve ser feito anualmente pelas empresas, para garantir o enquadramento no regime tributário correto.

O trabalho abrange a análise do mapa fiscal, revisão de tributos federais e operações com o exterior, revisão previdenciária, incentivos fiscais e até mesmo reengenharia societária (fusão, cisão ou incorporação de novas empresas).

Além disso, o processo é fundamental para saber qual valor aproximado será devido de impostos mensalmente, e otimizar a estratégia tributária do negócio.

Mas a verdade é que poucas empresas realmente fazem esse planejamento, e essa é uma ótima chance de aumentar o faturamento e agregar valor aos serviços de contabilidade.

7. Planejamento estratégico para o próximo ano

Uma boa gestão empresarial começa com um planejamento estratégico bem definido, com previsões e metas para multiplicar os lucros.

No início de cada ano, os empreendedores precisam de um guia para dar os passos corretos na direção do crescimento, com objetivos, recursos, orçamentos e planos de ação personalizados.

Este é o momento ideal para você oferecer um dos serviços de contabilidade mais valorizados, aproveitando o conhecimento profundo sobre as finanças do negócio.

Assim, seu escritório pode assumir o planejamento estratégico para o sucesso do cliente, com foco na saúde financeira da empresa.

As estratégias podem ser conquistar mais clientes, aumentar o ticket médio ou até mesmo fazer um estudo para reduzir a carga tributária e demais despesas empresariais.

Seja qual for a abordagem escolhida, o importante é ajudar seu cliente a traçar planos para o novo ano.

A grande vantagem é que você já terá informações privilegiadas sobre a empresa, com uma visão que só o profissional contábil pode oferecer.

Desse modo, o cliente verá que o contador não é apenas um custo obrigatório, mas um parceiro para todas as horas.

8. Contabilidade digital

Como vimos, as novas tecnologias são decisivas para o avanço dos serviços de contabilidade, em especial a inteligência artificial e computação em nuvem.

As duas inovações podem ser combinadas em um mesmo sistema, que permita o acesso 100% online às informações dos clientes e acompanhamento das rotinas contábeis em tempo real.

Assim, a contabilidade digital é a solução ideal para clientes que precisam de agilidade e praticidade no atendimento, e querem estar conectados diretamente aos seus contadores.

Com a correria do dia a dia, resolver tudo em um ambiente online é a forma mais prática de administrar o negócio, tanto para o contador quanto para o cliente.

Além de facilitar o envio das informações, ter uma plataforma em nuvem, como a Conta Azul, permite que você trabalhe de onde desejar – basta ter acesso à internet.

Outro ponto essencial é a facilidade em fornecer informações de apoio à tomada de decisão, por meio de gráficos amigáveis que são facilmente compreendidos pelo cliente.

Com as plataformas de contabilidade online, você pode transformar números em dados valiosos para seu cliente em poucos cliques, provando mais uma vez o alto valor de seus serviços.

9. Business Valuation

O valuation é um serviço que estima o valor de uma empresa de forma resumida, somando modelos quantitativos à percepção de mercado.

Ao compreender o valor real do negócio, o empresário pode definir os rumos da empresa com mais segurança e solucionar problemas que geram suas deficiências.

Além disso, o valuation é essencial para negociar com investidores e sócios.

Para oferecer esse serviço, você deverá estimar fluxo de caixa do cliente, definir taxa de desconto, risco da empresa e outros aspectos do mercado que posicionam a empresa em seu segmento.

Por envolver competências analíticas e inteligência de dados, certamente será um serviço de contabilidade exclusivo.

10. Terceirização do financeiro

A terceirização do financeiro é uma tendência crescente entre as empresas, que só têm a ganhar ao delegar as finanças ao contador de confiança.

Para o escritório contábil, é uma oportunidade única de oferecer o pacote de serviços mais completo possível, com um plano de trabalho personalizado.

Além disso, o contador fica responsável por encontrar soluções para os problemas financeiros do cliente, com total controle sobre as movimentações e mais flexibilidade para sugerir ideias.

Nesse caso, o uso de uma plataforma online para integrar a equipe contábil ao sistema do cliente é indispensável, pois o contato e troca de informações devem ser contínuos.

Atualize os serviços de contabilidade com a Conta Azul Mais

Com tantos serviços de contabilidade a oferecer, você precisa de um sistema à altura dos novos desafios do mercado.

E a Conta Azul Mais é a plataforma ideal para a missão, pois torna a rotina contábil mais produtiva e conecta você em tempo real aos seus clientes.

Imagine uma integração completa entre seu cliente, dono de negócio, e o seu escritório contábil.

Sim, você vai dizer adeus ao retrabalho e à digitação.

Parece uma boa ideia?

Agora, o processamento de dados é em tempo real, e você entrega ao seu cliente uma contabilidade muito mais assertiva e consultiva.

Com informações à mão, em tempo real, você fica livre para pensar no sucesso do dono de negócio.

E assim, conquistando sua confiança, você garante a satisfação dos seus clientes e passa a ser protagonista.

Muito além de ampliar seus serviços, a Conta Azul Mais traz maior qualidade e confiabilidade ao trabalho – e transporta você para a contabilidade do amanhã.

Quer ver como funciona? Confira um webinar completo neste link, que apresenta todas as funcionalidades e vantagens da plataforma.

E então? Preparado para levar seus serviços de contabilidade ao próximo nível com a Conta Azul Mais? Faça parte dessa revolução.

Leia também