8 serviços de contabilidade que você precisa oferecer

 

8 serviços de contabilidade que você precisa oferecer

Você gostaria de oferecer mais serviços de contabilidade para os seus clientes, mas não sabe o que pode ser agregado ao seu portfólio? Quer começar 2018 com grandes diferenciais, mas ainda está preso ao básico? Neste artigo, vamos apresentar propostas de soluções para suas dúvidas.

Sabe o que falta para sua empresa contábil crescer?  Se você precisa de ajuda diante da transformação do mercado, conheça o  Programa ContaAzul de Contadores Parceiros: a visão e o método que transforma  sua forma de fazer Contabilidade, rumo ao crescimento Quero Crescer

Serviços de contabilidade: 8 soluções indispensáveis

Considerando a mudança pela qual a contabilidade vem passando, é essencial ter diferenciais. São eles que permitem se destacar no mercado. Só assim para atrair mais clientes e elevar o valor do é oferecido.

O problema é que muitos empresários contábeis não sabem o que pode ser feito para inovar. E você, sabe?

Vamos propor uma reflexão. Quais serviços você poderia oferecer para os seus clientes, mas ainda não oferece por falta de tempo, planejamento ou simplesmente por medo de inovar?

Para ajudar na resposta, veja algumas opções de serviços de contabilidade que você pode agregar no seu escritório. Comece 2018 fazendo diferente!

1. Serviços de contabilidade para pessoa física

Algo que sempre pedimos aos nossos clientes: separe as contas da pessoa física e da pessoa jurídica. Mas é fato que ambos fazem parte da mesma pessoa. Então, você pode oferecer serviços personalizados também para os empresários.

Já imaginou como seu cliente ficaria satisfeito se, além de você cuidar da empresa dele, também o ajudasse a organizar as finanças pessoais? Não espere apenas a época do envio da declaração do Imposto de Renda para isso. Ofereça serviços para seu cliente como pessoa física.

Para isso, analise as suas principais queixas. Se uma delas for a desordem financeira como pessoa física, certamente esse é um serviço que você pode agregar no portfólio. Vale especialmente para proprietários de pequenas empresas que estão começando a entender a necessidade de separar as contas.

2. Consultoria financeira empresarial

Segundo informações da Sondagem Industrial, divulgada pela Confederação Nacional das Industrias (CNI), o índice de satisfação financeira foi de 37,9 pontos no primeiro trimestre de 2016, enquanto o acesso ao crédito assinalou 29,1 pontos. Esses números demonstram a dificuldade que as indústrias têm com a área financeira em geral.

Além das indústrias, empresas de todos os portes têm problemas financeiros. Essa é uma ótima oportunidade, então, para o contador oferecer seus serviços.

Todos sabem que a contabilidade possui diversas informações financeiras da empresa, desde os mínimos valores desembolsados do caixa até altos valores de aplicações financeiras. Assim, oferecer uma consultoria para ajudar a empresa a gerir melhor o dinheiro pode ser uma ótima ideia.

3. Alteração contratual

As empresas estão em constante mudança. Dependendo da alteração, ela deve ser realizada também no contrato social. Se você ainda não oferece esse serviço, está deixando de ganhar mais honorários.

Muitos contadores preferem não atender seus clientes em alterações contratuais. Mas mudanças básicas podem ser realizadas até mesmo sem a ajuda de um advogado. Entre elas:

  • Razão social;
  • Nome fantasia;
  • Sócios;
  • Capital social;
  • Objeto social;
  • Endereço empresarial.

Além de alterar o contrato social, você pode fazer toda a tramitação na Junta Comercial, na Receita Federal e nos demais órgãos competentes quando necessário. Essas mudanças podem ter valores fixos ou podem ser cobradas de acordo com a necessidade dos seus clientes.

4. Controle patrimonial

Sempre que ocorre uma compra de imobilizado, os empresários enviam as notas ficais para imobilizar os itens e começar a depreciação. Mas o controle patrimonial vai muito além disso.

Há quanto tempo você não recebe uma informação de baixa de imobilizado dos seus clientes? Eles fazem inventário regularmente? Além disso, sabem qual o impacto na apuração de impostos por manter itens imobilizados indevidamente?

Sem dúvidas, uma oportunidade de serviços de contabilidade está justamente no ativo imobilizado da empresa. E esse é um tipo de serviço que pouquíssimos escritórios oferecem.

Você também pode recuperar tributos, definir uma política de controle e baixa de imobilizados, além de economizar o tempo do seu cliente ao fazer esses serviços.

5. Emissão de documentos para participação em licitações

Caso seu cliente participe de licitações, diversos documentos são solicitados e demandam tempo dos empresários. Além disso, também é necessário enviar a documentação pessoalmente ou por correio. E você pode oferecer um serviço completo para o seu cliente no que diz respeito a isso.

O mais trabalhoso, e que seu cliente pode não saber como realizar, é a emissão das Certidões de Regularidade. Então, você pode optar por emitir apenas as certificações ou a documentação completa e agregar mais esse serviço ao seu escritório de contabilidade.

6. Planejamento tributário

O planejamento tributário deve ser feito anualmente pelas empresas. Isso é realizado para se certificar de estar enquadrada no regime tributário correto e, também, para saber qual valor aproximado será devido de impostos mensalmente.

Mas a verdade é que poucas empresas realmente fazem esse planejamento. Essa é uma ótima forma de receber maiores honorários e também agregar valor ao seu escritório e para o seu cliente.

7. Planejamento estratégico para 2018

Uma boa gestão empresarial começa com um planejamento estratégico bem definido. É necessário ter clareza sobre quais passos a empresa deve seguir no ano que se inicia. Este é o momento ideal para você oferecer mais um dos ótimos serviços de contabilidade para o seu cliente.

O seu escritório pode fazer o planejamento estratégico para o crescimento do negócio. Pode ser conquistando mais clientes, aumentando o ticket médio ou até mesmo fazendo um estudo para reduzir a carga tributária e demais despesas empresariais.

Ajude seu cliente a traçar planos para o ano que se inicia. Isso agregará muito mais valor ao seu escritório e fará com que o cliente veja que o contador não é apenas uma obrigação, mas um parceiro de negócios.

8. Contabilidade digital

Com a correria do dia a dia, muitos clientes precisam de agilidade e praticidade no atendimento. E se uma das metas de 2018 é otimizar o tempo e melhorar a produtividade, a contabilidade digital pode ser a solução.

Além de facilitar o envio das informações, ter um sistema em nuvem, como o ContaAzul, permite que você trabalhe de onde desejar. Basta ter acesso à internet.

Hora de se atualizar

Com tantos serviços de contabilidade a oferecer, não dá mais para ficar no básico. Aproveite as dicas que conferiu neste artigo e o início de um novo ano para mudar a cara da sua empresa contábil. Você só tem a ganhar!

Contabilidade digital: sabe quais são os primeiros passos?  Assista gratuitamente um vídeo com dicas práticas sobre como ser um escritório  contábil digital. Assistir AgoraE você, o que planeja implantar de novo no seu negócio em 2018? Comente!

Quer acesso a materiais gratuitos?

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócio e receba gratuitamente
novidades e dicas sobre controle financeiro e gestão.