Produtividade

A importância da visão de empresário para um escritório de contabilidade

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/03/2024 | 10 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Os escritórios de contabilidade também são empresas e a visão empreendedora do contador é a responsável pelo crescimento do negócio.
  • Entenda porque é tão importante esse olhar empreendedor e descubra como abrir um escritório de contabilidade com uma visão de empresário.
  • Com a Conta Azul, o contador pode gerenciar o escritório, o financeiro e também aumentar a produtividade na gestão dos negócios dos clientes sem pagar nada. Além disso, também pode ter acesso a benefícios exclusivos da parceria com a Conta Azul.

Cadastre-se grátis para a Formação de Heróis da Conta Azul

Nem sempre o escritório de contabilidade é visto como uma empresa de fato. Porém, assim como todo empreendedor, o contador também pode ter o sonho de ver o seu negócio prosperar.

Para alguns profissionais, pode não ser tão fácil desenvolver um olhar mais voltado para o mundo dos negócios, principalmente ao ter várias obrigações contábeis de diversos clientes para dar conta.

Se você está se perguntando como mudar essa percepção, leia este conteúdo.

Boa leitura!

a-importancia-da-visao-de-empresario-para-um-escritorio-de-contabilidade

A importância da visão de empresário em um escritório contábil

Em 1946, ninguém jamais imaginaria que aquele menino de 14 anos, vendedor de capinhas para guardar título de eleitor, se tornaria um dos maiores apresentadores da televisão brasileira: Silvio Santos teve essa ideia quando viu um camelô fazendo a mesma coisa.

Já que as eleições estavam próximas, aproveitou o mercado e ainda precisou driblar os guardas, pois a repressão ao comércio ambulante era forte na época.

Mas, porque Silvio Santos se tornou quem ele é hoje e ninguém nunca ouviu falar no homem que ele viu vendendo as capinhas, já que ambos faziam a mesma coisa?

A resposta está na visão empreendedora de Sílvio.

Esse olhar é essencial para todo empresário, pois:

  • Ajuda a identificar boas oportunidades de mercado;
  • Posiciona a empresa como autoridade em seu ramo de atuação;
  • Favorece o crescimento do negócio.

Hoje, o Brasil conta com mais de  520 mil contadores com registro ativo e um total de 78.191 escritórios contábeis, de acordo com dados do Portal da Transparência do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP).

No entanto, nem sempre os escritórios são vistos como empresas de fato e nem todos os contadores têm uma visão empreendedora. Veja agora, na prática, como ter esse olhar mais empreendedor ramo da contabilidade.

Como abrir um escritório de contabilidade com olhar de empresário?

Defina os objetivos da sua empresa contábil

Qual será o ramo de atuação do seu escritório? Você atenderá somente presencial ou remoto? Quantos novos clientes pretende conquistar em 6 meses? E quantos funcionários você pensa em contratar?

Antes de abrir as portas do seu escritório, seja ele online ou físico, faça um planejamento para definir os objetivos do negócio, que devem guiar todas as suas tomadas de decisão diárias.

A ideia é sempre pensar da seguinte forma:

“Isso que eu estou fazendo hoje ajuda a alcançar ou afasta a minha empresa dos objetivos definidos?”

Para isso, comece escolhendo o seu ramo de atuação e as modalidades de atendimento. Aqui, vale ressaltar a importância de optar por uma área que você realmente tenha afinidade e não apenas por que está em alta e “dando muito dinheiro”.

Depois, estabeleça suas metas de curto, médio e longo prazo.

É claro que nada disso é estático ou imutável, porém, quando se tem uma empresa, é fundamental saber aonde se quer chegar.

Estude seu público e o modelo de negócio

Hoje, para conquistar mais clientes e se manter no mercado, os escritórios de contabilidade devem atuar como verdadeiras empresas de consultoria, indicando os melhores caminhos para os donos de negócio.

Contudo, para isso, é fundamental conhecer bastante o seu público e o modelo de negócio do ramo de atuação escolhido, indo muito além do conhecimento das obrigações contábeis.

Analise a concorrência

Nenhum negócio vive sozinho no mundo. Por isso, você deve analisar profundamente a sua concorrência, direta e indireta.

Ao fazer isso, você poderá se inspirar em algumas práticas interessantes dos seus concorrentes para aplicar no seu escritório, como também evitar algumas outras que possam afetar a qualidade dos serviços prestados pela sua empresa.

Estruture ações de marketing 

Com os objetivos do negócio definidos, público e concorrência analisados, é hora de atrair clientes!

Para isso, foque em ações de marketing tanto no âmbito digital quanto no mundo offline. Dessa forma:

  • Faça um bom gerenciamento das redes sociais do seu escritório, criando conteúdos que possam ser interessantes para o seu público. Para se aprofundar um pouco mais nesse tópico, clique aqui e confira o guia de redes sociais para contabilidade desenvolvido pela Conta Azul;
  • Esteja presente em eventos importantes da sua área e também do seu ramo de atuação, sejam eles presenciais ou online;
  • Pense em parcerias com outras empresas, instituições ou outros profissionais que possam a vir divulgar o seu trabalho.

