Gestão

Como A Contabilidade Pode Auxiliar Na Gestão Da Empresa

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/03/2024 | 6 mins de leitura

Saber como a contabilidade pode auxiliar na gestão de uma empresa é ter um grande diferencial. Veja como provar seu valor.

Você sabe como a contabilidade pode auxiliar na gestão de uma empresa — e como provar seu valor nessa área?

É fato que os contadores superaram a fase burocrática e estão muito mais próximos da gestão, contribuindo com informações valiosas, análises financeiras e projeções diversas.

Hoje, as rotinas fiscais, trabalhistas e contábeis são apenas o pacote básico, pois o diferencial está no papel estratégico do contador e seu apoio fundamental à tomada de decisão.

Então, será que você entende como a contabilidade pode auxiliar na gestão de uma empresa e sabe transmitir essa vantagem aos clientes?

Vamos ajudar com vários argumentos e exemplos baseados no mercado atual.

Siga a leitura e valorize seu trabalho.

A contabilidade pode auxiliar na gestão da empresa?

Sim, a contabilidade pode auxiliar na gestão da empresa e se tornar um instrumento decisivo para conquistar vantagem competitiva.

Na verdade, é justamente essa a nova dimensão dos serviços contábeis no mercado: fornecer informações financeiras e econômicas para apoiar a tomada de decisão dos gestores.

A isso, chamamos de contabilidade gerencial, que se foca na produção de informação útil, interpretação de dados e análise de performance organizacional.

Já dizia o teórico clássico da administração Henri Fayol:

“A contabilidade é o órgão visual das empresas. Deve permitir que se saiba a todo instante onde estamos e para onde vamos, e fornecer dados sobre a situação econômica da empresa. Uma boa contabilidade, simples e clara, é um poderoso meio de direção.”

Isso foi escrito no início do século 19, mas só agora estamos vivenciando de fato a mudança do papel do contador — de um profissional burocrático a um parceiro estratégico dos negócios.

Se antes os empresários enxergavam a contabilidade como um serviço obrigatório de cálculo de impostos e entrega de obrigações ao Fisco, hoje já reconhecem seu valor nos processos de planejamento, execução e controle.

Com o avanço da tecnologia e a evolução da contabilidade digital, essa contribuição aos negócios está cada vez mais presente.

Afinal, boa parte daquelas tarefas repetitivas que ocupavam o tempo dos contadores já foi automatizada, e a integração digital está agilizando ainda mais o trabalho desses profissionais.

Como resultado, sobra mais tempo para se dedicar às questões estratégicas dos clientes, analisar sua saúde financeira e buscar oportunidades de crescimento — um suporte fundamental nesse mercado ultracompetitivo.

Aliás, essas habilidades já estão sendo exigidas dos contadores: segundo o relatório The Practice of Now 2019, publicado pela Sage Advice, as principais competências contábeis do futuro são:

  • Domínio da tecnologia (57%)
  • Construção de relacionamentos (46%)
  • Consultoria de negócios (44%)
  • Experiência em outros setores do mercado (43%)
  • Gestão de projetos (36%).

Definitivamente, esse é um novo cenário para a contabilidade — mais próxima que nunca da gestão.

Como a contabilidade pode auxiliar na gestão de uma empresa

Para entender como a contabilidade pode auxiliar na gestão de uma empresa, vamos conferir suas principais contribuições aos negócios.

Veja no que o contador pode ajudar.

Fornecer informações de apoio à decisão

O serviço tradicional de contabilidade coleta e registra todos os dados financeiros do negócio, apresentando demonstrativos como o balanço patrimonial e DRE, por exemplo.

Com a nova dimensão gerencial e consultiva, os contadores vão além e analisam, interpretam e traduzem esses relatórios para fornecer informações selecionadas aos gestores, auxiliando diretamente na tomada de decisão.

Por exemplo, um contador pode utilizar os registros de vendas para informar sobre um produto com maior lucratividade, alertar sobre um custo que pode ser reduzido ou fazer projeções de caixa para apoiar o planejamento da empresa.

Ajudar no controle financeiro

A contabilidade também auxilia na gestão da empresa por meio do controle financeiro, que inclui análise de risco, controle orçamentário e auditorias.

O objetivo é garantir a saúde financeira, controlar custos e monitorar os indicadores econômicos da organização, tais como liquidez, rentabilidade e atividade (rotação).

Com o olhar atento do contador às movimentações da empresa, é muito mais fácil garantir a liquidez e capacidade de pagamento, planejar investimentos e evitar dívidas, por exemplo.

Identificar oportunidades no mercado

A contabilidade gerencial não olha somente para dentro da empresa, mas também para o mercado e suas possíveis oportunidades (ou ameaças).

Nesse sentido, o contador pode prever eventos e mudanças na legislação que possam beneficiar (ou prejudicar) a empresa, manter os gestores atualizados sobre linhas de crédito e aplicações atrativas, ou mesmo fornecer dados sobre a concorrência para orientar as estratégias.

Na área fiscal, a contabilidade também pode acompanhar as alterações dos regimes e  sugerir um enquadramento mais vantajoso para reduzir a carga de impostos da empresa.

Use a contabilidade para auxiliar na gestão dos clientes

Ficou claro como a contabilidade pode auxiliar na gestão de uma empresa, certo?

Mas, para explorar ao máximo essa capacidade de agregar valor aos negócios, você também precisa da ajuda da tecnologia.

Com uma plataforma como a Conta Azul Mais, por exemplo, é muito mais fácil se conectar ao financeiro dos seus clientes e realizar as rotinas contábeis, fiscais e de folha em um único lugar.

E o melhor: o sistema funciona 100% na nuvem, em tempo real, para a segurança dos dados e agilidade das suas tarefas.

Assim, você digitaliza seus processos, automatiza tarefas e ganha produtividade, além de obter informações valiosas para apoiar a gestão de seus clientes em segundos.

Além disso, você ainda pode utilizar uma licença Conta Azul para gerenciar sua empresa contábil de forma online, incluindo módulos de gestão financeira, controle de honorário dos clientes e emissão recorrente de notas fiscais eletrônicas e boletos.

Para explorar todas as funcionalidades da Conta Azul Mais, é só fazer seu cadastro gratuito e seguir a jornada para se tornar um contador parceiro, com direito a curso de Contabilidade Digital e vários outros benefícios.

Agora é com você: mostre como a contabilidade pode auxiliar na gestão de uma empresa e conquiste mais clientes.

Se quiser compartilhar suas ideias ou tirar dúvidas, deixe um comentário.

Leia também