Gestão

Como escolher o melhor sistema para BPO financeiro? Veja 6 dicas

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/03/2024 | 8 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Oferecer o serviço de BPO financeiro aos seus clientes é uma ótima alternativa para aumentar os ganhos do escritório;
  • Porém, é preciso saber como escolher um bom sistema para BPO financeiro. E, de preferência, que possua integração com outras plataformas;
  • A Conta Azul é a melhor plataforma de gestão financeira para você oferecer soluções de BPO e ainda ter a integração de dados com seus clientes através da CA Pro.

Experimente grátis a Conta Azul!

Provavelmente, os seus clientes precisam de serviços contábeis e financeiros. Para que você consiga atendê-los da melhor forma e, ao mesmo tempo, aumentar seu faturamento, é válido oferecer o serviço de terceirização do setor financeiro. 

Para desenvolver esse trabalho com rapidez e precisão, é necessário saber em quais pontos você deve prestar atenção para escolher o melhor sistema para BPO financeiro. Afinal, as funcionalidades da plataforma devem atender às necessidades dos clientes e do seu escritório de contabilidade.

Para isso, preparamos um conteúdo completo em que compartilhamos seis dicas para você acertar nessa escolha. Continue a leitura e confira!

BPO financeiro

Como escolher o melhor sistema para BPO financeiro

O setor de BPO vem decolando nos últimos tempos. De acordo com pesquisa da Technavio, ele receberá um investimento total de US$ 95 bilhões dentro de dois anos. O Brasil se encontra na quarta posição do ranking global, tendo como principais serviços:

  • Back office;
  • Vendas;
  • Atendimento ao cliente.

Ou seja, é extremamente interessante os contadores aprenderem mais sobre esse serviço – principalmente o de BPO financeiro – para aumentarem sua relevância no mercado. E o primeiro passo para oferecer o melhor atendimento é contar com um bom sistema para BPO financeiro.

Até porque, ele não apenas aumentará suas possibilidades de ganho, como também otimizará a produtividade do seu dia a dia, pelo fato de centralizar as demandas.

Nos próximos tópicos, ensinamos você a fazer a melhor escolha e assim poder aproveitar todos os benefícios do BPO financeiro.

1. Estude quais são as principais necessidades dos seus clientes

É comum que um contador tenha vários tipos de clientes, como restaurantes, clínicas, escritórios, entre outros. Cada um deles terá necessidades diferentes, visto que as demandas e obrigações jurídicas são distintas.

Isso deve ser levado em consideração na hora de escolher uma plataforma de BPO. Sempre reforçando que, ter um sistema que integre essas diversas realidades em um só lugar é o ideal.

Além disso, é importante também que o BPO conte com ferramentas flexíveis e personalizáveis, para que assim as necessidades do dia a dia sejam atendidas. Dessa forma, poderão ser moldadas de acordo com o tipo de cliente.

2. Analise também o que precisa ser otimizado no seu escritório

O sistema para BPO financeiro vem para digitalizar os serviços. Sendo assim, é preciso analisar se você possui estrutura para receber essa plataforma.

Identificar se, por exemplo, muitos processos estão sendo feitos manualmente, ao invés de automatizar. Há diversas formas (inclusive por sistemas de gestão financeira,como os da a Conta Azul) pelas quais você consegue ter uma automação contábil integrada à plataforma. 

Esse é um passo importante para um escritório de contabilidade se tornar digital e acompanhar as mudanças tecnológicas do setor.

3. Verifique os serviços oferecidos

Existem muitas opções de sistema para BPO financeiro no mercado e cada uma delas com recursos que podem ser específicos ou não.

Estudar e analisar quais são essas ferramentas e entender se elas suprem as necessidades já compreendidas dos seus clientes é essencial.

É comum encontrar recursos que mostrem:

  • Conciliação diária das entradas e saídas;
  • Gerenciamento de pagamentos;
  • Lançamento de contas a pagar;
  • Transações da folha de pagamento;
  • Emissão de notas fiscais.