Dê suporte à geração de demanda

Ao passo que você está desenvolvendo as suas ações de marketing, pense também em como irá atender a nova demanda de clientes.

Caso contrário, você pode comprometer a reputação do seu escritório, o que é bastante negativo para todas as empresas, principalmente para aquelas que ainda estão começando.

Dessa forma, considere desde a contratação de estagiários até a implantação de um sistema, a fim de agilizar os processos e manter a qualidade dos serviços prestados.

Com a Conta Azul, você pode atender o dobro de clientes, com qualidade e sem estresse: clique aqui e inscreva-se na Formação de Heróis da Conta Azul!

Busque atualização tecnológica

Quantas vezes você já precisou refazer uma DRE porque inseriu uma informação errada na planilha? Ou então, já parou para calcular quantas horas perdeu digitando as informações dos clientes nos sistemas de emissão de notas fiscais do governo?

Os avanços tecnológicos chegaram à contabilidade e não faz mais sentido perder muito tempo em atividades simples ou então se expor ao risco de falhas manuais.

Isso também compromete a reputação do seu escritório, como também sobrecarrega os contadores com tarefas que podem ser automatizadas.

Para ajudar você a entender um pouco mais sobre os impactos da tecnologia na contabilidade, desenvolvemos este um conteúdo sobre o tema. Clique e confira!

Acompanhe a evolução produtividade

Qual porcentagem da sua meta do seu escritório foi atingida no último mês?

Um dos papéis de qualquer empreendedor é acompanhar a evolução da produtividade da empresa. E, com um escritório de contabilidade, não teria como ser diferente.

Assim, você consegue descobrir e resolver em tempo hábil possíveis gargalos que possam atrapalhar o desempenho do seu escritório. E, a melhor maneira de fazer esse monitoramento, sem sombra de dúvidas, é através de um sistema.

Não sabe por onde começar?

Clique aqui para conhecer a Conta Azul Mais e descubra como acompanhar os resultados do escritório e dos seus clientes com poucos cliques!

Acompanhe métricas importantes para analisar resultados

Como já mencionamos desde o início deste conteúdo, um escritório de contabilidade também é uma empresa. Sendo assim, lembre-se de acompanhar de perto algumas métricas para analisar os resultados. 

Você pode começar pelas principais, que são:

Pense em estratégias de crescimento

Como todo empreendedor, o sonho do dono de um escritório de contabilidade é ver a empresa crescer.

Mas, para isso acontecer, atender bem os clientes e conquistar novos não é suficiente: é preciso ter tempo para desenvolver boas estratégias para o negócio.

“E como pensar no negócio com tantas demandas?”

Reduzindo o tempo das tarefas rotineiras do escritório, através de um sistema de gestão para empresas contábeis.

a-importancia-da-visao-de-empresario-para-um-escritorio-de-contabilidade-2

Formação de Heróis da Conta Azul: capacite seu escritório e atenda mais de 50 clientes por contador

Sim, isso é possível! E você pode descobrir como na Formação de Heróis da Conta Azul, evento online promovido pela Conta Azul e que acontecerá dia 23 de novembro.

Na Formação de Heróis da Conta Azul, você entenderá como ter uma empresa contábil de alta performance, eliminar processos manuais e atender o dobro de clientes com qualidade. Além disso, você terá a oportunidade de conhecer vários outros profissionais e cases de sucesso do mundo contábil.

O tema da 26° edição da Formação de Heróis da Conta Azul é “Transformação: de um contador para empresário contábil” e contará com a participação dos palestrantes:

  • Rosilda Camargo, fundadora da Emprework Contabilidade e parceira Diamante da Conta Azul;
  • Luiz Corrêa, empresário contábil com mais de 30 anos de experiência, especialista em gestão de micro e pequenas empresas e pesquisador em estratégias para melhorar a performance dos negócios contábeis;
  • Ederson Varela, Head de Eventos e Gerente de Marketing na Conta Azul.

A Conta Azul Mais garante ao contador uma visão geral do seu negócio!

Para que um escritório de contabilidade tenha sucesso, como toda empresa, é importante o monitoramento constante de cada processo. Dessa forma, é possível identificar e resolver os gargalos rapidamente.

Com a Conta Azul, os contadores parceiros conseguem ter essa visão geral do que acontece no escritório através da nossa plataforma gratuita de controle financeiro para empresas de contabilidade!

Na prática, essa solução permite que você:

  • Controle o recebimento dos honorários dos clientes e integrá-los ao fluxo de caixa do escritório;
  • Faça a conciliação bancária e a importação de extratos via OFX de forma automática;
  • Emita boletos e notas fiscais de serviço para mais de 300 cidades homologadas.

Para ter acesso à Conta Azul Mais, é necessário se tornar um contador parceiro da Conta Azul. Gostou? Se sim, clique aqui e cadastre-se gratuitamente para começar a sua jornada de sucesso com a Conta Azul!

Leia também