Mas há outros que são bem importantes para empreendedores, como por exemplo:

  • Elaboração do fluxo de caixa;
  • Gestão de indicadores;
  • Gestão de documentos;
  • Agendamento de pagamentos para que o cliente autorize transações.

Saber quais desses serviços são fundamentais para o seu negócio é o que facilitará a escolha da plataforma de BPO. 

4. Pesquise a reputação da empresa que oferece o sistema

Quando você vai comprar um celular novo, é comum dar uma pesquisada no modelo e sobre a marca, observando o que dizem sobre ela, por exemplo. O mesmo acontece na hora de escolher um sistema para BPO financeiro.

O contador deve buscar empresas confiáveis, que tenham uma boa reputação tanto no mercado quanto em avaliações online.

Aquelas que já estão consolidadas no setor normalmente são as melhores. Até porque, se não fossem boas, nem estariam em posição de destaque.

5. Veja a possibilidade de integração dos dados financeiros dos seus clientes com a contabilidade

Citamos anteriormente sobre a integração da gestão financeira com um sistema de automação contábil. Seus clientes possivelmente já utilizam mais de uma plataforma, assim como você também deve fazer o mesmo.  Ter um serviço que se integre a todos os outros, então, é essencial.

A facilidade de enviar, armazenar, preencher e contabilizar documentos e informações com esse tipo de recurso fará com que seu dia a dia seja otimizado. Além disso, também irá conferir uma segurança de dados mais efetiva, já que tudo estará protegido em um só lugar.

Portanto, se possível, não abra mão desse tipo de ferramenta, pois isso ajudará (e muito!) a sua contabilidade gerencial.

6. Entenda como funciona o suporte e o atendimento

O suporte e o atendimento são duas áreas que mais dão problemas para as empresas. Segundo o relatório da Zendesk sobre Tendências da Experiência do Cliente, 75% da insatisfação das pessoas está ligada a esses setores.

Ao ver essa estatística, é possível que você se recorde de alguma experiência ruim que já passou relacionado a um atendimento ou suporte. Na hora de precisar de uma plataforma de BPO isso não será diferente.

Até mesmo os sistemas mais completos e intuitivos provocam alguma dúvida para os seus clientes, mesmo que de forma corriqueira. Portanto, se você pretende evitar dor de cabeça nessas situações, é válido também checar se essas áreas da empresa são realmente boas.

BPO financeiro

Ofereça um BPO financeiro completo para os seus clientes com a Conta Azul

Como foi visto até aqui, há diversos detalhes que o contador precisa ter cuidado na hora de escolher o melhor sistema para BPO financeiro. Afinal, não basta optar por aquele com mais recursos. É preciso considerar as necessidades dos clientes, as demandas do seu escritório, a qualidade dos serviços prestados, entre outros.

A Conta Azul Mais é a plataforma ideal para ajudar você a oferecer o serviço de BPO financeiro. Isso porque ela oferece tudo o que você precisa para prestar serviço de gestão financeira terceirizada para empresas, com alta produtividade e competitividade.

A integração, citada como uma das principais etapas, é facilmente feita com a Conta Azul ProERP online que pode ser utilizado pelos seus clientes.

Ou seja, ele terá uma plataforma dedicada à gestão financeira e você terá uma exclusiva para gerenciar a contabilidade. E, em conjunto, ambas poderão integrar os dados e otimizar a rotina.

Algumas das principais soluções que a CA Mais oferece a você, são:

  • Painel visual completo;
  • Gestão de documentos;
  • Controle das rotinas contábeis, fiscais e de folha;
  • Integração e exportação automática dos dados de clientes;
  • Sistema conectado na nuvem;
  • E muito mais!

Além disso, o contador parceiro da CA conta com benefícios diferenciados para conseguir destacar-se no mercado com credibilidade. Você ainda pode saber como oferecer BPO financeiro ao realizar a capacitação com o especialista José Marques. Clique aqui e se cadastre agora mesmo! 

Pronto para ter um sistema para oferecer BPO financeiro para seus clientes? Então, conheça a Conta Azul Mais e tenha o apoio de uma plataforma completa e renomada! Cadastre-se agora e confira seus benefícios!

Leia mais

Leia também